TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar UnB

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.460 Palavras (22 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP INTERATIVA

ADRIANA MARIA DE JESUS SAMPAIO

RA: 1516718

Universidade de Brasília

PIM II

Brasília – DF

2015


UNIP INTERATIVA

ADRIANA MARIA DE JESUS SAMPAIO

RA: 1516718

Universidade de Brasília

PIM II

Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do título de Gestor Público apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Brasília – DF

2015


RESUMO

A lei prevê atribuições inerentes à profissão de Técnico em Segurança do Trabalho que devem ser conhecidas, estudadas e colocadas em prática, pois o cumprimento adequado destas garantirá a integridade, a saúde e a vida de muitas pessoas. O Técnico em Segurança do Trabalho tem uma forte missão: trabalhar na prevenção de acidentes; identificar riscos; alertar empregados, empregadores e prestadores de serviço sobre possíveis perigos; promover a saúde e a defesa do meio ambiente, executando as normas ligadas à segurança e planejando formas de diminuir os riscos já existentes. O conteúdo deste trabalho tem como finalidade a produção do PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM que é uma atividade obrigatória desenvolvida bimestralmente no Curso de Gestão Pública da Universidade Paulista no sistema SEI – Sistema de Ensino Interativo. Neste PIM estão envolvidas as disciplinas: Legislação e Normas Técnicas em Segurança no Trabalho; Economia e Mercado, Matemática. O objetivo é relacionar as práticas administrativas desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília com as teorias administrativas desenvolvidas ao longo dos tempos.

Palavras-Chaves: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, práticas administrativas


ABSTRACT

The Act provides powers inherent to the profession of Technician in Occupational Safety to be known, studied and put into practice, for the proper fulfillment of these guarantee the integrity, the health and lives of many people. The Technical Work Safety has a strong mission: working to prevent accidents; identify risks; warn employees, employers and service providers about potential dangers; promote health and protect the environment by performing the standards related to safety and planning ways to reduce the existing risks. The content of this work aims the production of Integrated Project MULTIDISCIPLINAR - PIM is a mandatory activity carried out every two months in the Public Management Program at the University Paulista in the SEI system - Learning System Interativo.Neste PIM are involved disciplines: Legislation and Technical Standards Safety at Work; Economic and Market Matemática.O goal is to relate the administrative practices developed at the Faculty of Education at the University of Brasilia with administrative theories developed over time.

Keywords: Faculty of Education , University of Brasilia, administrative practices.


SUMÁRIO

                        

  1. Introdução........................................................................................        06
  2. Legislação e Normas Técnicas em Segurança no Trabalho ...........07
  3. Economia e Mercado.......................................................................        15
  4. Recursos Materiais e Patrimoniais....................................................17
  5. Conclusão........................................................................................        21
  6. Referencias Bibliográficas ...............................................................        22


  1. INTRODUÇÃO

O profissional da área de Segurança do Trabalho precisa ter conhecimentos básicos de legislação a fim de desempenhar seu papel e de garantir a sua integridade profissional, sendo este um dos objetivos desta disciplina. Além disso, as normas que aqui serão vistas devem ser conhecidas, estudadas e colocadas em prática, pois o seu cumprimento, certamente, garantirá a integridade, a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas, além de assegurar a preservação do meio ambiente. Portanto, o material desta disciplina é um instrumento de apoio que traz aspectos fundamentais e atualizados das normas jurídicas para todos os interessados em adquirir uma visão abrangente do mundo preventivo. Ele facilita o entendimento de vários conceitos, dentre eles éticos, filosóficos e jurídicos, que auxiliarão na prática profissional, servindo de guia básico e fácil para resolver ou entender as questões que serão enfrentadas pelo Técnico em Segurança do Trabalho no seu dia a dia.

A organização presente neste estudo é a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília com sede em Brasília-DF. Trata-se de uma instituição de ensino superior, sem fins lucrativos e que tem como financiador o governo federal, é a união que assumi os custos necessários a sua manutenção e a realização de seus serviços.

Apesar de ser uma instituição sem fins lucrativos, observa-se que toda empresa/organização/instituição com ou sem fins lucrativos necessita de uma estrutura mínima de recursos humanos, financeiros, patrimoniais e tecnológicos além de um administrador capaz de conduzi-la aos objetivos propostos em sua criação, estando antenado nas evoluções e inovações exigidas pelo mercado.

Desta forma, a comunicação entre estes setores se torna um elemento preponderante para a eficácia nos seus processos.

  1. LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA NO TRABALHO

Na busca de uma melhor qualidade de vida, são criados mecanismos legais para que as práticas sejam repensadas e ajustadas. Não é diferente nos ambientes de trabalho, onde objetiva-se uma constante melhoria, principalmente, na diminuição de doenças e de riscos para os trabalhadores, com o fim de promover a saúde. Além da saúde, medidas são tomadas para garantir que o sistema previdenciário tenha condições financeiras de manter seus segurados e seus beneficiários, criando mecanismos para favorecer e penalizar os empregadores de acordo com suas condutas e riscos em suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com