TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Livro "O Gerente eficaz - Peter Drucker"

Por:   •  16/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 3

Uma organização é o reflexo de seus executivos.

Drucker dizia que: “Para conhecer os gerentes de uma organização é necessário conhecer o desempenho dela”, ou seja, o rendimento e desenvolvimento de uma empresa dependerá de quem a administra e da forma que ela está sendo administrada.

Em O Gerente eficaz ou O Gestor eficaz - como passou a ser conhecido o livro atualmente -, Peter Drucker compõe uma série de métodos e dicas de como desenvolver práticas que, se forem interpretadas e seguidas de forma correta, poderão implementar no desenvolvimento de um executivo, fazendo com que ele proporcione um melhor desempenho em seu meio de trabalho junto com a sua equipe e até mesmo em sua vida pessoal.

Um dos tópicos abordados no livro foi a administração do próprio tempo. De acordo com Drucker, o tempo que gastamos em determinadas ações, funções e atividades é muito importante, o nosso tempo em geral é muito importante e por isso deve ser analisado, calculado e distribuído de uma forma mais eficiente, a qual nos fará gastar mais tempo com atividades necessárias e importantes e menos tempo com atividades desnecessárias e menos produtivas. Essa ideia não só nos faz pensar em como perdemos tempo sendo improdutivos no ambiente profissional, como também em nosso cotidiano pessoal, fazendo com que comecemos a pensar sobre o que temos feito em nossa rotina no presente, e se o que fazemos é mais ou menos necessário para o que queremos no futuro, pois o tempo é o único que não podemos ter de volta.

Um outro assunto muito importante que é colocado por Drucker, é a desvalorização do ponto forte de um profissional e a persistência no desenvolvimento de seu ponto fraco, que por sua vez pode não ser desenvolvido quanto aquilo em que o indivíduo é realmente bom. Como por exemplo, um colaborador está com uma baixa produtividade em determinada função de uma certa área, no entanto, este mesmo colaborador tem um bom desempenho em outra área, e fazer com que ele se torne eficaz no que domina pouco, pode ser bem menos interessante do que aperfeiçoar o seu domínio na atividade em que ele é mais produtivo, pois o tempo gasto com um treinamento de algo que não terá um resultado tão bom, poderia ser investido em um treinamento para aperfeiçoar e atualizar práticas que já fornecem um rendimento para a equipe. É importante que os gestores incentivem os seus colaboradores fazendo feedbacks construtivos e positivos das funções já desempenhadas e não apenas construir críticas sobre aquilo que não está sendo desenvolvido muito bem. Contudo, entendemos a ideia de que, um gestor eficaz precisa conhecer a si mesmo tanto quanto aos seus colaboradores, e é neste momento em que ele identifica as características de cada profissional e propõe certas melhorias para sua área, fazendo com que todos se encaixem em seus devidos lugares e produzam o resultado esperado.

Obter conhecimento externo também é importante, tanto por parte do executivo que deseja ser eficaz, quanto dos colaboradores que estão desempenhando os cargos subordinados, pois desta forma cada um irá acrescentar conhecimento e até mesmo se atualizar e aprimorar as questões internas da própria instituição, porque de acordo com Peter é através do público qual a instituição não atinge que o executivo irá desenvolver técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com