TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a estrutura da microcirculação?

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Qual é a estrutura da microcirculação?

        A microcirculação é estruturada por arteríolas, capilares e vênulas. Referem-se aos menores vasos sanguíneos, os capilares e os linfáticos vizinhos.

2 – Quais são as diferenças estruturais entre artérias e arteríolas?

        As artérias são mais calibrosas, elásticas e carregam o sangue dos ventrículos para a circulação sistêmica. Já as arteríolas são ramificações das artérias e são bem menores, através das arteríolas o sangue é liberado para os capilares.

 3 – Qual é a função do esfíncter pré-capilar?

Estes esfíncteres são importantes para direcionar o sangue para os tecidos que mais precisam, reduzindo o fluxo para os tecidos inativos.

4 – Explique a vasomotricidade.         

É a capacidade de alterar o calibre do vaso sanguíneo.

5 – Quais são as características morfofuncionais dos capilares?

Estruturas de paredes finas, formada por camada única de células, circundada por uma lâmina basal.

• Diâmetro: 4 a 9micrômetros.

• Fendas intercelulares.

9+- 6 – Quais são as substâncias que se difundem pela membrana e quais as que se difundem pelos poros capilares?

O2, CO2 são muito lipossolúveis: atravessam prontamente as membranas endoteliais. Substâncias hidrossolúveis (água, glicose, aminoácidos) difundem-se pelas fendas intercelulares.

7 – Explique como ocorre a troca entre o sangue e o líquido intersticial.

        A troca de soluto e de gases ocorre por difusão simples.

8 – Explique os principais fatores que afetam a taxa de difusão através das paredes dos capilares.

        O2, CO2 são muito lipossolúveis: atravessam prontamente as membranas endoteliais

 • Substâncias hidrossolúveis (água, glicose, aminoácidos) difundem-se pelas fendas intercelulares

10 – Qual a diferença entre a filtração na parte arterial e venosa dos capilares?

Na extremidade arterial do capilar, a resultante da pressão de filtração tende a mover o líquido para fora dos capilares(pressão hidrostática capilar30a 40mmHg)

A baixa pressão na extremidade venosa do capilar altera o balanço das forças em favor da reabsorção (pressão hidrostática capilar10a 15mmHg). (9/10 dolíquidoéreabsorvido).

11 – Qual a função do sistema linfático? Explique de que forma este sistema permite o retorno de proteínas e líquidos ao sistema circulatório.

        Transporta líquidos dos espaços intersticiais para o sangue. Todos os linfáticos do corpo escoam para o ducto torácico ou para o ducto linfático direito e deles para o sistema venoso (junção da v. subclávia com a v. jugular interna)

O sistema linfático coleta a linfa, por difusão, através dos capilares linfáticos, e a conduz para dentro do sistema linfático. Uma vez dentro do sistema, o fluido é chamado de linfa, e tem sempre a mesma composição do que o fluido intersticial.

A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios  linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.

2

1 - Defina pressão sanguínea e explique porque as artérias e arteríolas são determinantes importantes da pressão sanguínea.

        Pressão do sangue circulante nas paredes dos vasos sanguíneos. A resistência vascular periférica exercida pelas artérias influencia na pressão sanguínea, que é determinada pelo diâmetro das arteríolas, as arteríolas controlam a resistência vascular periférica.·.

2 – Explique como o fluxo sanguíneo e a resistência periférica influenciam a pressão média.

        O fluxo sanguíneo é importante na pressão média, pois, como o aumento de débito cardíaco se aumenta a pressão média do sangue e a resistência vascular periférica se opõe ao fluxo do sangue.

3 – Como o sistema nervoso autônomo controla os vasos sanguíneos e a pressão arterial?

        Através do centro vasomotor, que está localizado na ponte e no bulbo. Que irá transmitir impulsos simpáticos ou parassimpáticos para o coração, medula, nervos.

 4 – Qual a função do centro vasomotor?

Transmite impulsos parassimpáticos através do nervo vago para o coração

Impulsos simpáticos através da medula e dos nervos simpáticos periféricos para todos os vasos sanguíneos

5 – Como o diâmetro arteriolar é controlado pelo sistema simpático?

        O diâmetro da artéria é controlado pela liberação tônica de noradrenalina. Liberação de noradrenalina sobre os receptores alfas.

6 – Explique o mecanismo pelo qual o sistema simpático aumenta a pressão arterial.

        O SNAS causa a vasoconstrição para aumentar a PA por meio de uma estimulação cardíaca e pela liberação das catecolaminas. Ativação da parte reticular cerebral, intensifica as áreas vasoconstrictoras e cardioaceleradoras .

7 – Como ocorrem os mecanismos reflexos de feedback dos barorreceptores, quimioreceptores e receptores de estiramento nos átrio e artérias pulmonares atuam no controle rápido da pressão arterial?

        Mecanismos reflexos de feedback.

Elevação da pressão >  Barorreceptores > Transmissão de sinais SNC > Sinais de feedback de volta à circulação pelo SNA > Redução da pressão ao nível normal.

Inibição da atividade simpática e estimulação da atividade parassimpática Vasodilatação das veias e arteríolas e redução da FC.

 8 – Como a isquemia pode influenciar a pressão arterial?

Redução do fluxo sanguíneo (isquemia cerebral) Excitação dos neurônios do centro vasomotor Pressão sistêmica arterial elevada. Devido ao acúmulo de CO2

3

1- Qual a função do trato urinário e dos rins?

        A função do trato urinário é produzir e eliminar a urina além de filtrar as impurezas do sangue que circulam pelo organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (294.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com