TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador - O Perfil do profissional em Gestão Financeira

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 7

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

                               

PROJETO INTEGRADOR

O PERFIL DO PROFISSIONAL EM GESTÃO FINANCEIRA

CARLOS ALBERTO POMPEO

RA 1138499

ADMINISTRAÇÃO

VANESCA RIBEIRO FARIA

SÃO PAULO

06/2014


  1. INTRODUÇÃO

Esse projeto integrador visa demonstrar de forma clara o perfil, papel e a responsabilidade do Profissional de Gestão Financeira. Com a mudança dos tempos o profissional precisou se transformar tornar-se um profissional dinâmico e focado não são em resultados, mas em um planejamento estratégico mais apurado e com participações em todas as áreas da Empresa. Isso é o resultado da Globalização e ficar sentado numa cadeira apurando saldos não faz mais parte do perfil desse profissional que tem importância fundamental, o coração da empresa.

  1.  
  1. GESTÃO FINANCEIRA E SEUS ELEMENTOS

Gestão Financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O seu objetivo principal é aprimorar os resultados apresentados pela Empresa, aumentando seu valor patrimonial por meio de receitas oriundas de suas atividades de operação.

A operação é muito importante, porém a correta administração financeira permite que se tenha a visão atual e permite-se planejar de forma consistente o resultado que se espera almejar.

As principais funções da administração Financeira são:

  • Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar as ações necessárias para se chegar ao resultado esperado;
  • A utilização dos recursos financeiros de forma eficiente, analisar e negociar a captação dos recursos financeiros;
  • Boa administração de clientes e fornecedores seja na concessão de crédito ou na administração dos recebíveis, a selecionar bons fornecedores que te possibilitem chegar ou que norteiam também bons resultados;
  • Administrar bem o fluxo de caixa;
  • Administrar contas a pagar e o contas a receber;
  • Administrar as despesas operacionais e as obrigações tributárias;
  • Possuir registros e relatórios que possam dar uma visão atual e futura a empresa.

  1. O PROFISSIONAL DE GESTÃO FINANCEIRA E SUAS FUNÇÕES

O profissional de Gestão Financeira deixou de ser apenas o controlador de despesa e receita, atualmente tem se exigido muito mais desse profissional, que tem por objetivo não só em demonstrar o resultado, mas também em ser um estrategista, pois de forma direta, tem por objetivo em programar uma estratégia global para maximizar os ganhos da Empresa.

O profissional de Gestão Financeira, precisa ser altamente capaz de executar suas atividades com primor, estar devidamente capacitado e possuir outras atribuições. A remuneração também está sendo um grande diferencial, pois em recente pesquisa, constatou-se que há uma tendência de aumento na remuneração de até 58% dos Diretores Financeiros do país. O estudo revelou ainda que deverá haver 40% de estabilização dos salários e apenas 2% de queda. Sob a perspectiva global, mais de 4 em 10 economias devem ampliar os salários e 28% estipulam bônus superiores neste ano.

Existem algumas características, mas dentre elas podemos destacar o de liderar, uma característica generalista que serve para todos os administradores. O líder tem uma postura mais aguerrida, positiva e corajosa. Essa classe de gestor se preocupa com toda a sua equipe, pois sabe que para o mecanismo funcionar bem as pessoas precisam estar focadas e estimuladas pelo trabalho. Um líder é acessível, e na maioria dos casos, é admirado pelos funcionários. É primordial entender que em pleno século XXI, o funcionário é o coração da empresa, por isso as equipes precisam de líderes que sirvam de inspiração e admiração. Esse, sem dúvidas, é o maior diferencial do Administrador/Gestor.

O conhecimento sobre Legislação Tributária é fundamental para o profissional de Gestão Financeira, pois é de suma importância saber sobre a incidência de Tributos sobre as Operações da Empresa.

Outra atividade importante para o profissional é saber a composição da formação sobre o preço de venda dos produtos e serviços, isso é fundamental para poder saber a carga tributária e a margem de lucro desejada para o preço de venda.

Conhecer sobre as Normas Internas Operacionais, que tem por finalidade segmentar e direcionar se os controles internos estão funcionando de acordo com o proposto.

As Aplicações Financeiras devem ser muito bem administradas, buscando sempre as melhores taxas, o melhor retorno do valor aplicado em Instituições Bancárias sólidas e financeiramente saudáveis.

O Controle dos Saldos Bancários, é de fundamental importância para evitar que o financeiro, inadvertidamente, venha a utilizar recursos bancários de curtíssimo prazo, pagando taxas altíssimas ou ainda o pior, a emissão de cheques sem as devidas coberturas e os mesmos serem devolvidos e, por ultimo, a conta ser encerrada.

A Administração do Fluxo de Caixa é um grande desafio, pois precisa de um controle altamente eficiente para se administrar as entradas e saídas de recursos. Através deste mecanismo o financeiro poderá visualizar, por datas, todas as entradas projetadas bem com as saídas de recursos da empresa. Esta visualização mostrará quando a empresa ficará com o saldo negativo e com isso, o financeiro poderá se antecipar e tomar as medidas cabíveis para que naquela data o saldo esteja positivo.

A Demonstração Financeira é o resultado de todas as ações de planejamento de execução de uma Empresa. Esta análise que é feita em cima de índice de solvência, endividamento, rentabilidade e lucratividade, este profissional interpreta os resultados obtidos pela empresa e orienta a diretoria nas tomadas de decisões. Neste momento ele diz onde foi que esteve mal ou bem, onde melhorar, diz se o esforço que a empresa fez operacionalmente teve o retorno esperado, etc. Sem dúvida a análise das Demonstrações Financeiras dará uma visão ampla da saúde financeira do empreendimento podendo, inclusive, os resultados obtidos serem comparados aos resultados de mercado, servindo de parâmetro para a diretoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com