TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

DARCY PACHECO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

RIO GRANDE DO SUL

2016


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

DARCY PACHECO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

ALUNOS: FERNANDA DE OLIVEIRA DIAS    R.A. 1621383

GUADALUPE KOCH DE FRAGA    R.A. 1634138

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II, apresentado como um dos

pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de

Tecnologia em Processos Gerenciais

Orientador: Professor Marcelo Mello

RIO GRANDE DO SUL

2016



RESUMO

        Observamos, através de pesquisa bibliográfica e de campo, que a empresa Darcy Pacheco, que é referência na prestação de serviços com guindastes e tem como foco o atendimento a obras simples ou complexas, atendendo a diferentes setores da economia industrial, comercial e construção civil, está refletindo exatamente o que nos diz o atual panorama econômico/financeiro do país, pois houve grande queda no volume de serviços e, consequentemente, de preços, o que fez com que a empresa se adequasse ao mercado através da lei de demanda e oferta. Os cortes de investimentos foram necessários e, com isso, a empresa deve voltar a crescer a partir do segundo semestre de 2017, quando deverá inaugurar sua nova filial, que foi, justamente, nosso objetivo nesse trabalho, já que, nesse bimestre, vimos as disciplinas de economia e mercado, onde aprendemos a analisar e refletir sobre as transformações econômicas que ocorrem atualmente no mundo, matemática aplicada, onde começamos a analisar cálculos rotineiramente efetuados nas empresas, e recursos materiais e patrimoniais, onde precisamos refletir entre a relação dos recursos financeiros e humanos em uma empresa.



Sumário

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        5

CAPÍTULO 1 – ECONOMIA E MERCADO        6

2.1 – PANORAMA ECONÔMICO/FINANCEIRO DO PAÍS        6

2.2 – PANORAMA ECONÔMICO/FINANCEIRO DA EMPRESA DARCY PACHECO        6

CAPÍTULO 2 – MATEMÁTICA APLICADA        8

2.1 – CÁLCULO DO PREÇO        8

2.2 – PAGAMENTO DE FOLHA DE PESSOAL        8

CAPÍTULO 3 – RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        9

3.1 – INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS        9

3.2 - DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS        10

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


INTRODUÇÃO

        Nesse trabalho será analisado, de forma incisiva, a atual situação econômico/financeira da empresa Darcy Pacheco, empresa que é referência na prestação de serviços com guindastes e  tem como foco o atendimento a obras simples ou complexas, atendendo, hoje, a diferentes setores da economia industrial, comercial e construção civil. A Darcy Pacheco trabalha com os equipamentos mais modernos do mundo, de operações simples a complexas, com capacidade inferior ou superior a 750 toneladas. O Grupo Darcy Pacheco tem uma estrutura total superior a 150.000², sede em Porto Alegre, Nova Santa Rita, São Leopoldo e em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

        De acordo com o estudado na disciplina de Economia e Mercado, avaliaremos qual o atual panorama econômico/financeiro do país e qual o atual panorama econômico/financeiro da empresa Darcy Pacheco.

        Conforme o visto em Matemática Aplicada, entenderemos como é feito o cálculo dos preços dos serviços prestados pela empresa e como vem se comportando a folha de pagamento da mesma.

        E, finalmente, conforme a disciplina de Recursos Materiais e Patrimoniais, iremos entender se há e qual é a relação entre os recursos financeiros e humanos da empresa.


CAPÍTULO 1 – ECONOMIA E MERCADO

2.1 – PANORAMA ECONÔMICO/FINANCEIRO DO PAÍS

        Segundo pesquisas realizadas referente ao panorama do setor econômico do Brasil, na área de prestação de serviços, podemos comprovar que a empresa analisada, está passando pela mesma situação econômico/financeira do país, pois o volume do setor de serviços do país iniciou 2016 em queda de 5% frente ao mesmo período do ano passado e registrou o pior resultado para janeiro desde 2012, quando teve início a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a 10ª baixa seguida do indicador. No mês anterior, o recuo também havia sido de 5%. Em 12 meses, o setor acumula queda de 3,7%. De acordo com o peso que têm sobre o indicador, as principais influências para a queda de 5% partiram de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e Serviços profissionais, administrativos e complementares, Serviços de informação e comunicação, outros serviços e serviços prestados às famílias.

"A queda foi generalizada e em todos os segmentos. Muito embora o segmento de serviços prestados às famílias tenha tido uma queda menor [em janeiro], o serviço de informação e comunicação, que tem o maior peso [sobre o total do setor], teve retração de 2,1%”, analisou Saldanha. (SALDANHA 2016)

2.2 – PANORAMA ECONÔMICO/FINANCEIRO DA EMPRESA DARCY PACHECO

        Realmente a empresa Darcy Pacheco, vem adiando seus investimentos, como por exemplo seu projeto de construção de nova sede na cidade de Nova santa Rita, que a principio deveria ficar pronto no final de 2016, mais irá atrasar em torno de meio ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com