TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II) Mineradora Pedra Grande LTDA

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.529 Palavras (15 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP INTERATIVA Cursos Superiores de Tecnologia

JOÃO BOSCO PEREIRA JUNIOR RA 1508068

LUIZ REINALDO CUNHA DA SILVA RA 1511348

BEATRIZ ALVES ROSSI DOS SANTOS RA 1510115

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II) Mineradora Pedra Grande LTDA

CAMPOS DO JORDÃO – SP -2016


RESUMO

Este projeto tem como objetivo detalhar o comportamento de economia e mercado dentro do segmento da mineração e metalurgia, analisar como a matemática aplicada é utilizada para contribuir com o controle financeiro da empresa e abordar o desenvolvimento dos recursos materiais e patrimoniais através de suas estratégias para aplicar uma boa gestão dos recursos. A intenção do presente projeto é conciliar as disciplinas vigentes, permitindo uma melhor compreensão do conjunto dos elementos utilizados para financiar as estratégias de logística e manter a saúde financeira da empresa estável permitindo um desenvolvimento de pesquisas, bem como a promoção das estratégias pré-estabelecidas para a maximização dos lucros na empresa.

ABSTRACT

This project aims to detail the behavior of economic and market segment within the mining and metallurgy, to analyze how applied mathematics is used to contribute to the financial control of the company and discusses the development of material resources and heritage through their strategies to implement sound management of resources. The intent of this project is to reconcile the existing disciplines, allowing a better understanding of all theelements used to finance the logistics strategies and maintain the financial health of the company allowing a stable research development and promotion of strategies to pre-established maximizing profits in the company.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2 ECONOMIA E MERCADO....................................................................................5

2.1 Descrição da empresa.....................................................................................5

2.2 Conceito de economia....................................................................................5

2.3 Lei da escassez................................................................................................5

2.4 Os problemas econômicos fundamentais.......................................................5

2.5 Visão da microeconomia na organização........................................................6

2.6 A lei da demanda e oferta...............................................................................7

3 MATEMÁTICA APLICADA ...................................................................................7

3.1 A matemática na organização.........................................................................7

3.2 Matemática financeira....................................................................................7

4 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS ...........................................................8

4.1 Definição e objetivos.......................................................................................8

4.2 Conceito Just-in-time na organização.............................................................9

4.3 Sistema de revisão..........................................................................................9

4.4 Curva ABC........................................................................................................9

4.5 MRP.................................................................................................................9

5 CONCLUSÃO .....................................................................................................10

6 REFERÊNCIAS ....................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A Mineradora Pedra Grande teve sua origem em 1962, sendo fundado o Morro do Níquel, fazendo parte do grupo Anglo American onde foi construída a usina, com o objetivo de consumir a matéria prima (Silicato Hidratado de Níquel) existente ao lado de suas instalações. Para isso, existem dois fornos, de Redução/Fusão, o primeiro entrou em operação no mês de Outubro de 1962, com as experiências resultantes na operação deste forno, somados a cálculos decorrentes do potencial das reservas minerais e demanda de níquel, levaram a uma sensível ampliação da capacidade da usina, instalando um segundo forno de 13,5 MW com capacidade operacional de 10,5 MW, que entrou em operação em 07 de Outubro de 1969, e no ano de 1998 parou seu processo industrial. A partir de 2002, o Morro do Níquel passou a denominar-se Mineradora Pedra Grande, onde começaram a vender Silicato de Magnésio (escória) para grandes empresas. Em 2004, começaram a fazer a classificação granulométrica do Silicato e venderam até em 2005, a partir daí, começou a reforma e adequação da Linha I para produção do ferro níquel que terminou em 2007, dando o start-up na planta, em Abril de 2007.


2 ECONOMIA E MERCADO

2.1 Descrição da empresa

Razão Social: Mineradora Pedra Grande Ltda. Nome Fantasia: Mineradora Pedra Grande, Ano de fundação: 1962 em São Bento do Sapucaí SP; Suas instalações estão localizadas na zona rural e situada na fazenda Pedra Grande – A MINERADORA Pedra Grande é uma empresa de médio porte e conta com uma vasta gama de recursos materiais, patrimoniais e pessoal, para melhor realizar seu processo produtivo, desde seu processo de aquisição de materiais até a entrega a seu bem econômico ao cliente. Possui modernas instalações e ampla estrutura física, com controle de qualidade, pronta para melhor atender seu cliente.

2.2 Conceito de economia

A Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da economia: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente as necessidades ilimitadas e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades. Diante deste conceito, a empresa Mineradora Pedra Grande utiliza de sua jazida de minério com eficiência, sabendo que esta matéria prima é um bem escasso.

2.3 Lei da escassez

Lei da Escassez é uma lei férrea e incontornável, que reflete a natureza limitada dos meios disponíveis em relação aos fins que as pessoas têm em suas ações. A economia tem como fundamento o entendimento da noção de escassez. Tecnicamente, escassez é definida como o caso onde num preço nulo a oferta de um bem é menor do que a demanda. Um bem abundante é assim classificado quando num preço nulo sua oferta ainda é superior à procura. A escassez submete os homens ao seu jugo desde sempre, levando-os a se organizarem e a estabelecerem entre relações a fim de enfrentá-la ou, melhor falando, conviver com ela atenuando o quanto possível a severidade. A divisão do trabalho e todas as instituições de natureza econômica surgiram para melhor alocar os meios escassos em relação a vários fins possíveis. Quando há escassez os agentes tem que decidir como alocar e usar estes recursos. A escassez está intimamente relacionada com a Lei da oferta e da procura.

2.4 Os problemas econômicos fundamentais

Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio e televisão, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, como: Inflação; Períodos de crise econômica ou de crescimento; Desemprego em alguns setores de atividade; Setores que crescem mais do que outros; Diferenças salariais; Déficits na Balança de Pagamentos; Vulnerabilidade externa; Valorização ou desvalorização da taxa de câmbio; Dívida externa; Desemprego em alguns setores de atividade; Diferenças de rendimento entre as várias regiões do país; Repartição de rendimentos injustos entre os fatores produtivos; Comportamento das taxas de juros; Déficit orçamental; Subida de impostos e taxas sobre os bens públicos. Esses temas, já rotineiros em nosso dia-a-dia, são discutidos pelos cidadãos comuns, que, com altas doses de empirismo, têm opiniões formadas sobre as medidas que o Estado deve adotar. Na empresa Mineradora Pedra Grande. Profissionais de economia ocupam cargos de responsabilidade na empresa com conhecimentos teóricos mais sólidos para poder analisar os problemas econômicos que rodeiam diariamente a empresa. O objetivo do estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida. Questão central do estudo da economia: como afetar recursos produtivos limitados (escassos) para satisfazer “todas” (ilimitadas) às necessidades da população Esse questionamento levou a sociedade a repensar os modelos do sistema econômico. Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, surgem os chamados problemas econômicos fundamentais. Nível de referência Econômico - O quê e quanto produzir. Dada escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais os produtos que serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas; Nível de referência Tecnológico - Como produzir. A sociedade terá de escolher ainda quais os recursos de produção que serão utilizados na produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços, pois estes escolherão entre os métodos mais eficientes, isto é, aquele que tiver o menor custo de produção possível; Nível de referência Social - Para quem produzir. A sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A repartição do rendimento dependerá não só da oferta e da procura nos mercados de fatores produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos lucros do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

2.5 Visão da microeconomia na organização

Na organização, a microeconomia também conhecida como teoria dos preços, trata das questões das unidades de produção (empresas) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais. Em outras palavras, podemos dizer que a empresa faz um estudo de como as famílias interagem em mercados específicos. A empresa estuda os mecanismos de otimização dos recursos escassos, os três fatores produtivos clássicos, terra, trabalho e capital. Na empresa tudo está pautado na busca de produzir o máximo de bens e serviços com os recursos limitados disponíveis, pois, como já destacado não é possível à produção de uma quantidade infinita de cada bem capaz de satisfazer completamente aos desejos humanos. Uma vez que os nossos desejos materiais são virtualmente ilimitados e insaciáveis e os recursos produtivos, escassos, assim, não podemos ter tudo o que desejamos e, portanto, é imperativo que o homem faça escolhas. A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição ou repartição.

2.6 A lei da demanda e oferta

A “lei da oferta e demanda” é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores. A ‘lei’ defende que a precificação de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio para um dos lados. Quando a Oferta é Maior do que a Demanda: Existem mais pessoas vendendo do que comprando. O resultado disso é um excedente de produtos no mercado, sem compradores. Temos deflação. Os preços caem, pois todos querem vender e estão competindo entre si pelo cliente. Quando a Demanda é Maior do que a Oferta: Existem mais pessoas comprando do que vendedores. O resultado disso é a falta de produtos no mercado. Temos inflação. Os preços sobem, pois os consumidores estão disputando entre si a aquisição de bens e produtos que estão ‘em falta’ no mercado. Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único. Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles: Os desejos e necessidades das pessoas; O poder de compra; A disponibilidade dos serviços - concorrência; Existência de produtos complementares ou substitutos; A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.

3 MATEMÁTICA APLICADA

3.1 A matemática na organização

Por Modelos Matemáticos entende-se um conjunto de relações matemáticas e hipóteses lógicas, implementadas em computador de forma a representar um problema real de tomada de decisão. Pois existe a escassez de certo produto ou matéria-prima por sua dificuldade de produção e/ou obtenção, entre outras razões. Esta dificuldade gera problemas para empregar melhor estes recursos escassos de forma eficiente e eficaz. Busca-se, portanto, na empresa, maximizar ou minimizar uma quantidade (lucro, custo, receita, número de produtos, entre outros), chamada de objetivo, que depende de um ou mais recursos escasso. Neste contexto, é feito estudo com objetivo de avaliar os modelos de custos na empresa como um todo, pensando em empregar tais conceitos em setores como suprimentos, produção e transporte de forma a obter o objetivo principal, ou seja, maximização dos lucros.

3.2 Matemática financeira

Com diversas aplicações no mercado microeconômico da empresa, a matemática financeira faz-se presente na rotina diária dos indivíduos, especialmente no cotidiano dos gestores e profissionais que necessitem da mesma para fins de tomada de decisão. Com isso, pretende-se tratar os componentes desta com precisão para que o objetivo de transmitir o conhecimento e melhorar a vivência com os conteúdos sejam atingidos de forma eficaz e satisfatória. Ao dispor, apresentam-se as taxas de juros que movimentam as transações financeiras rotineiras e as formas para sanar todo e qualquer tipo de obtenção de capital para sustentabilidade econômica da organização e/ou pessoas que venham a almejar ascensão comercial ou pessoal. A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. Certamente uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas. A Matemática Financeira também é aplicada em diversos processos cotidianos, dês de ao processo de aquisição de insumos e materiais e sequencialmente aos processos de recebimentos, entradas e saídas de materiais e insumos, estocagem e processos contábeis de geração de custos, ganhos e lucros da organização, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital. Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, as ferramentas da Matemática Financeira vão indicar-lhe a melhor decisão. Nas avaliações financeiras existe o binômio risco-retorno, que é um problema da Matemática Financeira. Os riscos são problemas da estatística e pode ser definido como a possibilidade de perda, diz respeito apenas à possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado. Decisões com base em dados contábeis aumentam os riscos uma vez que se baseiam em dados passados. Decisões devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, à luz das novas tendências e dos fluxos de caixa projetados.

4 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

4.1 Definição e objetivos

Administração de recursos materiais e Patrimoniais na organização apoia-se no seguinte tripé: Finanças = mola propulsora Material = condição para o processo produtivo Pessoal = aciona o processo produtivo A organização usa seus esforços para que exista uma administração perfeita, e para que isso aconteça, é necessária uma harmonia entre estas 3 áreas. Um entrosamento tal que uma fique dependente da outra, porque elas se entrelaçam e se confundem dentro do fluxo administrativo. Nada se pode fazer sem capital, bem como sem material. Somente com estes dois, não temos condições de administrar, pois há a falta do elemento humano que irá acionar todo o processo produtivo. Não deverá existir diferença no nível hierárquico entre estas áreas, pois têm a mesma importância para o bom funcionamento da empresa. A gerência de materiais possui um conceito vital e trabalha para que haja resultados na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que esta contida na filosofia da empresa e em sua organização. Os materiais em geral representam a maior parcela dos custos de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 55% do custo do produto numa média e podendo variar até 65%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo da empresa. Administrar os materiais da organização é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam. Definições da administração de materiais A administração de materiais visa abastecer, de modo contínuo, a empresa com material que seja necessário para as suas atividades. São 5 requisitos básicos no conceito básico de abastecimento da organização: Qualidade do material; quantidade necessária; prazo de entrega; preço; condições de pagamento. Qualidade do Material: O material deverá apresentar qualidade tal que possibilite sua aceitação dentro da empresa. Quantidade: Deverá ser estritamente suficiente para suprir as necessidades da produção e estoque, evitando a falta de material para o abastecimento geral da empresa bem como o excesso em estoque. Prazo de Entrega: Deverá ser o menor possível, a fim de levar um melhor atendimento aos consumidores e evitar falta do material. Menor Preço: O preço do produto deverá ser tal que possa situá-lo em posição de concorrência no mercado, proporcionando à empresa um lucro maior.

Condições de pagamento: Deverão ser as melhores possíveis para que a empresa tenha maior flexibilidade na transformação do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com