TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova UNOPAR Ética e Moral

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalho de Conceitos da Administração Pública apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de:

Economia no Setor Público;

Fundamentos da Gestão Pública;

Ética, política e sociedade;

Gestão de pessoas;

1 INTRODUÇÃO

Administração em de administrar, dirigir, gerenciar bens e serviços seja ela pública ou privada. A Administração Pública é o conjunto de decisões e operações mediante as quais o Estado e outras entidades públicas procuram, dentro das orientações gerais traçadas pela política e diretamente ou mediante estímulo, coordenação e orientação das atividades privadas, assegurar a satisfação regular das necessidades coletivas de segurança e bem-estar dos indivíduos, obtendo e empregando racionalmente para esse efeito os recursos adequados1 (Caetano, 2001). Essas decisões são baseadas através de toda uma política, orientações, gerenciamento e medidas que são traçadas juntamente com recursos disponíveis para conseguir alcançar objetivos. Graças à ênfase na Administração Científica, onde o seu contexto histórico pôde influenciar gestões atuais para melhor efetividade das empresas a gestão pública trás consigo toda uma política de gestão baseada na eficiência e eficácia que é dada a responsabilidade a pessoas para conseguir alcançar os objetivos com controle dos recursos disponíveis, logo veremos que é necessário ter a Gestão de pessoas presente nas empresas, pois a Gestão de pessoas é o estímulo e preparação dos colaboradores para manter tudo em perfeito equilíbrio. A Gestão de Pessoas que mostra toda a importância da Cultura Organizacional, bem como a valorização humana onde há toda uma preparação e capacitação dos funcionários. Verificaremos como a participação a Economia no Setor Público funciona e quais são os conceitos, como o Estado participa na economia, quais são as suas funções na economia e se essas ações e participações socioeconômicas e econômicas do Estado assim como a sociedade como um todo estão de acordo com a definição de Ética.

2 ADMINISTRAÇÃO

A palavra “Administração” vem do latim ad (Direção, tendência para) e “Minister (subordinação, obediência), significando aquele que realiza uma função, um serviço, sob um comando, para o outro, estando frequentemente associada à função controle (CHIAVENATO, 1993).

A administração é bem clara e eficaz se entendermos pelo lado de que nada mais é do que uma ação que é tomada por um objetivo e através de pessoas que se é possível haver todo o processo de planejamento, organização e controle dos recursos e insumos necessários para obter êxito por intermédio do gerenciamento de bens e serviços, bem como ter a responsabilidade de utilizar dos recursos disponíveis para ter a realização de metas.

2.1 GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA – DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS.

A diferença entre essas gestões é simples: A finalidade. Um exemplo simples e rotineiro é que a Gestão Privada visa o lucro, a palavra chave para a propriedade privada, enquanto por outro lado a Gestão Pública visa o bem-estar comum, o interesse público. No entanto, podemos verificar que a Gestão Pública está ficando mais semelhante com a Gestão Privada, atualmente há várias empresas públicas de Economia Mista, por exemplo, a PRODEB (Companhia de Processamentos de Dados do Estado da Bahia).

A semelhança entre essas gestões é que ambas utilizam: Processos Administrativos. Ambas aplicam no seu âmbito organizacional: planejar, organizar, dirigir e controlar. Apenas a aplicação desses processos administrativos que é diferente, tendo em conta que a finalidade das mesmas é divergente. Como também utilizam técnicas que motivação e estímulo a competição para haver maior rentabilidade do trabalho, essa técnica foi atribuída a Gestão Pública atualmente.

É muito comum escutar que a distinção entre essas gestões é a partir do momento de admissão e demissão, mas ainda há mais distinções. A Gestão Pública tem a finalidade do bem-estar comum, enquanto a Gestão privada visa o lucro.

A partir do momento da criação das mesmas poderemos ver que já tem uma divergência, na Administração Pública o modo de criação é através de lei, a Gestão Privada é a partir de contrato/societário. A regra geral para a Administração Pública é fazer o que é permitido por lei, enquanto a Gestão privada se mantém no “fazer o que não é probido”. A Gestão Pública trata aos seus empregados com isonomia e por qualificação técnica, a Gestão Privada por personalização e experiência no mercado. A ênfase econômica também é um ponto a se ressaltar, a Administração Pública tem ênfase na macroeconomia já que é referente a orçamentos e verbas, enquanto a Gestão Privada tem ênfase na microeconomia, referente à contabilidade, custos e preços. Outro ponto a enfatizar também é o Organograma, a Administração Pública tem muitos níveis hierárquicos, é verticalizada e burocrática, na Gestão Privada ela é horizontal e flexível, sem dizer que tem menos níveis hierárquicos. A garantia de fundo do Estado é arrecadada por impostos, logo o Estado não vai à falência, já a Gestão Privada depende da eficiência organizacional.

2.2.1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS.

Planejar, para definir rigorosamente que resultados devem ser obtidos, estabelecer para a organização como os objetivos serão alcançados.

Organizar, para definir qual a execução de cada um para o êxito do planejamento, organizar nada mais é do que coordenar todos os recursos e insumos seja ele financeiros ou humanos, contanto que sejam estabelecidas prioridades e todo o acompanhamento de gestão em todo o período de realização do trabalho. É transformar o planejamento que é mais teórico, na organização que é a prática do planejamento, é manter tudo organizado enquanto está havendo a execução do planejamento.

Direcionar, para que o planejamento e a organização possam ser efetivos é necessário que um líder possa orientar as pessoas e conduzir a empresa no sentido de atingir os objetivos. Direcionar também é referente à autoridade, pois para Fayol era necessário ter um líder para exercer influência, eis que surgiram os níveis hierárquicos nas empresas.

E controlar, para determinar medidas de desempenho que é o que a empresa precisa para manter tudo em ordem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com