TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de Qualidade Na Cidade do Rio de Janeiro: Segurança Publica e Cidadã

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE JORGE AMADO -UNIJORGE

MBA em Gestão de Projetos

Docente: Luiz Batista
Disciplina: Análise de Cenários

Data: 08/03/2017

Atividade: Produção textual

Indicadores de qualidade na cidade do Rio de Janeiro: Segurança publica e cidadã

O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com maior destaque internacional sobre a violência existente na capital. Além das suas belezas naturais, o Rio é conhecido pelo crime organizado dentro das favelas, pelo narcotráfico, facções que dominam o limite de todo o estado e que assombram a sociedade civil.

        Apesar da grande visibilidade que ocorre no estado, entre a sensualidade do samba e o terro das chacinas e do narcotráfico a intensidade da violência no Rio não é a maior do país

De acordo com o mapa da violência em 2016 no Brasil, os estados nordestinos apresentaram os maiores índices, liderado pelo estado do Rio Grande do Norte (OLIVEIRA, 2016). Apesar do Rio de Janeiro não está em guerra, vários sintomas do quadro atual são assustadores e chamam atenção para o destaque da cidade, confrontos violentos com grupos especiais da policia militar, exposição de armamento pesado e bélico, incidência de violência letal, por vez traz consequências desastrosa, como a acentuação da militarização, preconceito étnico e a intolerância em relação aos abusos dos direitos humanos.

A situação socioeconômica é um fator determinante para o risco de morte. Segundo Cano (1998), áreas degradadas, sem infraestrutura ou serviços urbanos, habitadas por população de baixa renda apresentam um alto índice de vitimização letal. Além disso, compõem esse cenário de violência os grupos étnicos, em especial de cor negra, o balanço realizado pela Faculdade Latino Americana, aponta a taxa de 62,5 homicídios de jovens negros para cada 100 mil habitantes na cidade do Rio de Janeiro.

A violência na cidade do Rio de Janeiro é um gargalho para o crescimento, visto que se manifesta no social, causando sérios efeitos na politica, comprometendo o associativismo e a cidadania. Há violência na cidade do Rio é hoje o maior desafio imposto à consolidação da democracia.

.

REFERENCIAS:

Mapa da violência 2014, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Flacso-Brasil, ano-base: 2012.

OLIVEIRA, Gabriel. Mapa da Violência 2016 mostra recorde de homicídios no Brasil: País ultrapassou a marca de 59,5 mil mortes violentas em 2014. Rio de Janeiro: O Globo. 2016. Disponivel em:< http://oglobo.globo.com/brasil/mapa-da-violencia-2016-mostra-recorde-de-homicidios-no-brasil-18931627 > Acessado em: 05 de março 2017.

CANO, Ignacio (1998), Análise Espacial da Violência no Município do Rio de Janeiro. Saúde e Espaço: estudos metodológicos e técnicas de análise. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com