TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Referente ao Texto de Marilena Chauí Belo Horizonte

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVRSIDADE CATÓLICA

Pamela Fernandes Costa Cruz

CONVITE A FILOSOIA

Questionário Referente ao Texto de Marilena Chauí

Belo Horizonte

2020

Questão nº 01

Período Pré-socrático: tem como objetivo uma explicação racional da origem do mundo. Tentam explicar as transformações da Natureza, na qual o homem faz parte. Desse modo, explicando a Natureza, explica-se também a origem dos seres humanos. Afirma que nada pode ser criado do nada e que todas as coisas se transformam sem perder sua matéria, dessa forma, nada desaparece do mundo, apenas se transforma. Afirma também, que a physis é imperecível, mas dá origem a seres perecíveis e imortais. Cada filósofo tinha uma diferente physys, na qual, cada um encontrou uma razão para dizer que princípio eterno está na origem da Natureza.

Período Socrático: é marcado pelos sofistas, primeiros filósofos que ensinavam os jovens a arte da persuasão, através da oratória e da retórica. Este novo método de educação tinha como objetivo tornar os jovens verdadeiros cidadãos da polis. No entanto, Sócrates dizia que os Sofistas não eram verdadeiros filósofos pois defendiam qualquer ideia apenas para levar vantagens, não dando valor a sabedoria e os ideais verdadeiros. Esse período se peocupa com as questões morais e políticas. Preocupa-se com a verdade, de modo que, estabelece procedimentos e capacidade de conhecimento para que o homem possa alcançar tal verdade.

Período Sistemático: não trata de um saber específico sobre algo e sim, uma forma de conhecer todas as coisas através de procedimentos para cada campo de coisas que conhece. Cada campo possui uma epsteme, ou seja, uma ciência. Esse período tem como principal filósofo Aristóteles que se baseia na lógica, estudo das formas gerais sem preocupação com seu conteúdo. Aristóteles classificou os campos do conhecimento como: ciências produtivas, que estuda as ações humanas cuja finalidade está além da própria ação. Ciências Práticas, que estuda as práticas humanas enquanto ações que têm nelas mesmas seu próprio fim. Ciências Teóricas, que estudam coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações.

Questão nº 02

As escolas do período pré-socrático tem como fundamento a Natureza, na qual tentam explicar suas transformações. Fazem a separação de mundo visível (espírito) e mundo invisível (corpo). E acreditam que nada se perde no mundo, apenas sofre uma transformação. Cada filósofo escolheu um elemento primordial para explicar a origem da Natureza e suas transformações (physis).

A physis é a Natureza eterna e em constante transformação, o elemento primordial desta.  Ela é imperecível, mas dá origens aos diferentes seres imperecíveis e mortais.

O devir é o movimento do mundo que segue leis rigorosas que mostram que toda mudança segue sua passagem ao contrário. Ex: dia-noite; quente-frio; bom-mau.

A physis e o devir se convergem no aspecto em que o devir é a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário e tal passagem obedece as leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.

Questão nº 03

Para Heráclito, tudo está em constante transformação. Aspecto ainda vivenciado no mundo contemporâneo, pois tudo e todos nós vivemos coisas diferentes, criamos coisas diferentes todos os dias. Nas ideias do filósofo, nada fica estático, tudo se move, tudo muda. Visto que, desde os pré-socráticos até o mundo contemporâneo muitas coisas mudaram e se modificaram, tendo a tendência de continuar dessa forma. O devir, movimento, é constante, estamos sujeitos a mudança a todo minuto, todo lugar e esse movimento, para Heráclito, é a principal característica da Natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com