TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de viabilidade econômica financeira

Por:   •  20/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Introdução        

1.  Características do Negócio        

2.  Consumidor        

3.  Fornecedor        

4. Concorrentes        

5.  Equipe de trabalho        

6.  Produtos e serviços        

7.  Estratégia competitiva        

8.  Plano de marketing e comercialização        

9.  Projeto de viabilidade econômica financeira        

9.1.  Investimentos        

9.1.1.  Planilha de investimento        

9.1.2. Plano de Produção e Faturamento        

9.1.3. Faturamento        

9.1.4. Custos        

9.1.5. Demonstração dos resultados        

9.1.6. Indicadores econômicos        

9.1.6.1. Índice de lucratividade        

9.1.6.2. Índice de rentabilidade        

9.1.6.3. Ponto de equilíbrio        

Conclusão        

Anexos        

Anexo 1. Panfleto de marketing da empresa        

Introdução

Para implantar um empreendimento é ideal elaborar um plano de negocio que é um material informativo que possibilita uma análise da viabilidade do empreendimento. Os dados apresentados são extraídos de pesquisas de mercados de diversos aspectos tais como clientes, concorrentes, identificação das vantagens competitivas, analise detalhado do setor entre outros.

O Plano de Negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento do negócio de forma escrita. O plano será apresentado com base em estudos e observação de empreendimentos já existentes na região. Assim, será elaborado um plano detalhado, visando organizar as informações a fim de confirmar a viabilidade do negocio.

É importante mencionar que o plano de negocio é utilizado tanto para quem quer implantar um negocio quando para a elaboração de um planejamento de empresas já constituídas.

A empresa da qual faremos o plano de negocio, será constituída através da sociedade de Danilo Gonçalves, Gislaine Ouriques, Juliana Locks, Marcelo Salvador, Thiene Antunes e Vanessa Marcondes. Após a conclusão do plano será feita uma análise na qual definirá a implantação do negocio, primeiramente serão obedecidas todas as partes burocráticas do registro da mesma.

1.  Características do Negócio

O ramo de atividade será prestação de serviço. Serão oferecidos serviços de diarista em domicílios e empresas, através de um tele-atendimento com sede em uma sala comercial, situada na Avenida Marcolino Martins Cabral número 195 sala 2, a fim de atingir a todos os públicos alvos.

Quanto à análise de mercado, na região em que a empresa será implantada não há empreendimento específico nesse segmento. Apenas o mercado informal.

Considerando as principais ameaças pode se dizer que, a sazonalidade representa uma ameaça para esse tipo de segmento, pois haverá mais demanda em datas comemorativas, enquanto que no decorrer das atividades o movimento provavelmente será imprevisível.

Em relação à localização e a instalação do negócio há de se considerar:

  • A sede da empresa não necessitará localizar-se em área comercial movimentada, pois a empresa possui tele-atendimento, além de dispor de um plano de marketing, no qual envolve propagandas em rádios, panfletos e carros de som;
  • Deve ter um bom acesso rodoviário, pois acredita-se que os clientes em potencial são pessoas de poder aquisitivo variados e uma parte deles possivelmente terão veículos próprios;
  • O estado do imóvel tem que estar em boas condições, não precisando ser muito sofisticado;
  • Quanto à facilidade de acesso tem que ser muito boa;
  • Histórico do local não é muito relevante;
  • O preço do aluguel teria que ser razoável de preferência mais barato possível;
  • A existência de serviços urbanos seria necessário;
  • O tempo do contrato de aluguel não influenciaria muito pelos mesmos motivos estabelecidos quanto a área comercial;
  • A existência de transporte público trafegando no local seria bem interessante.

A empresa não necessitará de espaço físico muito amplo, apenas o necessário para o atendimento ao cliente; que terá a disposição um balcão, e gôndolas para a armazenagem dos produtos de limpeza em geral.

2.  Consumidor

O público alvo é bem amplo envolvendo toda a população economicamente ativa. Os principais clientes serão do município de Tubarão e de toda região da Amurel. Conforme observado nos municípios não há empresas que prestam esse tipo de serviços por esse motivo à necessidade de atender as demais regiões além de Tubarão.

Como já foi mencionado anteriormente a sazonalidade é uma ameaça à empresa e será trabalhada no plano de Marketing com propaganda e posteriormente com o pós venda, onde iremos utilizar a implantação de um cadastro de clientes nos quais estaremos oferecendo nossos produtos em datas estratégicas como, por exemplo, fim de ano, festas de empresas e festas em geral.

        

3.  Fornecedor

A escolha de fornecedores se dará mediante a pesquisa de preço que serão realizadas antes de qualquer compra. A principio nossos fornecedores serão as empresas especializadas em produtos de limpeza em geral e os supermercados da região, dentre eles os que mais se destacam com relação a preço são: Angeloni, Giassi, Althoff.

A definição entre os fornecedores será definida também pelas condições de pagamentos que esses proporcionarão, levaremos em consideração a questão do atendimento e a facilidade de acesso em relação ao ponto comercial em que nossa empresa estará instalada. Outro fator importante a ser considerado é a pontualidade nas entregas e o fundamental que seria a qualidade em seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com