TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

Por:   •  15/11/2022  •  Bibliografia  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 5ª VARA CRIMINAL DO TRIBUNAL DO JURI DA COMARCA DE BELÉM-PA

Processo n. ...

    JOÃO, já qualificado nos autos em epígrafe, através de seu advogado infra-assinado, com procuração anexa, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por não se conformar com a decisão de fls., interpor o presente RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, nos termos do art. 581, IV, do Código de Processo Penal.

    Neste ensejo, requer seja recebido o recurso e procedido o juízo de retratação, nos termos do art. 589, do Código de Processo Penal. Se mantida a decisão, requer seja o recurso encaminhado ao Tribunal de Justiça, com as razões já inclusas, para o seu devido processamento.

Nestes termos,

Pede deferimento,

Belém, 03.06.2022

   Advogado, OAB, n. ...

RAZÕES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

RECORRENTE: João

RECORRIDO: Ministério Público

Processo n. ...

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

COLENDA CÂMARA

DOUTRO PROCURADORIA DE JUSTIÇA

Em que pese o indiscutível saber jurídico do MM. juiz "a quo", impõe-se a reforma de respeitável sentença que pronunciou o Recorrente, pelas seguintes razões de fato e fundamentos a seguir expostas:

I- DOS FATOS

João, residente e domiciliado em Belém do Pará, casado com Maria há 10 anos, no qual tiveram três filhos. Em uma determinada ocasião, João viajou para São Luís do Maranhão a negócios e hospedou-se no Hotel de luxo daquela cidade e pagou sua estadia via pix.  

Ao retornar de viagem, após cinco dias, encontrou a esposa morta com uma facada no coração.  

Instaurado inquérito policial e realizados as diligências investigativas necessárias, o delegado em seu relatório, concluiu que não havia provas suficientes para indiciar João.  

Não convencido da conclusão a que chegou à autoridade policial, o Ministério Público, mesmo assim denunciou João por homicídio qualificado.  

Como tese defensiva, foi apresentado a conta do hotel onde João estava hospedado à época do crime e os bilhetes da passagem aérea.

O juiz competente da 5ª vara do júri de Belém, não convencido com as teses trazidas pela defesa, pronunciou João, enviando-o para julgamento perante o conselho de sentença.

II- DO DIREITO

Nobres julgadores, de acordo com os autos em momento nenhum está evidenciado que o réu foi o responsável pela morte da vítima, sendo que nem na cidade o réu estava. As provas são flagrantemente verídicas sem possibilidade de contestação, haja vista que as provas são documentos idôneos plenamente capazes de retirar qualquer possibilidade de imputar ao réu, o cometimento desse crime bárbaro.

A autoridade policial que fez o seu trabalho de investigação de maneira bastante diligente, concluiu não haver provas contra o réu.

Imperioso, pois, que a pretensão acusatória do nobre parquet seja integral e sumariamente afastada, e que o réu seja impronunciado conforme determina a inteligência do Art. 414 do CPP, bem como seja declarado a absolvição do réu com base no Art. 415, II do CPP.

III- DOS PEDIDOS

Ante o exposto, requer que:

  1. seja conhecido e provido o presente recurso em sentido estrito, para que haja a devida reforma, impronunciando o acusado, pela ausência de indícios de crime contra vida, conforme o art. 386, IV do CPP;
  2. Seja o réu absolvido nos termos do art. 415, II do CPP.

Nestes termos,

Pede deferimento,

Belém, 03.06.2022

Advogado, OAB n. ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com