TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo para prova Organização, Administração Unopar

Por:   •  5/5/2015  •  Artigo  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO PARA ESTUDAR PARA PROVA

O que é organização?

R1: É uma coletividade formada por pessoas que tem a função de produzir bens e prestar serviços à sociedade, bem como atender as necessidades de seus participantes, e possui uma estrutura formada por indivíduos que se relacionam, colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e serviços.

R2: Organização é uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum.

Organização com fins lucrativos = empresas (lojas, supermercados, etc)

Organização sem fins lucrativos = igreja, exercito, ONGs, etc

Organização Formal: Divisão de trabalho, do poder, das responsabilidades, do centro de poder e substituição de pessoas.

Organização Informal: Agrupamentos naturais de pessoas em situações de trabalho, que se juntam em resposta as necessidades sociais e interesses comuns.

1º Setor: Aquelas que existem para servir a sociedade (público em geral (Órgãos governamentais Ministérios, secretarias)

2º Setor: Organizações de interesses privados (empresas) – obtenção de lucros.

3º Setor: Organizações de interesses públicos (sem fins lucrativos).

Eficiência: Palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Qto. Mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.

Eficácia: Palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Mais produtividade X economia dos recursos.

Ser eficaz é alcançar os objetivos organizacionais.

Ser eficiente é alcançar esses objetivos com mínimo de desperdício de recursos.

Ambiente das Organizações:  Interno e Externo (Operacional e Geral)

Administrar: Administrar é PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR.

O que é administração?

R: É o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.

Objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e , ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.

Habilidade Técnica - realização de serviço (conhecimento)

Habilidade Humana – Lidar com pessoas, comunicação, liderança, etc

Habilidade Conceitual – visão da organização como um todo (habilidade de pensar, solucionar problemas)

O que é uma Teoria?

As teorias da administração são ideias práticas que ajudam a entender e administrar organizações.

Abordagem Clássica: é a perspectiva pela qual profissionais e autores, buscam criar princípios racionais que tornassem as organizações mais eficientes – disciplina de administração.

Adm Cientifica: Taylor – pagar salários altos e ter baixos custos de produção; aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar as tarefas; empregados cientificamente selecionados; cordial, cooperação entre a administração e os trabalhadores.

Teoria Clássica: Fayol – A adm. Não é nem privilegio exclusivo nem encargo pessoal do chefe dos dirigentes da empresa, é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social ( Fayol, 1981, p26.) -

Organização, Liderança, Planejamento e controle.

Teoria Relações Humanas – tem como prioridade as preocupações com as pessoas e os grupos sociais.

Hawthorne – Experiência realizada para estudar o comportamento de funcionários em relação a iluminação na linha de produção.

Teoria Comportamental – Os indivíduos participam e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas. Ela tem sua ênfase na ciência do comportamento.

Teoria de Maslow – Motivação na qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis em uma pirâmide, em hierarquia de importância e de influencia {Fisiológicas (comer), Segurança (Segurança, física), Sociais (Afeição, companheirismo), Autoestima (reconhecimento), Autorealização (Satisfação pessoal)}.

Teoria dos 2 Fatores – Fatores Higiênicos (rodeiam as pessoas no trabalho) e Motivacionais (o individuo controla, esta relacionado com o conteúdo do cargo e das tarefas que a pessoa executa)

Teoria X e Y :  X= tradicional, mecanicista e pragmática

                  Y= estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano.

Teoria X – Homem preguiçoso, trabalha o mínimo, não tem ambição, trabalho sob supervisão, não assume riscos.(Deveria ser centralizador e rígido)

Teoria Y – Homem não evita o trabalho, gosta de assumir responsabilidades, tem autocontrole e autodisciplina (gestão mais flexível).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com