TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGISTRO CONTABEIS E LIVROS EMPRESARIAL CONTABEIS

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 9

REGISTRO CONTABEIS E LIVROS EMPRESARIAL CONTABEIS.

Anderson cassaniga

Juliana Fontes

Thaís Prates Rodrigues

Gustavo Luan

¹

Tutor

Roberto Urbano Cayser²

        

RESUMO

De forma clara e sucinta o presente trabalho busca explanar algumas características importantes referentes aos registros contábeis, com o intuito de demonstrar a dinâmica entre determinados livros e sua evolução até os dias atuais.  

Palavras-chave: Registro Empresariais Contábeis.

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativos a administração econômica, a contabilidade trabalha com fatos ocorridos dentro das empresas, fatos esses que são registrados nos livros contábeis. Assim, a contabilidade surge como o instrumento que dará suporte à administração nesse processo, através do registro dos atos e fatos administrativos que irão produzir dados econômicos, que possibilitarão ao administrador planejar e controlar suas ações para traçar os objetivos da empresa.

Toda entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme de seus atos e fatos administrativos que atendam às normas contábeis vigentes, o registro é a forma pela qual se utiliza a contabilidade para evidenciar motivações e ocorrências de fatos. O registro adequado das operações contábeis é fundamental para manutenção e crescimento de uma empresa, pois através dela será possível um gestor tomar decisões nos quais implicaram vários aspectos.

Os registros permitem que tenha em mãos as informações patrimoniais, econômicas e financeiras essenciais para o desenvolvimento do seu negócio, como registro dos gastos, dos lucros e dos bens presentes em sua empresa, as formas de registro contábeis que veremos são, lançamento contábil, escrituração, livro diário, livro razão, e livro caixa.

Ao adotar os procedimentos da escrituração contábil, a organização adquire amplas vantagens, oferece maior controle financeiro e econômico, facilita o acesso à linha de créditos, auxilia na tomada de decisão, transmite maior transparência para possíveis investidores.

Para que os registros contábeis realmente sejam efetivos no dia a dia da gestão da empresa é preciso ir além da mera prática contábil, fornecendo informações reais e precisas sobre a situação patrimonial do negócio em questão, quanto mais preciso e claro for o registro contábil, mais assertivas serão as informações sobre a vida financeira da empresa, permitindo que os gestores tomem ações mais adequadas a sua realidade, promovendo um crescimento sustentável em longo prazo.

2. LANÇAMENTO CONTABEL

É “o conjunto de todos os lançamentos realizados pela empresa por sua vez, é o que pode ser definido, finalmente, como processo de escrituração, ” de acordo com (WESTARB; GUIMARÃES; UBIRATAN,2011, p. 140).

Segundo ( Legran, 2003) é muito mais que um conjunto de livros, é o norteamento da organização, apresentação dos dados, apuração de resultados, através dela o gestor inicia a tomada de decisão.

2.1 ESCRITURAÇÃO

A Escrituração pode ser conceituada da seguinte forma “é o nome dado ao conjunto de procedimentos que possibilita a análise e o controle do patrimônio das entidades” (WESTARB; GUIMARÃES; UBIRATAN,2011, p. 141).

O registro de todo os fatos, que posteriormente darão origem aos relatórios contábeis, constitui o processo de escrituração. Durante muito tempo esse processo foi realizado manualmente, [...] a contabilidade era uma atividade que demandava, além de conhecimento técnico, grande esforço físico. Todas as operações eram registradas manualmente em diversos modelos de livros, que muitas vezes acabava repetindo informações. (WESTARB; GUIMARÃES; UBIRATAN,2011, p. 141).

2.2 LIVRO DIÁRIO

Segundo (Westarb;Guimarães;Ubiratan,2011) todas as operações contabilizadas por uma entidade são registradas no Livro Diário. Se as informações de todos os outros livros por algum eventual motivo ou razão desaparecerem, logo, através do Diário seria possível reconstituir todo o histórico da empresa.

Segundo (Ricardo José Ferreira, 2010) o livro Diário é destinado ao registro dos fatos contábeis (ou administrativo), sendo obrigatório, comum, principal e cronológico, obedecendo rigorosamente à ordem de dia, mês e ano.

O mesmo (Ricardo José Ferreira, 2010) diz que: o livro Diário é exigido pelo Código Civil, e é obrigatório para os empresários e sociedades empresárias.

Na escrituração do Diário e demais livros contábeis, existem algumas formalidades previstas na legislação, e devem ser rigorosamente observadas:

Formalidades extrínsecas (ou externas)- segundo (Ricardo José Ferreira, 2010) essas formalidades são relacionadas à forma de apresentação ou à forma de aparência dos livros.

O mesmo (Ricardo José Ferreira, 2010) diz que, em virtude das formalidades extrínsecas, os livros de escrituração contábil devem seguir as seguintes normas:

- Ser encadernados;

- Ter suas folhas numeradas tipograficamente;

- Possuir termos de abertura e de encerramento, em que conste, a assinatura do responsável, a identificação da empresa e do livro( espécie de livro, número de páginas, número de ordem etc.)

Contudo (Ricardo José Ferreira, 2010) nos salienta que o livro Diário, além de seguir as exigências anteriores, a legislação determina que o mesmo deva ser autenticado.

Formalidades intrínsecas (ou internas) para (Ricardo José Ferreira, 2010) são formalidades relacionadas à escrituração propriamente. Segundo as formalidades intrínsecas, os livros de escrituração contábil devem:

- Obedecer a um método de escrituração mercantil uniforme, em língua e moeda nacionais, com individuação e clareza;

- Ser escriturados em rigorosa ordem cronológica;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (502.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com