TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.466 Palavras (14 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]


[pic 3]

[pic 4]

                                                                                                                                                                                                                                        [pic 5]

                                                                                                                                                                                                                                                                                

  1. INTRODUÇÃO

Neste projeto será apresentação aspectos Estratégicos e Operacionais de uma das maiores empresas da Indústria da Beleza no Brasil, utilizando o estilo de Conhecimento Cientifico e com método de pesquisa descritiva, em parte bibliográfica, baseando-se nas Teorias que vem direcionando o mundo dos negócios e sendo decisivas a cada da mais no desempenho das empresas. Vamos observar que os Fundamentos da Administração estão extremamente ativos mesmo tendo alguns deles mais de 100 anos de sua idealização e pratica, o fato é que sua base é tão solida que transpassou gerações de décadas nos mais diversos lugares e tipos e ainda assim a Logística moderna segue os conceitos dos grandes fundadores da Administração. Vale lembrar que se extinguiu o pensamento que a empresa deve focar e seguir apenas uma escola, fato esse que agora podemos encontrar a variedade e suas escolhas, a verdade é que um conceito não veio para acabar com o outro e sim para completar, suprir as falhas deixadas e inovar, trazendo baseado no que já existe um algo novo que sugere a melhor administração de recursos de pessoas.

Não se pode afirmar que exista um modelo perfeito de administrar, mais sim uma maneira mais adequada de se utilizar os conhecimentos.

 Já através da Comunicação Empresarial podemos observar os elementos do processo de comunicação e danos causados por ruídos, veremos conceitos e mudanças que transformaram e revolucionaram a Indústria Brasileira de Cosméticos.

E não podemos deixar de comentar a importância das Técnicas de Informática hoje mais conhecidas nas empresas como (Tecnologia da Informação), IA (Inteligência Artificial) IoT (Internet das Coisas) e Indústria 4.0 (4° Revolução Industrial, onde o robô assume o papel manual do sistema produtivo nas indústrias), cada um em seu lugar e sua devida proporção, todos em sua porção.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 Avon Brasil

A Avon Brasil possui uma fábrica na cidade de São Paulo e três centros de distribuição nos estados de São Paulo, Ceará e Bahia. Com mais de 50.000 funcionários atua nos Setores de Estética, Fitness, Bem-estar e Home Fashion.

Imagem 1 – Produtos Avon

[pic 6]

Fonte: Google imagens, 2019.

A ênfase esta na Indústria Estética devido a grande demanda e a décadas de sucesso de seus produtos, mais a Avon vem inovando a cada dia e se infiltra cada vez mais no mundo fitness assim como com produtos também para saúde e bem estar e por fim, não menos importante fornece a suas revendedoras grandes opções para os lares da família brasileira com utensílios domésticos, roupas, e os mais modernos acessórios como relógios e até aparelhos celulares.

Toda a diversidade trás grandes resultados, o que torna a Avon destaque no mercado Econômico, em meio a luta financeira que as empresas correm no país, a companhia da mulher Fatura Anualmente nada menos do que R$ 4 bilhões, número considerável a esta referência comercial.

Tem como principal concorrente a "Natura" devido ao mesmo modelo de vendas e a companhia "O Boticário" pelo faturamento e segmento.

A Missão da Organização é "Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-        realização das mulheres no mundo todo" e os valores "Confiança, Respeito, Crença, Humildade, Integridade".                                                                

Diga-se de passagem, tem alcançado não só resultados externos como internos também se sagrando a 3 anos consecutivos uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, sendo que em seu segmento ficou em segundo lugar em 2018.

Além disso, a empresa possui diversos títulos em projetos e concursos assim como também tem um enorme carinho pelas ISO's que regem seu segmento, possuindo por exemplo ISO 9001 Meio Ambiente, ISO 14001 Qualidade e OHSAS 18001 Segurança e Ergonomia (Saúde) que são os Pilares da Politica Interna da companhia.

2.2 Teorias e seus efeitos na Avon

No primeiro dia em que entrei na Companhia logo vi explicitamente a Teoria Cientifica em ação, e por isso citamos o mestre Frederick Taylor.

Taylor defendia cinco princípios básicos:

1. Transfira toda a responsabilidade da organização do trabalho dos trabalhadores ao gerente.

Este deve pensar a respeito de tudo o que se relaciona com o planejamento e a organização do trabalho, deixando para aqueles a tarefa de implementar isto na pratica.

2. Use métodos científicos para determinar a forma mais eficiente de fazer o trabalho; planeje a tarefa do trabalhador de maneira correta, especificando com precisão a forma pela qual o trabalho deva ser feito.

3. Selecione a melhor pessoa para desempenhar o cargo assim especificado.

4. Treine o trabalhador para fazer o trabalho eficientemente.

5. Fiscalize o desempenho do trabalhador para assegurar que os procedimentos apropriados de trabalho sejam seguidos e os resultados adequados sejam atingidos.

Ao aplicar estes princípios, Taylor defendeu o uso de estudos de tempos e movimentos como meio de analisar e padronizar as atividades de trabalho. (Santos, Livaldo dos, 2014, p. 39)

E ao entrar na linha de produção da Avon nitidamente vemos isso em pratica, destaco que baseado em Taylor a Avon tem como Norma Interna Lição Ponto a Ponto (LPP) que é um passo a passo de tudo que acontece nos segmentos. E a LT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (473.6 Kb)   docx (112.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com