TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE TRÊS RIOS: ANÁLISE DA UBS CENTRAL

Por:   •  16/9/2021  •  Artigo  •  6.101 Palavras (25 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 25

ARTIGO ORIGINAL

SANTOS, Taiane Francisco Freire dos [1], ALMEIDA, Nelma de Siqueira [2]

SANTOS, Taiane Francisco Freire dos. ALMEIDA, Nelma de Siqueira. Qualidade do serviço público de saúde Três Rios: análise da UBS central. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 07, Vol. 11, pp. 72-92. Julho de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/analise-da-ubs

Contents [hide]

RESUMO

1. INTRODUÇÃO

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL

2.1.1 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

2.1.2 AS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF)

2.2 A SATISFAÇÃO DO CIDADÃO USUÁRIO DO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA

2.3 ACOLHIMENTO

2.3.1 CLIENTES DA REDE DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL E A BUSCA PELA QUALIDADE

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICE I – QUESTIONÁRIO APLICADO AOS CIDADÃOS

RESUMO

As UBS são estruturas organizacionais complexas, visto a natureza dos serviços prestados e a grande demanda que as cerca. Um bom atendimento nos serviços da saúde pública se atribui a diversos fatores. Tendo em vista estes aspectos, o presente trabalho tem por objetivo de estudo analisar e discutir a percepção dos usuários com relação a qualidade e humanização do atendimento dos serviços de saúde pública, realizando um estudo na cidade de Três Rios. Para a realização da pesquisa foi utilizada como metodologia a aplicação deum questionário contendo dez questões semiestruturadas. O questionário era opcional e sigiloso. Conclui-se a partir dos resultados que há muito a se fazer na área de saúde e que o comprometimento e acolhimento dos profissionais da área são de suma importância para o ganho de confiança por partes dos usuários.

Palavras-chave: Atendimento, Saúde Pública, Humanização, Qualidade.

1. INTRODUÇÃO

No Brasil, os desdobramentos históricos das últimas décadas, a malversação de recursos e a grande mídia e suas informações, fizeram com que a população busque explicações para os descasos e mau atendimento oferecidos pelas organizações que prestam serviços de saúde pública (BERWICK, 1994).

Segundo Mezomo (1993), os funcionários do sistema de saúde possuem papel que gera grandes efeitos neste cenário, sua afetividade, parceria e boa conduta com a população em geral, geram tranquilidade em momentos de dor.

Todavia, o grande desafio está em fazer com que os serviços oferecidos sejam de qualidade e os profissionais atendam de maneira correta, de modo a passar confiabilidade em relação aos serviços prestados, onde o paciente/usuário se sinta apoiado e bem atendido. No atual cenário globalizado, a qualidade dos serviços de saúde pública tem sido amplamente divulgada e se tornando uma questão polêmica. Seja nos hospitais ou postos de saúde, o atendimento deve ser completo e coerente.

No entanto, surgem questionamentos em relação à qualidade do serviço de saúde no município de Três Rios e como este tem afetado a população.

Pelo exposto acima é preciso firmar parcerias fortes e efetivas que passem confiabilidade em relação aos serviços, tornando-os de qualidade. A análise bibliográfica foi desenvolvida principalmente com base nos trabalhos de Kotler (2000) e Garcia (2005).

Desta forma, é de grande relevância um maior conhecimento acerca do tema “atendimento qualificado na saúde pública”, bem como suas influências e contribuições na vida dos cidadãos e a boa gestão pública dos recursos da saúde.

Por meio dessa premissa, a recente pesquisa investiga como situação problema se os serviços prestados em saúde de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município de Três Rios (RJ) apresentam conjuntos de ações e serviços necessários para o alcance da qualidade do atendimento em saúde pública que o Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza na Lei 8080/90.

O presente estudo tem como objetivo geral analisar a prestação do serviço de saúde pública prestado em uma UBS Central do Município de Três Rios (RJ), analisando a satisfação e acolhimento através da opinião de usuários locais sobre o atendimento, bem como os resultados obtidos no pronto atendimento clínico e realização de exames. Para isso, forma realizadas entrevistas com 100 (cem) beneficiários dos serviços prestados pela UBS, ponderando a importância do bom atendimento na visão dos usuários locais de modo a unir a qualidade ao setor público visando à credibilidade. Onde a necessidade do bom e eficiente atendimento aos cidadãos se faz urgente.

Procede deste modo a produção do presente artigo, pretendendo contribuir para análise e descoberta da opinião dos cidadãos em relação aos investimentos e atendimentos na saúde pública do município.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL

Bertolli Filho (2002) explica que no período conhecido como Era Vargas (1930-1945), uma nova ordem na saúde foi instituída, cabendo ao estado o compromisso de zelar pelo bem-estar sanitário da população em geral. À população de baixa renda e necessitados em geral cabia aos hospitais filantrópicos que faziam os tratamentos sem cobrar. Apesar dos esforços, a administração de Vargas não conseguiu minimizar a falta de assistência médica à população. Em meados de 1953, ainda no governo Vargas, criou-se o Ministério da Saúde, entretanto a situação que abrangia a saúde pública coletiva no país ainda era muito precária. Faltavam funcionários, postos de atendimento, equipamentos apropriados e entusiasmo dos servidores/atendentes.

Por volta dos anos 80 e 90, no governo de José Sarney, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), cuja função é organizar regionalmente as ações do Ministério da Saúde e os serviços de saúde dos órgãos estaduais e municipais.

A criação do SUS está amparada pela lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com