TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DIN MICA ENGENHARIA DE MÉTODOS

Por:   •  10/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

AUTORES:

EDUARDO PESSOA

LORENZO CASTELLANO

VINICIUS LOURENÇO

RELATÓRIO DIN MICA ENGENHARIA DE MÉTODOS

Case das Canetas/Adesivos – Grupo 05

Conteúdos:

1. Descrição do Case 1

2. Tentativas e Melhorias 1

3. Materiais e Custos 6

4. Resultados 7

Descrição do Case

O case abordado pelo grupo foi o das canetas/adesivos. Ele consiste, de forma simples, em criar um dispositivo capaz de agilizar o desenho círculos iguais e perfeitos com uma certa especificação. Essa especificação era que os círculos deveriam ter dois centímetros de diâmetro e um centímetro de espaçamento entre eles, tanto na vertical quanto na horizontal.

Esse dispositivo substituiria o desenho manual desses círculos para a produção de adesivos estilizados.

Tentativas e Melhorias

A tentativa original era fazer um instrumento conforme a Imagem 1. O raio do círculo desenhado é determinado pelo tamanho dos braços AB e DC, dessa forma seria muito fácil obter a especificação desejada. As modificações que faríamos a esse modelo para deixar o desenho de vários círculos mais rápido seria: alongar o braço BCE e por vários encaixes para canetas espaçados de três centímetros conforme a Imagem 2, com o objetivo de desenhar uma linha de círculos de uma vez só, e projetar um trilho com endentações espaçadas para agilizar o desenho das linhas de círculos uma abaixo da outra.

Imagem 1: Modelo no qual nos inspiramos

Imagem 2: Modelo com o braço alongado e com diversos encaixes para canetas

Com o fim de testarmos se a nossa ideia funcionaria quando posta em prática, construímos um protótipo de papelão, visível na Imagem 3. Esse experimento foi muito proveitoso para nós, pois percebemos que movimento relativos entre os eixos B e C faria que a forma desenhada fosse uma elipse, não um círculo, e também que os braços AB e DC terem um centímetro, por causa da especificação, torna a construção desse objeto muito difícil e pouco resistente.

Imagem 3: Protótipo de papelão

Para remediar esses problemas que encontramos, projetamos novamente nosso modelo, deixando-o conforme as Imagem 4, Imagem 5 e Imagem 6.

Imagem 4: Modelagem do Protótipo Final

Imagem 5: Modelagem da Base do Protótipo Final

Imagem 6: Modelagem do Apoio das Canetas do Protótipo Final

Nesse novo modelo, o tamanho dos círculos desenhados são determinados pelo tamanho do círculos que o apoio das canetas percorre na junção com a base e o espaçamento é determinado pela distância entre os encaixes para canetas. Ele desenha 4 círculos de uma vez, porém esse número é facilmente escalável (4, 9, 16...), visto que o número de círculos desenhados é o quadrado do número de canetas postas em uma linha.

Antes de obtermos o protótipo final, foram feitos duas tentativas utilizando o mesmo método: Impressão 3D. Uma delas falhou pois os círculos da junção da base estavam com tamanhos errados, o que fazia a máquina desenhar círculos fora da especificação, e a outra falhou porque foi impressa sem altura o suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com