TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Integrados Multidisciplinares

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.687 Palavras (15 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação

COWORKING

ARTUR NOGUEIRA

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação

COWORKING

HELEN CRISTINA MORAES SANTOS

 RA:  2103423

Gestão de Tecnologia da Informação – 1º Semestre


RESUMO

A evolução tecnologia trouxe novas a maneira de se trabalhar tornando o ambiente de trabalho mais flexível. Um dos novos modelos de ambiente de trabalho é o coworking. Com o auxilio de conceitos e técnicas da Organização de Computadores, Princípios de Sistema de Informação e Comunicação Aplicada, foi desenvolvido um projeto de um espaço coworking, no qual profissionais de pequenas empresas, autônomos e freelancers possam trabalhar e desenvolver suas atividades. Desta forma, este trabalho contribui da a disseminação do conhecimento sobre Coworking no Brasil.

Palavra-chave: Espaço Coworking. Ambiente Colaborativo. Tecnologia da Informação.

ABSTRACT

The evolution of technology has brought new ways of working, making the work environment more flexible. One of the new working environment and coworking models. With the help of concepts and techniques from Computer Organization, Information System Principles and Applied Communication, a project was developed for a coworking space, in which professionals from small businesses, self-employed and freelancers can work and develop their activities. In this way, this work contributes to the dissemination of knowledge about Coworking in Brazil.

Keyword: Coworking Space. Collaborative Environment. Information Technology.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1.        Sistema da Informação        6

2.1.1.        Conceito        6

2.1.2.        Aplicação às Organizações e Espaços Coworking        8

2.2.        Organização de Computadores        9

2.2.1.        Estrutura e Funcionalidade        9

2.2.2.        Aplicação a Empresas e Coworking        11

3.        Espaço Coworking        11

3.1.        Conceito e Origem        12

3.2.        Vantagens do Espaço Coworking        13

3.3.        Coworking Brasil        13

3.4.        Projeto Coworking        14

4.        CONCLUSÃO        17

5.        REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

A transformação tecnológica constantemente viabiliza mudanças na economia e na sociedade. Como por exemplo a Revolução Industrial, Globalização e mais recente a evolução da internet. Essas transformações geram novas maneiras da comunidade se comunicar, viver e alteraram complementa o contexto produtivo e modo de trabalhar. (KRAWULSKI, 2015)

Esta evolução da tecnologia trouxe uma mobilidade digital aos profissionais, permitindo que este trabalhasse remotamente de qualquer lugar. Nesta mesma linha, surgiu o modelo de ambiente coworking ou ambiente de trabalho compartilhado (GONÇALVES, 2020).

O espaço coworking oferece maior oportunidade de inovação, desenvolver uma maior rede de networks entre os participantes desse ambiente, possibilita e incentiva a inovação, aproxima estes participantes com a vida pessoal (JACKSON, 2013; MESQUITA, 2016).

Para Munhoz (2013), O espaço coworking corrobora com a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento de pequenas empresas de organizações. Como também no desenvolvimento de atividades de profissionais autônomos e freelancer, uma vez que conecta diferente pessoas em um ambiente colaborativo, permitindo novos insight.

No entanto, o desenvolvimento de espaços coworking ainda são embrionários no país. Assim, viu-se a necessidade de desenvolver um projeto difundir esse modelo de ambiente de trabalho no Brasil. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de desenvolver tal ambiente de trabalho, com o uso da tecnologia da informação, para oferecer um local de trabalho alternativo, inovador e inspirador aos profissionais autônomos, empreendedores, freelancers e demais membros da sociedade.

Para alcançar este objetivo, o presente trabalho foi divido em três partes, a saber: a primeira sendo esta, a qual irá apresentar o tema e o problema tratado neste trabalho; na segunda parte será discorrido sobre a fundamentação teórico e o projeto Coworking, abordando o conceito de coworking, organização dos computadores e sistema de informação; quanta a última parte, será discorrido sobre a conclusão do trabalho.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  Sistema da Informação

Com a evolução tecnológica, o uso de Sistema de Informações (SIs) se tornou imprescindível para uma organização sobreviver em um ambiente de competitividade. Ou seja, o SI “torna-se um recurso decisivo na vida dos gerentes, uma vez que viabilizam a elaboração das estratégias, modelam as novas estruturas e influenciam o comportamento das pessoas nas organizações” (SENGER et al, 2005, p. 16).

Dessa forma, nessa sub parte, será discutido a conceitualização de Sistema de Informação para então a sua aplicabilidade nas organizações e nos ambientes de trabalho colaborativo.

  1. Conceito        

Para Mozar (2005), o SI é um conjunto de equipamento relacionado entre si que permite a coleta, o processamento, armazenamento e distribuição de informações, o qual permiti estabelecer um fluxo de trabalho e rotinas de uma organização.

No entanto, o SI depende de outros integrantes para entregar informações úteis aos usuários, que são pessoas, hardware, dados de informações brutas, software e outros componentes. (MORAIS, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (520.6 Kb)   docx (202.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com