TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO - ADMINISTRAÇAO – REVISÃO E REFORÇO ENADE

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTIONÁRIO - ADMINISTRAÇAO – REVISÃO E REFORÇO ENADE

Q.1 - O ponto de venda, conhecido como PDV, é o local aonde o show acontece. É nele que 81% das vendas, segundo fonte POPAI Brasil, acontece e por isto, a disputa das marcas por um espaço é grande. Neste sentido o Merchandising é fundamental, como material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores”. BLESSA (2005).

Quais são considerados materiais de merchandising usados no PDV:

I – Cartazes, displays, balões, adesivos de chão, gargalheira,folhetos, bandeirolas, móbiles, faixa de gôndola, stopper, woobler, take-one, balcão de degustação, totens, freezers adesivados e banners.

II – Folhetos, peças de decoração da loja, ilha de produtos, iluminação e arquitetura do PDV.

A) estão corretas somente as afirmativas I e II.

B) estão corretas somente a afirmativa I .

C) nenhuma afirmativa está correta.

Q.2 - A Starbucks anuncia o lançamento global do Starbucks Blonde Roast, café de torra clara, caracterizado pelo corpo suave e sabor adocicado e sutil. A variação traz mais uma opção à gama de cafés gourmet da empresa, que já comercializava os grãos nas variações torra média e torra escura. Desse modo, a marca amplia o alcance ao público com torras distintas para todos os paladares.

Outra novidade é o design das embalagens, que passa a dar destaque às diferentes classificações da torra: Starbucks® Dark Roast (torra escura), Starbucks Medium Roast (torra média) e agora, na mais nova versão, Starbucks Blonde Roast (torra clara). A mudança atende à solicitação dos clientes que tinham dúvidas na escolha do grão. “Identificamos, por meio de pesquisas, que os clientes compram o café com base no sabor e a torra é um indicador dessas preferências.

Para chegar ao resultado apresentado, um café de corpo mais leve, com sabor e finalização mais suaves, a Starbucks levou oito meses e testou mais de 80 receitas de diferentes combinações de grãos para chegar ao sabor exato de Veranda Blend (sabores chocolate e nozes) e Willow Blend (sabores citrico ou floral)™. A empresa realizou em todas as unidades da rede, uma ação pra que o cliente descubra qual o seu sabor preferido. Durante todos os dias um barista apresentou-se a disposição para esclarecer as dúvidas e ressaltar as diferenças de nuances de cada produto. Esta ação teve como objetivo coletar informações no PDV’s sobre a variação da bebida que mais agradou aos consumidores. A opção escolhida estará disponível em pacote com 250 gramas e o preço sugerido é de R$ 20,00.

Aponte qual é o nome da etapa de desenvolvimento de novos produtos que a Starbucks colocou em prática e que está em negrito no texto descrito acima.

1. Identificaçao de oportunidade

2. Geracao de ideias

3. Selecao e triagem de ideias

4. Desenvolvimento e teste de conceito

5. Desenvolvimento de produto – protótipo e testes

6. Projeto de produção do produto

7. Desenvolvimento do plano de marketing

8. Comercializacao e distribuição

9. Teste de mercado em praça e PDV’s específicos

10. Lançamento do produto

Q.3 - Para tirar o melhor proveito da experiência de compra, é necessário criar um ambiente interessante para que seu cliente tenha conforto ao passear pela loja. Isso será possível dispondo seus produtos de forma organizada e convidativa. A exposição do produto determinará a venda.

Assim sendo, um dos fatores fundamentais e determinante na estimulação das vendas é a correta exposição dos produtos, considerando o cuidado na preparação dos ambientes, a estratégia de divulgação eficiente e a preocupação com o bem estar de seu cliente. Quanto maior confortável o cliente estiver, maior a chance de comprar.

Muitos varejistas, tais como Tok Stok e MMartan utilizam técnicas do visual merchandising para atrair e aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. Em uma ambientação de loja indique quais aspectos do Visual Merchandising devem ser observados.

I – Design de um ambiente por meio de comunicação visual, uso de cores, iluminação, disposição dos produtos e mobiliário, ,decoração, música, aromas para estimular respostas emocionais e de percepção dos clientes e afetar seu comportamento de compra.

II - Distribuição física dos setores, as áreas necessárias para funcionamento, a análise do fluxo interno das operações e outros aspectos que visem a eficiência do atendimento na loja.

III – Dar destaque na apresentação das mercadorias em uma loja para estimular o interesse do consumidor e induzi-lo a compra

Em relação a essas afirmativas, é CORRETO afirmar que:

A) estão corretas somente as afirmativas I e II.

B) estão corretas somente as afirmativas II e III.

C) estão corretas somente as afirmativas I e III.

D) nenhuma afirmativa está correta.

E) todas as afirmativas estão corretas

Q.4– O posicionamento de um produto é um importante conceito de marketing que é construído a partir dos 4 P’s ou seja o mix de marketing. O case Havainas é famoso exemplo de mudança no posicionamento do produto . Quais foram as mudanças ocorridas no produto e que modificou até mesmo o seu tipo de PDV. Assinale a alternativa correta.

I – Modificaçoes no design do chinelo inserindo estampas e cores diferentes, comerciais usando modelos e famosos ligados ao mundo fashion, PDV’s mais sofisticados tais como lojas e quiosques em shoppings e um pequeno ajuste no preço.

II – Apenas mudanças no visual do produto incluindo estampas e cores e elevação do preço.

Q.5.Indique e relacione na tabela abaixo as ferramentas de marketing digital: Propaganda no formato rich media, Otimização de Sites,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com