TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de implantação de um sistema de informações Gerenciais

Artigo: Projeto de implantação de um sistema de informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Artigo  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto de implantação de um sistema de informações Gerenciais

Introdução

Na administração de uma organização é imprescindível o uso de ferramentasespecíficas de gestão para trabalhar as informações que desempenham um papelfundamental na tomada de decisões. Para tanto, é preciso usar de recursos tecnológicose se valer de um sistema de informações gerenciais (SIG) que atende as necessidades deum determinado setor, ou da empresa como um todo.A divisão das tarefas vem desde os primórdios do inicio da industrialização.Verificou-se que a produtividade aumentou com a padronização das atividades e com adivisão das tarefas por setor ou por pessoa. Mas esse modelo de gestão não comprometeo bom andamento dos serviços dentro de uma organização desde que todos os setoresfalem a mesma língua, desde que eles se comuniquem entre si em prol de um objetivocomum, afinal todos os setores juntos é que formam a empresa. Para que isso ocorra épreciso ferramentas adequadas de gestão integrada com possibilidade de acesso ásinformações em todos os níveis da organização. Os sistemas de informações gerenciaisse aplicam em todos os departamentos da empresa: contábil, financeiro, estoque,marketing, vendas, atendimento, produção, distribuição, logística, recursos humanos,etc.As informações são cada vez mais preciosas e raras e as organizações estãoinvestindo pesado no tratamento delas. Hoje, sai na frente quem detém a informação eque de alguma forma saiba como trabalhar essa informação transformando-a em umaestratégia de negócio que possa resultar em lucros para a empresa.

Descrição do Problema

Com o aumento constante dos processos é praticamente impossível de trabalharsem o uso de uma ferramenta específica de gestão. Em cada setor da empresa há o usode um software que atende as necessidades relativas ao gerenciamento de processos,porém não há uma integração entre todos os departamentos de tal forma que sejapossível fazer uma análise sistêmica da situação econômica da empresa através dosdados obtidos desses processos. A criação de um sistema integrado irá proporcionar ádireção o controle de tudo o que acontece na organização em tempo real através derelatórios e de análise de planilhas e boletins específicos de cada setor possibilitando atomada de decisão com mais eficácia.

Justificativa do Projeto

Num mercado altamente competitivo ter o domínio da situação financeira daempresa através de um sistema integrado é imprescindível. Isso possibilita conhecermelhor a saúde da organização e também a situação do mercado. Estabelecer uma

estratégia com base nos dados informatizados passa uma segurança maior para osgestores que precisam ter em mãos todas as informações para que se estabeleça umplano de ação efetivo. É preciso, porém, que o projeto de um sistema gerencial seja defácil adaptação e que traga o retorno compatível com o que foi investido. Para queocorra as mudanças esperadas todo o processo de implementação deve seracompanhado de perto pelos analistas, inclusive as limitações com relação ao uso dosistema por parte dos usuários que devem ser treinados e orientados a participar de todasas etapas do projeto.

Objetivos gerais

Verificar a possibilidade de implementar um sistema de informação gerencialintegrado que permita á empresa ter uma visão geral dos processos por setor e permitir aadaptação dos colaboradores através de um sistema customizado.

Objetivos específicos

Para atender aos objetivos gerais precisamos atender aos seguintes objetivosespecíficos:

Entender como a implantação de um novo sistema pode ajudar a empresa;

Analisar os aspectos de mudança em tempo de execução;

Identificar e acompanhar as mudanças de comportamento dos usuários comrelação aos novos sistemas instalados;

Comparar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com