TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Sistemas

Casos: Projeto De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

ORM : Object Relational Mapper

FONTE: http://www.devmedia.com.br/orm-object-relational-mapper/19056

ORM ou mapeador objeto relaciona, é um tipo de ferramenta muito utilizada hoje em dia, com o propósito de unir o mundo orietado a objetos e o mundo relacional.

ORM (Object Relational Mapper) é uma técnica de mapeamento de objeto relacional que permite fazer uma relação dos objetos com os dados que os mesmos representam. Ultimamente tem sido muito utilizada e vem crescendo bastante nos úttimos anos.

Este crescimento, tem se dado principalmente pelo fato de muitos desenvolvedores não se sentirem a vontade de escrever código SQL e pela produtividade que esta técnica nos proporciona. Existem ótimos ORM´s como Hibernate, NHibernate, Entity Framework e etc.

Tudo começa como mostrado na figura acima, existem 2 mundos: o relacional e o orinetado a objetos, no mundo relacional prevalecem princípios matemáticos com a finalidade de armazenar e gerenciar corretamente os dados, de forma segura e se trabalha com a linguagem SQL que é utilizada para dizer o banco de dados “O QUE?” fazer e não como fazer. Já no mundo orientado a objetos, trabalhamos com classes, métodos ou seja, trabalhamos fundamentados na engenharia de software e seus princípios que nos dizem “COMO” fazer. O ORM é justamente, a ponte entre estes dois mundos, ou seja, é ele quem vai permitir que você armazene os seus objetos no banco de dados, para isto fazendo um mapeamento dos seus objetos para as tabelas do banco de dados.

A figura acima, nos faz ter uma ideia de como o ORM trabalha. Ele faz o mapeamento da sua classe para o anco de dados e cada ORM tem suas particularidades, para gerar o SQL referente a inserção do objeto que corresponde a uma tabela no banco de dados e realizar a operação. Utilizando um ORM, também se ganha produtividade, pois deixa-se de escrever os comando SQL para deixar que o próprio ORM, faça isto por você.

Bom Pessoal, chegamos ao fim deste nosso artigo. Espero ter ajudado e contribuído de alguma forma para o crescimento profissional de cada leitor. Um abraço e até a próxima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com