TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar V

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.124 Palavras (45 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 45

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO TECNOLOGO EM GESTÃO COMERCIAL

MARCELO ARGENTIN

RA 1894156

ADMINISTRAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V

HORTOLÃNDIA/SP

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO TECNOLOGO EM GESTÃO COMERCIAL

MARCELO ARGENTIN

RA 1894156

Objeto de Estudo: LOJAS AMERICANAS S/A

ADMINISTRAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar V apresentado à Universidade Paulista – UNIP, como parte da avaliação para obtenção do título de Gestor Comercial, sob a coordenação da Profa. Dra. Solimar Garcia

HORTOLÃNDIA/SP

2019

RESUMO

O presente estudo viabiliza maior conhecimento das matérias estudadas neste semestre, propõe ao aluno desenvolver um trabalho científico com vistas a explorar o papel de um futuro gestor dentro de uma organização. O Objeto de pesquisa em questão se refere a renomada Lojas Americanas S/A, que atua no setor varejista com cerca de 1.300 lojas físicas nas principais áreas do nosso país, se destacando pelo seu pioneirismo em seu segmento no comércio eletrônico por volta de 1.998. Empresa de Capital aberto, (LAME4 e LAME3) geram grande interesse do mercado, são negociadas na bolsa de valores brasileira conhecida como B3.

No capítulo 2.1 abordaremos uma breve introdução sobre Administração por Categorias de Produtos, Gestão de Pessoas e relacionaremos com nosso objeto de estudo.

Palavras Chaves: Administração, Suprimentos.

ABSTRACT

This work aims to introduce the student of the Business Management course to participate in the dynamics of the company chosen by the student for research, aiming to experience what he has been studying in the studied subjects such as: Product Mix, Retail Administration and Relations Dynamics Interpersonal. The company chosen for field research was Loja Tudo 12, located on the street: Benedict Leite 313 Jardim Rosolém, in the city of Hortolândia SP, its privileged location and its way of marketing its products called attention to the realization of this research, the company has a mix of clothing products for the whole family and resells their products for a single price of R $ 12.00 per piece. The methodology used was the field research and bibliographical, we used the following instruments for the realization: contact with the responsible was through telephone contact, we made a visit to the point of sale where we analyzed several factors such as: physical structure, advertising, customer, store layout, façade, products, consumer behavior, among others.

Keywords: Consumer, Sales, Marketing, Leadership.

Sumário

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado denominado PIM V (Projeto Integrado Multidisciplinar), tem como finalidade, a autopromoção do aluno, a fim de colocar em prática sua base teórica estudada até o presente momento, vivenciando e relacionando a teoria e a prática de modo a fomentar sua formação técnica, objetivando desenvolvimento cientifico e profissional para um futuro gestor. Utilizaremos a seguinte fundamentação teórica: Administração por categorias de produtos, Matemática Financeira, Compras e Negociação e Precificação.

O objeto de pesquisa será a renomada LOJAS AMERICANAS, fundada em 2 de maio de 1929, com sua sede no Rio de Janeiro, empresa de Capital aberto, considerada uma das maiores rede de comércio varejista do país, possui um extenso mix de produtos em seu pdv (Ponto de Venda), em meados de 1998 iniciou suas vendas na internet, afinal o site ( www.americanas.com) foi o primeiro grande portal a oferecer produtos por todo país, e hoje é considerada uma gigante principalmente no que se refere a comércio eletrônico, atualmente dispõe de 1300 lojas físicas em todo território nacional, possui 04 centro de distribuição que está localizado estrategicamente em 4 estados: Uberlândia, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

A rede comercializa mais de 60.000 itens de 2.000 fornecedores diferentes, o que faz com que a Lojas Americanas detenha uma grande participação do comércio brasileiro de: brinquedos, eletrônicos, bombonière, lingerie, Livros, CDs e DVDs, jogos, produtos de higiene e beleza e utilidades domésticas, vestuário, cama, mesa, banho entre outros... A empresa conta com 21.066 funcionários, sem contar com os colaboradores terceirizados, em 2018, na controladora, atingiu uma receita bruta de R$ 13,0 bilhões um avanço de 11,5%, comparado ao ano de 2017.

2.0 ADMINISTRAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTOS

O Gerenciamento por Categorias é um método de gestão utilizado no varejo que consiste em gerenciar grupos de produtos relacionados e complementares, por exemplo, categorias de bebidas e limpeza. Visa atender as necessidades do cliente e facilitar o seu processo de compra, a ideia central desta estratégia é potencializar as vendas e a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor. A organização dos produtos nas gôndolas e expositores fica visível aos olhos do consumidor, porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.7 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com