TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual das alternativas abaixo melhor define Capacidade?

Por:   •  29/5/2015  •  Exam  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

Questões – Atividade de Gestão de Operações

Andressa Vicente Bezerra

Cassiane Araujo Silva

Felipe Pereira Mota

Leticia Rodrigues Silva

  1. Qual das alternativas abaixo melhor define Capacidade?

  1. Acumulação armazenada de recursos naturais em um sistema de transformação.
  2. Conjunto de atividades que tem ponto inicial e estado final definido e persegue uma meta.
  3. Quantidade máxima de operações realizadas em um espaço de tempo que o processo pode realizar em condições normais. O uso mais comum do termo capacidade é no sentido estático, físico, do volume fixo de um recipiente ou do espaço em um edifício. Este significado da palavra às vezes também é usado por gerentes de produção. Por exemplo, um fabricante de produtos farmacêuticos pode investir em novos reatores de capacidade de 1.000 litros, uma empresa de investimentos em propriedades compra um estacionamento com capacidade para 500 carros no centro da cidade e um cinema múltiplo (multiplex) é construído com dez telas e uma capacidade total de 2.500 lugares. Enquanto estas medidas de capacidade descrevem a escala dessas operações, elas não refletem suas capacidades de processamento. Para fazer isso devemos incorporar a dimensão tempo adequada para o uso dos ativos. Desta forma, o gerente de produção da empresa farmacêutica tratará do nível de produção que pode ser conseguido usando os reatores de 1.000 litros. Se a cada hora pode ser produzida uma batelada de produtos-padrão, a capacidade de processamento planejada pode ser equivalente a 24.000 litros por dia. Logo, a definição da capacidade de uma operação é o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo, que o processo pode realizar sob condições normais de operação.
  4. Habilidade de uma operação em alterar seu nível de saída ou volumes de produtos ou serviços ao longo do tempo.
  5. Habilidade de uma operação em responder rapidamente e a custo baixo a mudanças de requisito do mercado.
  1. Das alternativas abaixo a que define Planejamento e Controle de Capacidade é:
  1. A Tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder a demanda. Isto normalmente significa decidir como a operação deve reagir a flutuações na demanda. Apresentamos este assunto no Capítulo 6, onde examinamos as mudanças de longo prazo na demanda e as estratégias alternativas de capacidade para lidar com essas mudanças. Essas estratégias diziam respeito a introduzir (ou eliminar) incrementos grandes de capacidade física. Chamamos esta tarefa de estratégia de capacidade de longo prazo. Neste capítulo tratamos de um período de tempo menor, no qual as decisões de capacidade são tomadas principalmente dentro das restrições dos limites da capacidade física estabelecidos pela estratégia de capacidade da operação de longo prazo.

Capacidade de médio e curto prazo:

Tendo definido a capacidade de longo prazo, os gerentes de produção devem decidir como ajustar a capacidade da operação no médio prazo. Isto normalmente envolve uma avaliação da demanda futura em um período de 2 a 18 meses, durante o qual o volume de produção pode ser variado, por exemplo, alterando o número de horas que os equipamentos são usados. Na prática, entretanto, poucas previsões são exatas e a maioria das operações também precisa responder a mudanças na demanda que ocorrem em um período de tempo menor. Hotéis e restaurantes apresentam variações de demanda inesperadas e aparentemente aleatórias de uma noite para a seguinte, mas também sabem pela experiência que determinados dias são mais movimentados do que outros. Desta forma, os gerentes de produção também devem fazer ajustes de capacidade de curto prazo, que lhes permitam flexibilizar o volume produzido por um curto período, seja com base em previsões (por exemplo, os caixas de bancos sempre estão ocupados no horário do almoço) ou sem aviso (por exemplo, em um dia quente e ensolarado em um parque temático).

  1. Forma simples de pensar a respeito de recursos da empresa.
  2. Abordagem de melhoramento de desempenho que presume mais e menores passos de melhoramento incremental.
  3.  de cálculos que ajudam as operações a realizarem cálculos de volume e tempo.
  4. Gestão de capacidade que tenta manter a produção de uma operação constante, independente da demanda.
  1. São aspectos que podem ser afetados em caso de planejamento e controle de capacidade.

  1. Os custos serão afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda (ou nível de produção, se isso for diferente). Níveis de capacidade excedentes à demanda podem significar sub-utilização de capacidade e, portanto, alto custo unitário.
  2. Qualidade dos bens ou serviços pode ser afetada por um planejamento de capacidade que inclui grandes flutuações nos níveis de capacidade, através da contratação de pessoal temporário, por exemplo. O pessoal novo e a interrupção do trabalho rotineiro da operação aumentariam a probabilidade de ocorrência de erros.
  3. Estratégia de Operações
  4. Confiabilidade do Fornecimento também será afetada pela proximidade dos níveis de demanda e de capacidade máxima da operação. Quanto mais próxima à demanda estiver da capacidade máxima da operação, tanto menos capaz esta será para lidar com interrupções inesperadas e menos confiáveis seriam seus fornecimentos de bens e serviços.
  5. Mapas de Processo

Estão corretas:

a) i,ii e iii

b) i,iii,v

c) ii,iii e iv

d) i, ii, v

e) i,ii e iv

4.  São aspectos bases de medição do grau de eficácia geral do equipamento (OEE):

a) Grau de disponibilidade, eficiência e utilização.

b) Taxa de produção, capacidade disponível e tempo de ciclo.

c) Tempo que o equipamento está disponível para operação, qualidade dos produtos e/ou serviços que produz e velocidade ou taxa de atravessamento do equipamento. Eficácia geral de equipamento é calculada multiplicando-se uma taxa de disponibilidade por uma taxa  de desempenho (ou velocidade) multiplicada por uma taxa de qualidade. Parte da redução na capacidade disponível de um equipamento é causada por trocas (set-ups, quando um equipamento ou processo está sendo preparado para a próxima atividade) e por quebras de equipamento, quando a máquina necessita de reparos. Alguma capacidade é perdida por perda de velocidade quando um equipamento está ocioso (por exemplo, quando temporariamente espera por trabalho vindo de outro processo) e quando o equipamento funciona abaixo de sua ataxa ótima de trabalho. Finalmente, nem tudo que é processado por um equipamento estará livre de erros. Assim, alguma capacidade é perdida por perdas de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com