TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM 2 PASSINI & PASSINI LTDA

Por:   •  25/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

PASSINI & PASSINI LTDA

MURILO RAFAEL PASSINI – RA:1716582

PORTO FERREIRA

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

UNIP INTERATIVA

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM 2

PASSINI & PASSINI LTDA

MURILO RAFAEL PASSINI – RA:1716582

PORTO FERREIRA

2017

Índice

Sumário

RESUMO        1

ABSTRACT        2

INTRODUÇÃO        3

2. EMPRESA        4

2.1 Àreas de Atuação        4

3.COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        8

3.1 Descrições de modo de operação        9

3.2 Planejamentos da Comunicação        9

3.4 Sistemas de comunicação        10

3.5 Fluxos da comunicação        11

4. Técnicas de Informática        12

4.1 Formas de comunicação        12

4.2Características do RM        12

4.3 Cadastros        13

4.4 Rotinas Legais        14

4.5 Ferramentas Utilizadas        14

5. Conclusão        15

6.Referências        16


RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar 1 do Curso de Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo destacar que com planejamento e estratégias de negócios associadas aos fundamentos da administração, a comunicação empresarial e as técnicas de informática, é possível alcançar  o sucesso da empresa na atual realidade econômica do país.

Nosso objetivo é apresentar a empresa PASSINI & PASSINI LTDA que atua no mercado há 30 anos no ramo de artigos de papelaria e escritorios. A PASSINI & PASSINI LTDA também mantém uma linha de produtos de marca própria, sob a responsabilidade da Francini Brasil, que fabrica cadernos, fichários, agendas e outros artigos escolares e para escritório.É uma empresa focada no desenvolvimento das relações humanas dentro e fora da empresa, no público cada vez mais exigente quanto á qualidade e eficácia dos serviços prestados.

.

Palavra chave:prestação de serviços,administração,comunicação,informática.

             ABSTRACT

              The Integrated Multidisciplinary Project 1 of the Human Resources Management Course aims to highlight that with business planning and strategies associated with management fundamentals, business communication and computer techniques, it is possible to achieve the company's success in the current economic reality of parents.

              Our goal is to present the PASSINI & PASSINI LTDA company that has been in the market for 30 years in the field of stationery and desks. PASSINI & PASSINI LTDA also maintains a branded product line under the responsibility of Francini Brasil, which manufactures notebooks, binders, calendars and other school and office articles. It is a company focused on the development of human relations inside and outside the country. Company, in the public increasingly demanding as to the quality and effectiveness of the services provided.

                                                                                                                                             

Keyword : service delivery , management , communication , computers .

INTRODUÇÃO

O propósito deste trabalho é pesquisar como é praticada a boa administração na empresa PASSINI & PASSINI LTDA, e também como são utilizados os recursos de comunicação empresarial e as técnicas de informática.

Há 30 anos no mercado, a PASSINI & PASSINI LTDA atua no mercado de Varejo com artigos de papelaria e escritorio, com mais de 1700 funcionários, localizada em Porto Ferreira – SP, Além de suas lojas físicas, tambem possuimos a loja virtual, onde disponibiliza mais de 8 mil itens, divididos em diversas categorias abrangendo  papelaria, materiais para escritório, entre outros.

Resolvemos fazer nesta empresa nosso trabalho, que além de desenvolver os conteúdos estudados, irá agregar mais conhecimento e experiência em nossos estudos.

[pic 1]

Figura 1

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 Denominação

A empresa PASSINI & PASSINI LTDA foi fundada em 1987 com suas atividades voltadas à Artigos de Papelaria e material para escritorio. Os sócios acreditavam que com o conhecimento adquirido ao longo de suas trajetórias profissionais aliado à determinação e dedicação ao trabalho seria possível construir uma empresa que atendesse à demanda do mercado. Perceberam que naquele momento a concorrência era menor, e eles estavam certos: nos primeiros anos, a empresa já havia crescido mais de 200%.

2.2-Ramo de atuação

         Em 1994, a PASSINI & PASSINI LTDA seu leque de serviços, passando a oferecer aos clientes , difere-se dos segmentos de livros, jornais e revistas. É voltado principalmente para estudantes dos mais diversos níveis: pré-escola, ensino fundamental, médio e universitário. Outro foco de atendimento é para escritórios (de forma genérica). Seus principais itens comercializados são: embalagens de papel (desde as clássicas para presente, até caixas de papelão para mudanças); material escolar (lápis, canetas esferográficas, borrachas, lapiseiras, grafites, apontadores, hidrocores, giz-de-cera, lápis-de-cor, marca-textos e cadernos; artigos de escritório (agendas, blocos-de-nota, pilotos, malotes, grampeadores, perfuradores, etiquetas, rotuladores, bloco autoadesivo (como os famosos post-it), clips, fragmentadores, caixas organizadoras, cola, tesoura, fichários, pranchetas, réguas e quadros de aviso (feitos de cortiça, para fixação com alfinetes) e carimbos. 

2.3 Porte da empresa

         A PASSINI & PASSINI LTDA se enquadra em empresa de médio porte,tendo como principal atividade de vendas.

          [pic 2]

Figura 2

         2.4 Principais serviços

-Venda

-Distribuição

-Entre outros

2.5 Principais mercados

A empresa PASSINI & PASSINI LTDA conta com grandes clientes ao longo desses anos. Os principais são: Governo de São Paulo, Prefeitura da cidade de Porto Ferreira – SP.

2.6 Principais concorrentes

Kalunga, que também atua na área de Varejo.

        O conhecimento está ligado às experiênciasque o empreendedor tem ao longo de sua vida com as teorias administrativas. A perspectiva é colocar o conhecimento que se tem a partir de um planejamento para que os objetivos sejam atingidos. Buscando continuamente a qualidade na oferta de serviços.

    Gradativamente, as dificuldades foram superadas e serviram como aprendizado para os sócios que, observando as tendências de mercado, identificaram novas oportunidades de crescimento.

         O grande diferencial da empresa foi seguir princípios básicos, porém indispensáveis segundo Fayol: divisão do trabalho, autoridade, responsabilidade, disciplina, unidade de comando, convergência de esforços,estabilidade de pessoal e remuneração adequado ás capacidades. (Fayol 1975,pg10).

        A partir de Outubro de 2002 a PASSINI & PASSINI LTDA decidiu implementar seu Sistema de Gestão da Qualidade com base na NBR ISO 9001:2000 e iniciou o planejamento e a implementação do mesmo. Este Manual foi o primeiro documento gerado nesse novo desafio da Organização.

             Em 18 de dezembro de 2003 a empresa obteve a certificação NBR ISO 9001:2000. Para isso, teve que mudar diversos procedimentos internos, a fim de atender às exigências da certificação, o que lhe conferiu melhor qualidade nos serviços prestados.

               Querendo sempre avançar e se diferenciar no mercado de serviços, a PASSINI & PASSINI LTDA certificou-se em 2012 pela ISO 14001, que exige da empresa a comprovação de consumo consciente de recursos naturais e sustentabilidade ambiental na realização dos serviços, reduzindo assim o impacto nocivo que a empresa causa ao meio ambiente.

               Em 2013, a PASSINI & PASSINI LTDA tornou-se uma das únicas empresas do Brasil triplamente certificada em qualidade, sustentabilidade e segurança do trabalho. Com isso, foi lançada a Política de Gestão Integrada.

           

   A PASSINI & PASSINI LTDA conta com mais de dois mil colaboradores e procura crescer cada vez mais. Ela sabe que a dedicação de seus funcionários foi crucial para seu crescimento. Por isso, valoriza colaboradores antigos na empresa, dando prioridade a eles em novas vagas de emprego, para que os mesmos possam crescer junto com a empresa.Ao longo desses anos, a PASSINI & PASSINI LTDA cresceu como uma família, pois sabe que todos os funcionários que nela cresceram e se desenvolveram são protagonistas dessa história.

Organograma[pic 3]

3.COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

         Formas de comunicação:

 Tipo de Comunicação

       Exemplos

Utilidade

Palavra escrita

Cartas, memorandos, relatórios, contratos, pautas, atas de reuniões, avisos.

A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.

Palavra Falada

Conversas, entrevistas, reuniões,debates, anúncios, discursos.

A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade.

Gestos simbólicos

Expressões faciais, silêncio, postura, movimento, imobilidade, presença, ausência.

Gesto é uma palavra que vem do latim lat. géstus,us' e significa movimento, atitude, gesto, gesticulação, esgar, visagem, careta. É uma ação corporal visível e voluntária, pela qual um determinado significado é transmitido.

Imagens

Fotografias, desenhos, tabelas, vídeos, logotipos, filmes, esquemas coloridos.

Recursos visuais transmitem mensagens que chegam ao consciente e ao subconsciente das pessoas.

Multimídia

Folhetos, jornais, televisão, rádio, internet, CDROMs, posters.

A interatividade pode tornar um meio mais eficiente e traz melhores resultados.

     

       3.1 Descrições de modo de operação

A empresa utiliza os meios de comunicação:

Cartas Comerciais: comunicações escritas geralmente enviadas pelo correio, fax e e-mail. 

Memorandos: comunicação escrita interna que veicula entre os departamentos da empresa.

Requerimentos: é uma petição para solicitar a satisfação de uma necessidade ou interesse, um documento para obter um bem, um direito ou uma declaração de uma autoridade publica.

E-mail ou correio eletrônico: possibilita a troca de mensagens e arquivos digitais de forma rápida e versátil por meio da internet.

[pic 4]Figura 3

3.2 Planejamentos da Comunicação

           A empresa desenvolve o planejamento de sua comunicação, com reuniões pesquisas do mercado, para, novas tendências, pesquisa para se alcançar o publico alvo. Primeiro a empresa analisa seu publico alvo, para poder então achar a melhor comunicação.

3.3 Estruturas da comunicação na empresa

         No âmbito dessas novas lógicas, salientamos exatamente a importância da informação e comunicação como instrumentos e processos poderosos para a realização das potencialidades estratégicas e para a ampliação e integração das estruturas organizacionais. É por meio desses instrumentos que as organizações desenvolvem funções, tomam decisões e estabelecem contatos com clientes, fornecedores e parceiros. Isso significa que as organizações precisam repensar, complementar e aprimorar seus referenciais teóricos e metodológicos tradicionais, formulando e disseminando estratégias que levem em conta os processos comunicacionais como suportes eficazes e competentes para o agir e existir delas. Às vezes, uma organização é definida de maneira simplista, como um grupo humano composto por especialistas que trabalham em conjunto em uma tarefa comum. Uma organização é mais que isso: é uma unidade coletiva de ação formada para perseguir fins específicos e é dirigida por um poder que estabelece a autoridade, determina o status e o papel de seus membros. Uma empresa, um hospital, uma universidade, por exemplo, são organizações.

3.4 Sistemas de comunicação

Público Interno: A empresa utiliza os meios de comunicação formal como: quadro de avisos, e-mail, telefone, cartão de ponto, uniformes, comunicação informal.

Endomarketing: ações de marketing voltadas para melhorar a satisfação dos público interno. São muitas as ações do endomarketing: treinamentos, palestras.

    Público Externo: Composto pelos clientes, a empresa utiliza a comunicação visual e auditiva, possui um site demonstrativo, onde é possível conhecer a empresa e todos os tipos de serviços que ela oferece.

    Comunicação interdepartamental: é a comunicação utilizada entre os departamentos da empresa, a diretoria faz reuniões com seus supervisores, os supervisores com os departamentos de RH, comercial, e o gerente operacional com os colaboradores, através de e-mails, palestras e treinamentos.

 3.5 Fluxos da comunicação

        Os fluxos da comunicação na empresa são verticais:

 Descendente: a comunicação que parte dos cargos superiores até chegar aos colaboradores.

 Ascendente: é a comunicação que parte dos colaboradores até chegar aos cargos superiores.

 Horizontal: A comunicação é passada de pessoas de um mesmo nível hierárquico.            

[pic 5]

Figura 4

A comunicação entre o pessoal da empresa PASSINI & PASSINI LTDA é clara e objetiva, quando há algum tipo de ruído, a informação é passada para todos em uma reunião. A empresa criou um e-mail corporativo com assinatura virtual, assim, não resta dúvida alguma de que a pessoa da empresa ficou sem saber da informação.

[pic 6]Figura 5                                                                                                        

4. Técnicas de Informática

4.1 Formas de comunicação

    Na comunicação interna e externa, é utilizado o e-mail,que é um recurso simples, a desvantagem do e-mail é que há alguns efeitos colaterais, como recebimento de “spam”, correntes, e texto mal elaborado e cobranças de prazos. Na comunicação externa, a empresa utiliza o site, facebook, blog e sistema de RM.

         4.2Características do RM

     Características a linha(RM) é a solução corporativa de gestão empresarial da totvs, Desenvolvido para tecnologia Windows 32 e 64bits, .Net e arquitetura Cliente/Servidor, possui banco de dados único, padrão. SQL structure query language (Linguagem de Consulta Estruturada), atualizações on-line, interface padronizada e diversas ferramentas disponíveis,  Flexível, possibilita a integração com sistemas específicos de sua empresa, Interface padrão windows possui atualização on-line dos dados de entrada, permitindo acesso às informações atualizadas imediatamente após o término da transação. Possui padronização do uso de teclas e funções, em todos os módulos, de forma a facilitar o seu aprendizado e operação.

[pic 7]

Figura 6

4.3 Cadastros

    Flexibilidade de mudança na visão da tela lançamentos de acordo com os impostos que serão controlados através de parametrizações; Possibilidade de indicar os impostos que serão controlados para cada CFOP (Código Fiscal de Operação); Permite definir um cadastro de naturezas fiscais para cada filial e exercício fiscal, com a máscara do código fiscal distinta entre as filiais e exercícios, Permite utilizar o cadastro de naturezas fiscais global, ou seja, possibilidade de liberar os lançamentos da base de dados, excluindo, até uma determinada data, todos os lançamentos fiscais e períodos, bem como lançamentos DIPAM, lançamentos de outros débitos e créditos, cartas de correção e guias de recolhimentos pertencentes a uma. Possibilidade de inserir os documentos fiscais inutilizados ou extraviados pela empresa, como por exemplo, as notas fiscais, informação importante a ser utilizada. na geração de rotinas legais, Permite importar através de arquivo XML, os lançamentos de outros débitos e créditos, Permite a copia de modelo de ISS; Opção de imprimir ou visualizar relatório simplificado do cadastro de eventos contábeis.

 4.4 Rotinas Legais

    Duplicação dos dados da DIPJ/DACON. Irá duplicar os dados das “DIPJ/DACON” da coligada corrente para uma Coligada destino escolhida pelo usuário; Geração do Sintegra de forma Consolidada. Estando habilitado o parâmetro, serão selecionadas todas as operações com a mesma Inscrição Estadual selecionada na tela da rotina; Especificações Técnicas – RM Liber Válido para a versão 11.80.0 Publicado em: Outubro de 2016 Manutenção dos layouts e cópia das fichas e campos das rotinas DIPJ e DACON dentro de uma mesma coligada. Poderá realizar a cópia de fichas e campos da DIPJ e DACON de um ano para outro, podendo efetuar manutenções caso o layout sofra alguma alteração, Possibilidade de inserir Funções para preenchimento dos Campos das Fichas DIPJ/DACON, Opção para gerar automaticamente todas as fichas e campos da DIPJ/DACON.

         4.5 Ferramentas Utilizadas

     Outras ferramentas da área de informática que a empresa utiliza para gerenciar suas informações são os programas elaborados para cada setor. Recursos humanos serve para ter o banco de dados dos funcionários e gerar as folhas de pagamento.

[pic 8]

Figura 7

5. Conclusão

     Neste trabalho abordamos as área de gestão administrativa e informática, e as áreas da comunicação empresarial realizadas na empresa PASSINI & PASSINI LTDA. Durante a pesquisa analisamos vários fatores dentro das referidas áreas, e também sobre a história da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (523.9 Kb)   docx (416.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com