TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões relatório APS SES

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  7.321 Visualizações

Página 1 de 11

1. Apresente a empresa com nome, forma de constituição, histórico com dados e fatos relevantes da origem da organização, porte, natureza/tipo e ramo de atuação (principal atividade desenvolvida).

Com seu escritório sediado em Campinas/SP, a AJLM Business é uma sociedade limitada, de médio porte, caracterizada pela atividade industrial e comercial, de natureza privada.

Seu ramo de atividade é eletroeletrônico. Sua origem se deu a partir de um projeto audacioso de fabricação de condicionadores térmicos de ar, a partir da percepção de uma grande procura no mercado de equipamentos deste tipo.

2. Qual a composição e qualificação da força de trabalho (operários e vendedores)?

A organização assegura que os colaboradores realizem atividades ligadas diretamente à qualidade do produto, são profissionais competentes que possuem como base a educação e cordialidade.

Sua força de trabalho é composta por operários da fábrica e vendedores que, antes de iniciarem suas atividades na organização, são treinados e capacitados.

O grau de escolaridade exigido para os empregados que exercem atividades operacionais é pelo menos o Ensino Médio, para empregados que exercem atividades administrativas e de gestão, pelo menos ensino técnico ou superior.

3. Descreva o produto (nome e características), as características da tecnologia adotada pela empresa (investimentos, custos operacionais, flexibilidade etc.) e o processo de implantação e evolução da capacidade da empresa.

A AJLM é especialista na produção de Condicionadores Térmicos de Ar – CTA. Equipamento que refrigera ambientes fechados, fazendo com que este fique refrigerado, podendo até melhorar a qualidade do ar, umidade e movimento com opção do controle da temperatura desejada para o ambiente. Em sua produção são utilizadas três unidades de matéria prima, para uma unidade do CTA e 2,4 horas de mão de obra direta dos operários. No desenvolvimento um no tipo de gás, mais eficiente e barato, que possibilita produzir ar refrigerado a partir de compressores menores, ele é fabricado a partir de 3 kits de materiais constituídos de compressor, vaporizador, componentes elétricos, reservatório de água e gás, montado em gabinete de fibra. Com potência até o equivalente a 9.000 BTUs, além do baixíssimo custo dos materiais utilizados.

4. Descreva a estrutura dos mercados disponíveis, especialmente onde a empresa atuou, e descreva os perfis e características dos clientes das regiões de mercado.

A AJLM atua em um mercado de concorrência perfeita, pois existem várias empresas com a mesma atividade, disputando os mesmos clientes, nas mesmas regiões. Já seu fornecedor é monopolista, o que não dava flexibilidade à organização na compra de sua matéria prima.

A empresa distribui o CTA para clientes em três regiões:

- Região 1: Baixa população, porém com renda elevada e menores demandas;

- Região 2: População, renda e demanda média;

- Região 3: Maior população e demanda, porém menor renda.

Buscando obter estabilidade no mercado, a empresa optou por atuar com maior força na Região 2, considerando a população, renda e demanda, de nível médio. Por essa característica temos a facilidade e a oportunidade de comercializar nossos produtos com bom preço para uma quantidade expressiva de consumidores.

5. Apresente e caracterize os principais concorrentes da organização, descreva o posicionamento competitivo assumido pela empresa e as principais mudanças havidas no ambiente, com seus impactos no mercado.

Dentre os concorrentes da organização, destaca-se a AJAFAM, que também se instalou na região 2 e classificou-se em primeiro lugar no ranking geral. Sua fraqueza foi devida a falta de clareza ao definir as prioridades de mercado, onde apresentou dificuldades em estabelecer os focos estratégicos, que não favoreceu sua implementação. Já suas forças concentraram-se na área ambiental, trabalhista e na sociedade.

Também a Equipe 2, localizada na região 3, classificou-se em terceiro lugar no ranking geral, uma posição abaixo da AJLM. Observando-se a visão evolutiva quantitativa, a Equipe 2 teve maior desempenho em práticas trabalhistas e sociedade. Em contrapartida, pelos pesos atribuídos aos objetivos, demonstrou falta de focos estratégicos.

A AJLM classificou-se em segundo lugar, no ranking geral, com 218 pontos. Foi a empresa que teve a maior lucratividade, maior patrimônio líquido e o segundo maior faturamento.

6. Justifique para os Acionistas/Investidores (representados aqui pelo professor da disciplina-âncora) o desempenho obtido pela empresa, comparativamente aos demais concorrentes (considere a pontuação obtida nos objetivos e no ranking final).

Dentro de um ambiente de concorrência perfeita, a empresa obteve bons resultados:

Faturamento: Dado uma boa administração do seu caixa, a empresa fez aplicações todas as rodadas, gerando assim um retorno muito bom no saldo final de cada rodada, também optou por não fazer empréstimos para não comprometer suas finanças.

Lucratividade: Por mais que tenha estabelecido preços mais baixos que seus concorrentes, conseguiu bons retornos financeiros, entretanto poderia ter tido  preços mais altos na região 3, onde é uma região que não é influenciado pelo preço. Porém essa estratégia de aumento dos preços não é tão positiva quando se busca ganhar em quantidade de venda, com relação ao concorrente.

A boa gestão dos recursos financeiros evidencia que a empresa preocupou-se sempre com seu poder de pagamento, ao invés de apenas o lucro e assim não comprometeu o  seu patrimônio líquido ou endividamento através de empréstimos.

7. Analise a Visão estabelecida pela empresa (pesos atribuídos aos objetivos de longo prazo) e comente se os focos estratégicos de mercado e econômico-financeiro foram bem estabelecidos e se as políticas implementadas, nas diversas áreas da empresa, foram consistentes com a Visão.

A visão estabelecida pela AJLM teve consistência e seu foco foi bem definido, entretanto falhou na sua implementação, no que diz respeito ao foco na região dois, onde houve perda de vendas, por não ter produtos suficientes para atender as demandas. Perda ocasionada pela falha de programação da produção, também falta de investimento em propagando nesta região. Pode se considerar que essa foi a maior falha, de acordo com o foco estabelecido, pois houve uma “operação inversa” do que deveria ter sido feito, que seria uma estratégia com maior volume de produção e venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com