TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a capacitação necessária para se abrir um negócio?

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 15

Qual a capacitação necessária para se abrir um negócio?

Relatório de pesquisa apresentado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como requisito de avaliação na disciplina Criação de Empresas.

Prof. Marlos Rocha de Freitas

UBERLÂNDIA

MAIO/2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

2.JUSTIFICATIVA

3.METODOLOGIA

4.REFERENCIAL TEÓRICO

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.CONCLUSÃO

7.ANEXO

8.REFERÊNCIAS

1. Introdução

Esse artigo compila informações relacionadas ao tema empreendedorismo, abordando vertentes relacionadas à sua definição, características de empreendedores, tratando de assuntos relacionados às suas competências e habilidades. Enfatizando quais são as capacitações que os empresários e empreendedores necessitam para abrir um empreendimento de sucesso.

Observa-se atualmente no mercado que o número de micro e pequenas empresas está aumentando demasiadamente, causando concorrências muitas vezes desleais, portanto torna-se necessário que o empresário possua um novo perfil para se sobrepor no mercado, um perfil empreendedor.

Ademais, complementando, Dornelas (2008) diz que empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.

Pode-se observar que, segundo Dornelas (2008), o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.Portanto, o empreendedor arisca e abre o seu negócio para seguir um sonho ou uma idéia, porém de acordo com o IBGE de cada dez empresas que abrem, seis fecham antes de completar 5 anos, evidenciando um número grande de empreendedores que abrem seus negócios e não conseguem dar continuidade.

Em vista dessa realidade observada, alguns erros de cunho administrativo podem ser os causadores do fechamento dos empreendimentos. Para explicar esse fato, Bonacim, Carneiro da Cunha e Corrêa (2009) afirmam que“muitas vezes o empreendedor não detém conhecimentos técnicos para a elaboração minuciosa de um plano de negócios, tanto em termos financeiros como estratégicos”, dizem também que o maior problema concentra-se no endividamento adquirido pelas empresas e por externalidades negativas não previstas pelos gestores, principalmente em decorrência da falta de planejamento.

Em vista disso, observa-se que possivelmente o número de negócios que entram em decadência e chegam a falência seria menor caso os empreendedores estivessem devidamente capacitados na hora de empreender, no momento de colocar sua idéia em ação.

Com isso, surge a necessidade desse artigo, cuja função é responder à pergunta: “Qual a capacitação necessária para se abrir um negócio?”, ou seja, quais capacitações administrativas, quais cursos ou projetos seria interessante a pessoa participar para estar apto a entrar no mercado acirrado e competitivo do empreendedorismo.

2. Justificativa

Esse estudo parte da premissa que no contexto atual há um número ascendente de pessoas investindo em empreendimentos e que grande parte dos negócios fecham devido à má administração. Portanto, possui como intuito nortear pessoas que gostariam de obter mais informações sobre as capacitações necessárias para abrir um negócio, sejam elas pessoas que abriram ou abrirão negócios empreendedores ou pessoas que possuem interesse em conhecer mais sobre o assunto.

O resultado desse trabalho servirá de base para que se possa entender mais sobre as capacitações necessárias para empreender e consequentemente os leitores serem capazes de procurar as capacitações que serão mencionadas e obter maior sucesso em seus empreendimentos.

3. Metodologia

A fim de atingir o objetivo dessa pesquisa, foi usada a abordagem qualitativa, que de acordo com Seraponi, é uma abordagem subjetiva, exploratória, descritiva e indutiva (2000). Não se limitando somente a este tipo de abordagem, foi utilizada, em conjunto, a abordagem descritiva, que tem “como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relação entre variáveis.” (GIL, 2008, p. 28).

A coleta dos dados para a realização da pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, com empreendedores que possuem o seu próprio negócio, tendo em vista a amostragem por conveniência, que é a seleção de participantes baseando-se no fácil acesso a eles. (GIL, 2008, p. 94)

O estudo foi realizado com 15 empreendedores e, conforme as perguntas no apêndice desta pesquisa, foram selecionadas somente perguntas abertas para entrevistar, devido ao fato de poder obter um maior nível de informações advindas das respostas das mesmas.

A análise dos dados será feita pelos membros, podendo assim analisar cautelosamente as informações fornecidas pelos empreendedores. Assim, será possível chegar a conclusões a respeito das dificuldades que os empreendedores têm ao ingressar no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

4. Referencial Teórico

Desde a década de 1980 o empreendedorismo vem ganhando importância nas sociedades seguindo os avanços na tecnologia e cultura e resultando em um interesse da parte dos estudiosos que buscam, em diversas áreas, pesquisar sobre o tema e tentar entender a mente e as tendências dos empreendedores (BONACIM; CUNHA; CORRÊA, 2009).

Dornelas (2008) diz que empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Já Baggio e Baggio (2015)implementam tal conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com