TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Parketing

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

No dia 27/05/17, sob orientação do professor Saulo Carneiro foi realizada visita técnica com turma de Processos Gerenciais, no horário de 08h30min às 11h30min, a empresa Cedro Têxtil, localizada na cidade de Caetanópolis- Mg.

A Cedro Têxtil foi criada em 12/08/1872, na cidade Taboleiro Grande, interior de Mg, os irmãos Bernado, Caetano e Antônio Cândido Mascarenhas deram um grande passo na história da indústria brasileira. Perceberam que fazer um investimento na produção têxtil numa época onde o que predominava era o setor agrário, ainda com utilização do trabalho escravo no país, os irmão Mascarenhas viram a oportunidade de investir em um setor pouco desconhecido naquela época.

Hoje ela é uma das principais empresas têxteis do país, onde a capacidade de produção é de 168 milhões de metros quadrados de tecidos por ano. Produtos que vai de linha moda a linha profissional. A excelência no atendimento garante a qualidade dos produtos. Onde sua política é manter a tradição, com versatilidade e alta tecnologia.  A empresa possui quatro fábricas localizadas nas cidades de Sete Lagoas, Caetanópolis e Pirapora. Sua central de distribuição está localizada em Contagem.

A missão da Cedro é criar valor com tecidos e serviços de qualidade, contribuindo para o sucesso dos seus clientes. Sua visão é ser a melhor empresa têxtil do Brasil. Seus valores visam à construção do futuro inspirado no pioneirismo dos fundadores, sucesso dos clientes, geração de valor, valorização das pessoas, responsabilidade social, comprometimento, integridade, transparência, atitudes e comunicação franca, clara e ágil.

 A visita técnica teve, por objetivo, como demonstração na prática dos ensinamentos de sala de aula, esclarecer e atualizar os estudantes com respeito à estratégia adotada e o posicionamento competitivo utilizados, além de conhecer o ambiente fabril.

Na chegada a fábrica, fomos recepcionados pelos responsáveis por cada setor de dentro fábrica. A turma foi divida em grupos para facilitar o acesso por cada setor de fabricação. Na visita no interior da fábrica vimos que o algodão para chegar ao processo final do produto que é o tecido, passa por um longo processo que se inicia pela colheita do algodão, logo após vem a separação, faz toda uma limpeza, compactando o algodão e depois passando por um batedor.

O algodão é transformado em uma corda, chamada de véu, depois passa para o passador, onde faz a junção dos fios, passando novamente em outro passador chamado passarinheiros, onde o rolo dos fios vai para a finalização na rolagem final que é a fiação grossa.

Após a rolagem é feita a separação dos fios em três composições: 100% algodão, poliéster e elastano. Logo depois vai para as bobinadeiras que faz a troca das embalagens, para verificar se tem alguma falha, fio partido, visto isto ocorre perda na produção, onde terá que voltar no início novamente para refazer o fio.

Em seguida vai para o processo de tecelagem, mas antes, os fios passam por umas maquinas chamadas urdideiras, é onde os fios recebem uma goma para fortalecer os fios, mantendo a sua qualidade, para não correr o risco de se romper na hora que for tecer o fio. Estas gomas são cozidas de forma diferente para cada fio produzido.

Os fios vão para a secagem depois de engomados, irão para a tecelagem, que forma o tecido. Por fim, transfere as bobinas para um espaço chamado sala de pano cru, onde faz o acabamento dos panos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com