TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o projeto, o ciclo de vida do projeto, o propósito e planejamento

Seminário: Qual é o projeto, o ciclo de vida do projeto, o propósito e planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Seminário  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho de atividade prática supervisionada, abordaremos o que é um projeto, ciclo de vida de um projeto, objetivo e planejamento. Também exemplos de projetos, fases, diferença entre projeto, subprojeto e programa. Foi abordado quando realmente é a necessário a implementação do mesmo. O tema aqui pesquisado tem intuito de ajudar os alunos a desenvolver as atividades práticas supervisionadas.

2 ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Etapa 1

O que é um Projeto?

Com as recentes mudanças no mundo empresarial as organizações estão percebendo que o uso de gerenciamento de projetos é universal e essencial para a sobrevivência competitiva. O gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas gerencias, para desenvolver habilidades, capacidades individuais e conhecimento destinados a controle de eventos não repetitivos para pré-determinar tempo, custo e qualidade.

Projeto é um evento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e logica de eventos com inicio meio e fim com objetivo claro e logico. Projeto é um conjunto de ações, executado de maneira coordenada por uma organização transitória, com objetivo de tornar o trabalho com projetos mais eficientes.

O projeto pode atingir todas as pessoas de uma organização assim como fornecedores, clientes, parceiros e governo, também podem levar menos de um dia e até anos. Como exemplos de projetos:

• instalação de uma nova planta industrial;

• redação de um livro;

• reestruturação de um determinado setor da empresa;

• lançamento de um novo produto ou serviço.

Como exemplos reais de projetos podemos citar:

• construção das pirâmides de Gisé;

• muralha da China.

Os projetos põem ser aplicados em todas as áreas do conhecimento humano, bem como na vida pessoal. Podemos citar os principais utilizadores da técnica de gerenciamento de projetos:

• engenharia e construção civil;

• desenvolvimento de programas de computador;

• estratégia militar;

• marketing e publicidade

• pesquisa e desenvolvimento;

Conceito de Projeto

Projeto consiste em um documento que traduz um processo de planejamento. Por isso, ele deve apresentar exequibilidade técnica, viabilidade econômica, conveniência social e aceitação política. Sua realização envolve o desenvolvimento de um plano principal, comtemplando um sistema de informações confiável, um planejamento inicial integrado do ciclo de vida do projeto, bem como a evolução, o incremento e a implantação de um sistema de avaliação e de controle eficiente.

O termo projeto é definido por Woiler e Mathias (1994,p.27) como:

O conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se e eventualmente implantar-se uma decisão de investimento. Nestas condições, o projeto não se confunde com as informações, pois ele é entendido como sendo um modelo que, incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a decisão de investir e suas implicações.

Já na visão de Valeriano (2001, p. 22), um projeto é organizado com o objetivo “que consiste em executar um conjunto de ações que devem estar voltadas para uma única resultante que é o produto do projeto”. O autor (2001, p. 22) ainda afirma que a redação do objetivo deve conter os seguintes itens:

1. A ação

2. O objeto

3. Requisitos, restrições ou condições complementares.

O projeto fornece os elementos necessários para a montagem da estrutura funcional do sistema de programação, que pode ser definido como um conjunto de decisões ou ordens de trabalho com a finalidade de estabelecer quais etapas deve ser realizado durante a elaboração do referido plano, estabelecendo o papel de cada etapa, as relações entre elas, além de identificar os componentes e o sentido do fluxo do processo de planejamento. Durante a elaboração de um projeto, analisamos várias alternativas para ele ou para outros projetos alternativos, que concorrem a uma parcela dos recursos disponíveis.

Ciclo de vida de um Projeto.

Há diferentes versões para o ciclo, desde as que contêm umas poucas fases até aquelas de mais de uma dezena. Dependendo do que, arbitrariamente, se considera como uma fase distinta ou um componente de uma delas. Mas convencionou-se chamar de ciclo de vida genérico de um projeto a sequencia de quatro fases, às quais podem ser reduzidos os demais ciclos: Fase conceptual, fase de planejamento e organização, fase de implementação, fase de encerramento.

Diferença em ter projetos, Subprojetos e Programas.

Um projeto as vezes necessita ser dividido em partes. Os subprojetos são responsáveis por uma pequena parte do projeto que podem ser terceirizadas, ele deve estar sempre ligado a o projeto.

O termo programa é utilizado para um conjunto de projetos com objetivo de integrar projetos que tem missões e objetivos comuns.

Planejamento: Conceitos Básicos.

É preciso se preparar para o futuro, pois ele virá devemos ter todo o cuidado e cautela para chegar ao objetivo definido. Pois é preciso definir o que fazer como fazer e quando para obter resultados positivos. Independente da empresa, em geral antes de tomar qualquer decisão deve ser planejado antes de executar.

Nem todo planejamento vai ocorrer conforme o esperado por isso deve se pensar em várias hipóteses para solucionar e planejar (como resolver, quando, como) todas as possíveis hipóteses que podem ocorrer nesta determinada área. Em relação a equipe de trabalho podem juntar os fatos para o projeto coletar dados e informações, usando ferramentas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com