TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO FINANCEIRA II: GRUPO SANTANDER BRASIL S.A. FRENTE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: UM ESTUDO DE CASO.

Por:   •  19/10/2021  •  Monografia  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Curso: Gestão Financeira

Paula Cabral Diegues R.A Pcabral

PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO FINANCEIRA II: GRUPO SANTANDER BRASIL S.A FRENTE À CRISE DE 2008: UM ESTUDO DE CASO

São Vicente 2020

Curso: Gestão Financeira

Paula Cabral Diegues R.A. Pcabral

PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO FINANCEIRA II: GRUPO SANTANDER BRASIL S.A. FRENTE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: UM ESTUDO DE CASO.

Trabalho do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrador em Gestão Financeira II, sob orientação do Prof. Marcelo Serqueira Silva.

São Vicente 2020

Os mercados financeiros globais retrocederam entre 2007 e 2009. Denominada de crise de do Subprime a crise de 2008 foi uma das mais severas vista desde a grande depressão e a queda da bolsa em 1929. Diversas grandes instituições financeiras, incluindo alguns dos maiores bancos comerciais, enfrentaram grandes dificuldades especialmente a falta de liquidez e a deterioração dos ativos financeiros. Uma das instituições financeiras atingidas pela crise foi o Banco Santander, com sede na Espanha, nem um dos maiores bancos da zona do euro escapou dos efeitos financeiros. Tendo uma crise de dimensões globais ocorrendo às instituições necessitaram de um plano de ação estratégico que auxiliasse em sua recuperação e melhora financeira.

Palavras-chave: Banco, crise, finanças e recuperação.

Global financial markets receded between 2007 and 2009. The 2008 crisis, called the Subprime crisis, was one of the most severe seen since the Great Depression and the stock market crash in 1929. Several large financial institutions, including some of the largest commercial banks, they faced great difficulties, especially the lack of liquidity and the deterioration of financial assets. One of the financial institutions hit by the crisis was Banco Santander, headquartered in Spain, not one of the largest banks in the eurozone has escaped the financial effects. Having a global crisis occurring to the institutions, they needed a strategic action plan that would assist in their recovery and financial improvement.

Keywords: Bank, crisis, finance and recovery.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Logo Banco Santander        12

Figura 2: Pontos de venda Santander Brasil em 2008        15

Figura 3: Pontos de venda Santander Brasil em 2009        16

Figura 4: Resultados operacionais consolidados do Santander Brasil comparativo entre os períodos encerrados em 31-12-2007 e 31-12-2008        17

SUMÁRIO

  1. Introdução        7
  2. Objetivos        8
  3. Oportunidade de pesquisa        9
  4. Procedimento metodológico        10
  5. Referencial teórico        11
  1. Grupo Santander        12
  2. A grande crise de 2008        13
  1. A estratégia do Grupo Santander frente à recessão: O papel fundamental do Banco Santander Brasil S.A        14
  2. Análise dos ativos financeiros do banco Santander: comparativo entre 2007 e 2008        17
  3. Considerações finais        19
  4. Referências        20

7

  1. Introdução

Nos últimos anos, discussões sobre instabilidade financeira dos mercados e o efeito nas empresas têm sido recorrentes no meio empresarial. Uma das últimas crises econômicas com efeito mundial ocorreu em 2008. Chamada de crise do capitalismo ou do subprime, esta teve inicio nos Estados Unidos. Em termos de gravidade dos problemas decorrentes, essa  crise pode ser comparada à crise de 1929. O sistema financeiro é altamente sensível aos efeitos sistêmicos das crises econômicas, e com a falência do Lehman Brothers, banco de 158 anos de idade, sendo considerado o quarto maior banco estadunidense na época.

  1. Objetivos

O objetivo principal desta pesquisa é analisar os efeitos da crise de 2008 nas instituições financeiras e a partir deste ponto observar como o Grupo Santander enfrentou este período e importância do mercado financeiro brasileiro neste processo de recuperação financeira.

  1. Oportunidade de pesquisa

Em 2008, a crise do suprime abalou a economia estadunidense e os efeitos desta foram sentidos intensamente na economia mundial. Com tudo isto em mente, foi observada a oportunidade de pesquisa tendo como ponto focal o Grupo Santander. Portanto, este trabalho se propõe a analisar as estratégias utilizadas pelo Grupo Santander para ultrapassar e sobreviver a esta crise.

  1. Procedimento metodológico

Segundo Yin (2005) o estudo de caso permite preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real. No presente estudo, as técnicas utilizadas são a pesquisa bibliográfica, por meio de consulta a livros, artigos e revistas, objetivando a fundamentação teórica da pesquisa sobre aspectos relacionados à crise financeira de 2008. Além disto, Foram considerados os demonstrativos consolidados disponíveis nos relatórios elaborados pelo Grupo Santander. Para verificar o impacto da crise, optou-se por considerar o ano de 2007,2008 – auge da crise – e o ano posterior.

  1. Referencial teórico

Crise financeira é o caráter, em determinada nação, da presença de        um maior número de agentes pessimistas em relação aos demais.1

[pic 2]

1 Disponível em : http://www.bertolo.pro.br/MatFin/HTML/crise_financeira.htm

  1. Grupo Santander

O Banco Santander Brasil pertence ao Grupo Santander, fundado em maio de 1857 por 72 homens. O banco foi criado com o intuito de atender a demanda por crédito da cidade de Santander na Espanha. O banco sobreviveu a diversas crises e nos anos 20 se tornou uma instituição regional. Após a guerra civil o banco se tornou uma instituição nacional e um marco da fase foi a compra de seu antigo rival o Banco Mercantil em 1946. Com a abertura de diversas sucursais o Banco Santander começou a se estender por todo território nacional espanhol. Em 1986 o Banco Santander se estabeleceu como um grupo financeiro internacional e hoje, conta com mais de 150 anos, a entidade econômica lidera a zona do Euro e está entre as dez maiores do mundo por capitalização. O Santander possui sucursais em mais de 40 países e opera as três principais moedas econômicas, o Euro, o Dólar e a Libra Esterlina.[pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (393.2 Kb)   docx (237.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com