TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de implementação de um sistema de informação no CRAS - Assistência Social

Projeto de pesquisa: Proposta de implementação de um sistema de informação no CRAS - Assistência Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta acerca da implementação de um sistema de informação nos CRAS’s – Centro de Referência da Assistência Social nos municípios, como forma de dinamizar o atendimento realizado pelo assistente social nestas unidades referenciadas.

A sugestão dada pela diretora do CRAS foi a utilização de tecnologias da comunicação e da informação para que se possa produzir e articular informações que são fundamentais para agilizar o acesso aos dados dos usuários que fazem parte dos programas sociais, bem como o compartilhamento de informações sobre os atendimentos, onde facilitará a tomada de decisão sobre os encaminhamentos a serem realizados.

O CRAS é uma unidade que necessita de uma equipe mínima para a execução dos serviços e ações nele ofertados, sendo apenas quatro Assistentes Sociais, o Psicólogo e a Diretora sendo possível assim realizar um trabalho mais proveitoso, facilitando assim a socialização dos mesmos em prol de ações a serem desenvolvidas na unidade.

Como problemática foi identificada o déficit no que se refere ao acesso as informações sobre os dados dos usuários, atendimentos realizados. Também percebeu-se a necessidade de um banco de dados que permitisse o cruzamento de informações e que gerasse relatórios conforme as necessidades decorrentes da atividade desenvolvida.

Mesmo já se utilizando de recursos tecnológicos para a realização de algumas atividades, ainda faz-se necessário um Projeto de construção e instalação de um Sistema de Informação como instrumento facilitador para agilizar o trabalho do Assistente Social junto a unidade.

Sendo assim, o desafio terá como meta elaborar uma proposta que venha contribuir como resolutividade para todos os problemas inseridos no contexto profissional.

2 JUSTIFICATIVA

O CRAS é unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que tem por objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e risco social no seu território de abrangência. Sua missão é atender de forma integral as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básica, com vistas ao empoderamento, autonomia e qualidade de vida. E é um serviço composto por uma equipe de trabalho multidisciplinar que visa atender de forma equânime o cidadão e sempre buscando alcançar as metas propostas.

Como os CRAS’s trabalham diretamente com inúmeras famílias, vários projetos socais e necessitam de muitas informações para se chegar com mais segurança e rapidez as informações dos usuários que fazem parte desses programas foi que foi pensado na implantação de um sistema de informação que facilite o trabalho desses profissionais a chegar de maneira mais ágil e confiável nos dados dos usuários.

O CRAS é o lugar que dá as famílias a possibilidade, geralmente, do primeiro acesso no que tange seus direitos socioassistenciais e, desse modo, à proteção social. Pensando nisso buscou-se lançar mão de uma proposta que auxilie o Assistente Social no uso das suas atribuições. Sabendo que o uso da informação é um dos elementos necessários para à boa gestão, acredita-se que sendo assim, todos os profissionais que trabalham na proteção básica devem zelar para que as informações sejam prestadas com fidedignidade, transparência e no prazo estipulado.

Com as mudanças existentes no mercado de trabalho devido aos avanços tecnológicos de informação vêm modificando e reconfiguram o processo de reprodução das forças de trabalho, isso decorrentes da dinamicidade desse processo.

Para Stoner (1999 apud PRADES, 2004, p. 287) somente com informações precisas e na hora certa os administradores podem monitorar o progresso na direção de seus objetivos e transformar os planos em realidade.

A Tecnologia da Informação e da Comunicação pode ser um fator decisivo para o sucesso da organização, pois contribui de forma rápida e flexível gerando resultados positivos. Para Carvalho (2009, p. 38), “focalizando seus investimentos em tecnologia nas áreas mais importantes, certamente estarão no caminho certo para obter um excelente desempenho, meta principal de qualquer organização”.

O objetivo deste trabalho visa mostrar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação, por meio de ações governamentais, transformam os cidadãos e as cidades através de sistemas computacionais, contribuindo com o trabalho realizado nos CRAS’s e com os profissionais que faram uso dessa nova ferramenta que irá dinamizar no atendimento realizado.

Sabemos que as tecnologias de informação no cenário global cada dia ganham mais espaço. Na esfera do Serviço Social, embora já exista estudos relacionados com esse tema, é possível considerar que as tecnologias da informação ainda se encontrem em um estágio de implementação, como é o intuito desse projeto. O profissional em Serviço Social, de maneira geral, tem muita resistência em fazer uso dessas tecnologias.

Contudo, acreditamos, conforme já nos colocamos, que esses profissionais precisam dominar a construção e a utilização das tecnologias de informação e da comunicação, o que deveria ser implantado e exigido nos cursos de graduação, uma vez que deveriam favorecer o debate temático, e mais ainda, ser incluídos em seus currículos disciplinas para que seja contemplada essa discussão.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação corroboram e exerce um impacto na estrutura e processos organizacionais, causando efeitos na metodologia de trabalho, no perfil da mão-de-obra e nas novas formas de gerenciamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com