TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Fundamentos da Administração

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

1) O que é uma organização e quais as suas características?

São grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Suas características são que todas têm um propósito ou finalidade, existe uma participação de pessoas e possuem uma estrutura organizacional.

2) Quais são os papéis do administrador? Explique-os.

Os papéis são os interpessoais que tem relação com a forma como o administrador interage e influencia os outros, informacionais que estão relacionados à coleta, o processamento e a comunicação das informações e por fim os papéis decisórios que são todos os fatores que envolvem a tomada de decisão.

3) Explique globalização e quais os seus impactos para as empresas brasileiras?

São fluxo de ideias, informações, pessoas, capital e produtos que ultrapassa as fronteiras nacionais. A Globalização do Brasil foi a construção de uma contradição: de por um lado aumento os empregos, a produção e a venda aparelhos tecnológicos, já do outro, houve um aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda.

4) Explique o que é ambiente contextual e ambiente operacional cite 3 exemplos de cada.

O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem do lado de fora da organização que independem de sua ação e a afetam indiretamente como por exemplo os fatores econômicos, político-legais, demográficos ou tecnológicos.

O ambiente operacional é a parte do ambiente externo que irá exercer uma influência direta para o alcance dos objetivos da organização. Alguns exemplos são os fornecedores, clientes ou empresas concorrentes.

5) Explique as etapas do processo decisório.

A tomada de decisão é um processo contínuo que pode ser dividido em seis etapas:

Identificação da situação => identificação correta do problema ou da oportunidade

Análise e diagnóstico da situação => identificar as causas dos problemas e definir os objetivos antes de elaborar as alternativas de decisão;

Desenvolvimento de alternativas => desenvolver antecipadamente todas alternativas viáveis;

Avaliação de alternativas => Comparar as alternativas buscando encontrar a melhor dentre todas existentes;

Seleção e implementação da melhor alternativa => Ocorre em um contexto de tempo limitado e com informações incompletas ficando a decisão à mercê do julgamento e da intuição do gestor assim como seu perfil de risco.

Monitoração e feedback => Fazer um acompanhamento dos resultados para quando necessário, fazer as correções no processo ou tomar decisões diferentes para alcançar os resultados predefinidos.

6) Quais as vantagens e desvantagens da tomada de decisão em grupo?

Dentre outras as principais vantagens da decisão em grupo são: uma maior qualidade e precisão nas decisões, maior quantidade de informações analisadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com