TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário tecnologia e inovação

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD

Coordenação do Curso de Administração Pública / EaD Rua

Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul.

CEP 64280-001 – Teresina PI

Site: www.ufpi.br 

Caroline Sousa

LISTA DE EXERCÍCIOS – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Profa. Elvia Florencio Torres Ximenes

  1. - Como a utilização de cada um dos modelos explicativos para o fenômeno da inovação tecnológica (linear, linear reverso, chain linked e sistêmico) pode influenciar políticas públicas voltadas para o incentivo à inovação?

A aplicação de cada modelo propõe o aprimoramento das politicas publicas. Nesse perpctiva o modelo linear surgere que a transferencia de conhecimento da esfera cientifica para o ambito empresarial, seja naturalmente. O modelo linear reverso considera que as inovações surgem aparte de necidade; e o chain lined ou modelo de ligações em cadeia incetiva a existenia de multiplas sequencia enfatizando a permanencia retroalimenticia entre diversas etapas do processo.

  1. - Considerando o ciclo de vida de uma tecnologia, indique quais são os tipos de inovação (radical/incremental, produto/processo/organizacional) que devem predominar em cada uma das fases. Justifique.

O radical e incremental podem aparecer nas iniciais de maturação, já as inovações de produto, processo e organizações nas tres priemiras fases.

  1. - O que você entende por indicadores de inovação tecnológica? Enumere pelo menos três indicadores e indique o tipo de informação que cada um deles contém.

Os indicadores de inovação tecnológica tratam-se de ferramentas que auxiliam o gestor a mensurar e a acompanhar o desempenho das ações inovadoras e a capacidade de inovação da empresa, estabelecendo diretrizes a serem seguidas.

  1. Redução de custos: o índice de redução de custos é um indicador muito útil; afinal, não é vantagem se a sua empresa inovar e, ao mesmo tempo, ver os seus custos aumentarem significativamente.
  2. Quantidade de ideias geradas: a quantidade de ideias geradas em determinado período é um interessante indicador do potencial inovativo da sua empresa. Ou seja: quanto mais ideias os colaboradores tiverem, maior será a capacidade da empresa inovar.
  3. Taxa de sucesso: Se a taxa de sucesso for baixa, significa que a adesão do público não foi satisfatória e que, portanto, é preciso rever as estratégias de inovação para futuros produtos ou serviços.

  1. - Explique como a intensidade tecnológica condiciona o processo de inovação tecnológica.

Ela está condicionada a quatro setores:  alta-intensidade, média alta- intensidade, média baixa- intensidade, baixa intensidade.   Não existe uma relação direta entre a intensidade tecnológica e o processo de inovação, as empresas dos mais altos estratos de intensidade tecnológica não necessariamente terão mais capacidade de inovação do mesmo, da mesma forma as empresas de baixa intensidade tecnológica.

5 - A localização geográfica é fator condicionante da inovação tecnológica? Explique.

Sim, ao observarmos o ambiente, precisamente quando falamos em em inovação, é importante ressaltar que dependendo do lugar, os resultados serao diferentes. Podemos ver isso no local em que residimos: as inovações tecnologicas ocorridas aqui são consideradas antigas em comparação ao sul do nosso país.

  1. - Compare os conceitos de Sistemas de Inovação e Arranjos Produtivos Locais quanto às suas semelhanças e diferenças.

O Sistema de Inovação é uma rede de instituições públicas e privadas que interagem para promover o desenvolvimento cientifico e tecnologico de um país, já Arranjo Produtivo é a aglomeração de um número significativo de empresas que atuam em torno de uma atividade produtiva principal, reunidos em um mesmo espaço geográfico.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com