TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE DIÁGNÓSTICO E PLANO DE AÇÃO FINANCEIRO

Por:   •  31/1/2022  •  Ensaio  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE DIÁGNÓSTICO E PLANO DE AÇÃO FINANCEIRO

Identificar os processos organizacionais como maneira típica de realizar os trabalhos é uma forma básica de definir a organização, das pessoas e demais recursos, visto que muitos destes são repetitivos e envolvem no seu conjunto, a maioria das pessoas nas corporações.

O presente relatório objetiva identificar os processos do setor financeiro das empresas Clínica Nova Saúde, Laboratório STAAL, Cardimil e Instituto Essence a fim de diagnosticar os pontos críticos a serem tratados para se alcançar maior eficiência e eficácia operacional, gerencial e estratégica. Por conseguinte, desenvolver o plano de ação com atividades chaves visando corrigir e realinhar as rotinas financeiras e administrativas ao planejamento estratégico e organizacional das empresas, bem como ferramentas de controle assertivas alinhadas a cultura das mesmas.  

A percepção dos benefícios tangíveis e as dificuldades da aplicação prática de gerenciamento dos processos tornam sua gestão tão importante pois busca o alinhamento dos processos às metas e estratégias em conjunto com outros elementos. Para alcançar tanto, trabalharemos os pilares conforme exemplificado abaixo:

CULTURA

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14]

[pic 15]

Estratégia

A estratégia é utilizada para designar os rumos pensado de uma organização em busca do alcance de seus objetivos básicos de curto, médio e longo prazo. Seu papel é o de configuração e direção do processo de alocação de competências e de recursos para otimizar o alcance de padrões de desempenho.

Do ponto de vista de perspectiva, a estratégia é um conceito que foca os aspectos internos da organização, criando uma visão compartilhada para gerir processos, como um valor organizacional. Dentre as várias ferramentas em uso nas organizações para medir o alinhamento de estratégia e processo, inclui-se o Balanced Scoredcard (BSC).

A primeira está associada à identificação de indicadores de desempenho que se articulam e têm capacidade cruzadas para demonstrar, tanto o desdobramento de estratégia sobre os processos, como a condição da melhoria de desempenho dos. A segunda está associada a discussão sobre onde atuar para se melhorar o indicador que contribuirá para o alcance da estratégia.

OBJETIVOS

METAS

INDICADORES

INICIATIVAS

FINANÇAS

- Aum. Rentabilidade

- Aum. Lucratividade

- Dim. Endividamento

- Aum. Disponibilidades

- Dim. Custos Fixos

- Margem Líquida*

- EBITDA

- ROE**

- Ponto de Equilíbrio

- Mapeamento dos custos

- Negociação de contratos

- Controle de empréstimos

- Funis de lucro: estornos, cancelamentos e juros.

CLIENTE

- Aum. Ticket médio

- Erros 0

- Aum. Base de clientes

- Aumentar em 20% n° cliente atendidos

- 2% taxa erro

- Relatório

- Faturamento Bruto

- Margem Bruta

- Controle e revisão de Margem

- Controle de exclusões

- Convênios

INTERNO

- Melhora nos controles

- Erros: 0

- Tempo resposta: 1 dia

- Zerar pendências contábeis

- Erros e atrasos: 0

- Dead line

- Inadimplência

- DRE

- Gestão por processos

- Rotinas de Controle

- Restrição de canais

- Feedbacks semanais

APRENDIZADO

- Aprimoramento dos sistemas

- Comunicação Interna

- Gerar Autoridade Finan

- Sistemas netRis integrado

- Padronização canal: e-mail

- % lançamentos corretos

- Consolidação dos processos

- Atualização dos cadastros netRis

- Uso exclusivo e-mail

- Reuniões de alinhamento

                 *Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita total x 100

        **ROE = Lucro Líquido ÷ Patrimônio Líquido x 100

Estrutura organizacional

O aumento da dinâmica e da complexidade do ambiente de atuação e as inovações tecnológicas têm impacto direto no projeto organizacional. Assim, as autoridades, as relações de responsabilidades, a divisão de trabalho e a coordenação das atividades mudam, implicando que as organizações atualizem suas estruturas passando a considerar a visão por processos.

Um plano estratégico de crescimento tende a exigir mais da organização, tanto em termos operacionais como estruturais. A dependência para alcançar os níveis de desempenho e os resultados desejados são enormes, sendo necessário adaptar a relevância estratégica e operacional, baseadas em responsabilidades definidas formalmente. O organograma ajuda a visualizar funções importantes que estejam sendo relegadas a segundo plano ou até ausentes, a visualizar funções duplicadas, facilita o sistema de informação e o fluxo de comunicação dentro da empresa, auxilia a graduar e classificar trabalhos e tarefas, ajuda a visualizar melhor as necessidades de mudanças organizacionais e de crescimento da empresa. Por isso, segue o modelo de organograma financeiro proposto: [pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (756.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com