TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO LIVRO CRIANDO ORGANIZAÇÕES EFICAZES

Por:   •  3/5/2017  •  Resenha  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 5

1 FUNDAMENTOS DO DESIGN ORGANIZACIONAL

O primeiro capítulo do livro aborda assuntos sobre divisão de tarefas e mecanismos de coordenação.

1.1 Cinco mecanismos de coordenação

Os mecanismos são os vários meios de coordenar um trabalho e dizem respeito ao controle, à comunicação e à coordenação. Explicam as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam o seu trabalho: Ajuste mútuo, supervisão direta, padronizações dos processos de trabalho, padronizações dos resultados do trabalho e padronizações das habilidades dos trabalhadores.

Os mecanismos são substituíveis e nem pode confiar em um único mecanismo, na prática as organizações adotam um misto dos cincos. As organizações contemporâneas têm que existir com liderança e comunicação informal. Estes são os elementos básicos da estrutura, aquilo que mantém as organizações unidas.

1.2 A organização em cinco partes

A organização pode ser dividida em cinco partes, podendo ser estruturada para capturar e dirigir os sistemas de fluxos e para definir suas partes inter-relacionadas. As cinco partes são divididas em: O núcleo operacional, a cúpula estratégica, a linha intermediária, a tecnoestrutura e a assessoria de apoio

Estas cinco estruturas podem funcionar com fluxos distintos dependendo da tarefa a ser executada, muito embora o organograma não mostre relacionamentos informais, pode representar um quadro preciso da divisão de trabalho, mostrando em uma rápida olhada que cargos existem na organização, como estão agrupados em unidades e como autoridade formal flui entre eles. São unidades especializadas criadas para dar apoio à organização fora de seu fluxo de trabalho operacional.

1.3 Como opera a organização

A organização funciona de acordo com cinco visualizações que podem ser classificadas abaixo:

- A organização como um sistema de autoridade formal

- A organização como uma rede de fluxos regulamentados

- A organização como um sistema de comunicação informal

- A organização como um sistema de constelação de trabalho

- A organização como um sistema de processos de decisão ad hoc

Figura 1: Esquema de funcionamento da organização em cinco visualizações

Fonte: Livro Criando Organizações eficazes.

2 DESIGN DAS POSIÇÕES INDIVIDUAIS

O segundo capítulo trata sobre assuntos relacionados à especialização das tarefas, formalização do comportamento e o treinamento e doutrinação exigidos pela organização.

2.1 Especialização e ampliação do trabalho

Os trabalhos podem ser especializados em duas dimensões, sendo elas a especialização horizontal e vertical. A especialização horizontal diz respeito a extensão ou o escopo, ou seja, a quantidade diferente de tarefas contidas em cada trabalho e quão ampla ou estreita é cada uma dessas tarefas. Ela pode trazer aumento de produtividade por três razões: a maior destreza do trabalhador pela especialização em uma só tarefa, a economia do tempo gasto na troca de tarefas e o desenvolvimento de novos métodos e máquinas em decorrência da especialização. Além de aumentar a repetição do trabalho que facilita a sua padronização. Os outputs podem ser produzidos mais uniformes. Focaliza a atenção do trabalhador, facilitando a aprendizagem. Permite que o indivíduo se adapte à tarefa, onde os homens fazem o trabalho pesado e as mulheres o mais delicado, por exemplo.

Já a especialização vertical é relacionada à profundidade, ao controle sobre o trabalho. Nesta especialização separa-se o desempenho do trabalho de sua administração. As organizações especializam os trabalhos na dimensão vertical na crença de que uma perspectiva diferente é exigida para determinar como trabalho deve ser feito. A especialização do trabalho cria vários problemas de comunicação e coordenação. Outro problema sério é o excesso de mecanização do trabalho, trazendo desmotivação ao trabalhador.

No entanto, a ampliação ou enriquecimento do trabalho é inversamente proporcional à especialização. Na ampliação horizontal do trabalho, o trabalhador engaja-se em ampla variedade de tarefas associadas à fabricação de produtos e à prestação de serviços. Na ampliação vertical do trabalho, não apenas o trabalhador executa maior número de tarefas, mas também obtém maior controle sobre elas.

Figura 2: Esquema de especialização do trabalho por parte da organização. Fonte: Livro Criando organizações eficazes.

2.2 Formalização do comportamento

Os meios de formalização podem ser por posição, fluxo do trabalho ou regras. Não importa o efeito sobre a pessoa que executa o trabalho, pois ele é o mesmo e o seu comportamento é regulamentado.

As organizações formalizam o comportamento para reduzir sua variabilidade e para poder prever e controlar. Podemos definir essa estrutura como burocrática, pois seu comportamento pode ser predeterminado ou previsível, ou seja, padronizado.

Quanto mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com