TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA OBRAS VERTICAIS COM BASE NA ISO 14.000

Por:   •  14/8/2015  •  Monografia  •  7.097 Palavras (29 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 29

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS[pic 1]

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA OBRAS VERTICAIS COM BASE NA ISO 14.000

Diego Henrique de Oliveira Duarte

Fernando Henrique Faria do Amaral

Goiânia

2014


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA [pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA OBRAS VERTICAIS COM BASE NA ISO 14.000

Diego Henrique de Oliveira Duarte

Fernando Henrique Faria do Amaral

[pic 3]

Goiânia[pic 4]

2014


PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA OBRAS VERTICAIS COM BASE NA ISO 14.000

Diego Henrique de Oliveira Duarte[1]

Fernando Henrique Faria do Amaral¹

Regina de Amorim Romacheli[2]

RESUMO

O conceito de uma gestão sustentável para a indústria da construção civil ainda não é muito difundido, porém muitas empresas preocupam-se com esta questão para equacionar suas demandas ambientais, padronizar seu processo produtivo, reduzir custos de produção e melhorar sua imagem. O presente trabalho propõe apresentar um modelo de gestão ambiental com foco nos aspectos ambientais, metas e medidas de controle em relação aos impactos ambientais de uma obra de construção vertical, norteando o planejamento ambiental com base na norma NBR ISO 14001.

Palavras-chave: Construção sustentável; planejamento; gestão; NBR ISO 14001.

[pic 5]

ABSTRACT

The concept of a sustainability management for the construction industry is still not very widespread, but many companies are concerned about this issue to equate their environmental (ambiental) demands, standardize their production processes, reduce costs and improve its image. To improve this situation, one can have sustainability initiatives and environmental conservation in various (many) stages of the production process. This paper proposes to present a model of environmental management developed by the authors themselves, focusing mainly on (aspect) environmental, goals and control measures for the environmental impacts of building work based on the standard ISO 14001.

Key-words: Sustainable construction; planning; management; ISO 14001.


INTRODUÇÃO

Desde o ano de 1992, com o ECO 92, a engenharia ganhou um novo desafio: planejar, operacionalizar e viabilizar as suas obras com uma nova variável, as suas interferências com o meio ambiente. Com a nova ideologia do desenvolvimento sustentável, que propõe “satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer as necessidades das futuras gerações” (ONU,1992), houve então, o desenvolvimento de novas técnicas de gerenciamento e planejamento da construção civil, que tivessem como foco a redução dos impactos ambientais gerados, principalmente no que tange a gestão de resíduos sólidos e a redução do uso de recursos naturais.

Várias empresas conseguiram se adaptar e fizeram do desafio um diferencial de mercado, garantindo construções com qualidade técnica, ambiental e de segurança do trabalho, e ainda, geridas a um custo menor, devido à redução de desperdícios promovida. Os engenheiros então, precisam se atentar para essas novas mudanças da forma de se trabalhar, e aprimorar a percepção do empreendimento a ser executado como um todo quer seja, do ponto de vista técnico, ambiental ou social. Aprofundar o estudo nesta área do conhecimento é, não somente uma oportunidade de conhecer novas técnicas de gestão, mas também uma necessidade urgente de mudanças de paradigmas no trabalho do engenheiro.

Este artigo tem como objetivo principal propor um sistema de gestão ambiental aplicado à construção civil, que permita com que as construtoras de pequeno porte, mesmo com as limitações econômicas e financeiras, possam por meio de técnicas simples, adequar-se aos requisitos intrínsecos da norma ISO 14.000, reduzindo os seus impactos no meio, minimizando o uso de recursos naturais e ainda, otimizando os custos das obras.

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente artigo foi subdividido em duas etapas, sendo a etapa bibliográfica constituída por levantamento de informações em artigos científicos recentes sobre o tema, disponibilizados em sites de pesquisa científica. A parte experimental buscou coletar informações reais das etapas de uma obra, que permitiu observar os aspectos e impactos ambientais relacionados a atividade. Em seguida, foi proposta uma planilha com a determinação das metas e medidas para cada etapa da obra, objetivando promover uma melhor gestão do engenheiro em obras de construção civil.

A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA ECONOMIA NACIONAL

A indústria da construção civil ocupa posição de destaque na economia nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Dados recentes indicam que o macro complexo da construção civil responde por 15% do PIB nacional (CONSTRUBUSINESS, 2003 apud SOUZA et al, 2004). O autor defende que, além desta participação direta no PIB, destaca-se também o grande contingente de mão-de-obra direta empregada, que corresponde a 3,92 milhões de empregos, sendo o maior setor empregador da economia nacional.

Esse crescimento imobiliário, somado a ocupação desordenada da população do planeta, as altas densidades demográficas nos centros urbanos, junto ao desenvolvimento econômico mundial contribuem para o aumento da geração de resíduos sólidos provenientes da construção civil. (GRADIN, et al 2009)

Segundo Morais (2006) não existia uma grande preocupação com a preservação ambiental até a década de 70. Hoje, entretanto, virou uma preocupação das sociedades, estados e iniciativas privadas. A implementação de um modelo de gestão ambiental adequado a um empreendimento requer estudos que devem ser iniciados desde a concepção do projeto, na fase de planejamento, passando pela sua construção e avançando continuamente durante toda a sua ocupação (GRADIN et al 2009; FLORIM, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.7 Kb)   pdf (299.8 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com