TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES DA ÉTICA NO EXERCÍCIO DA CONTABILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO E PRIVADO

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

 RELAÇÕES DA ÉTICA NO EXERCÍCIO DA CONTABILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO E PRIVADO.

Alexsandro Bezerra do Nascimento

São Paulo – SP

2017

TEMA:

Relações da ética no exercício da contabilidade no serviço público e privado

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

O que será investigado nessa pesquisa é a relevância da ética na vida pública e privada dos profissionais de contabilidade nos estados brasileiros e os pontos positivos e negativos que ocorrem na vida profissional dos mesmos.

Segundo Santos, no século XVI, ainda na fase empírica da contabilidade, existiam milhares de ações em que a corrupção era normal e sempre esteve presente nos diversos setores da economia.

Identificar qual o maior motivo da corrupção na contabilidade é sem dúvida uma contribuição para conscientizar os profissionais quanto ao uso correto e ético da contabilidade afim de minimizar atos de corrupção.

JUSTIFICATIVA

A relevância deste tema é de suma importância para que, os profissionais atuantes possam viver a profissão de modo digno, honesto, ético e, evitem a escandalizacão do profissional de contabilidade na sociedade civil.

         Tal motivo para esta discussão é devido a necessidade de apresentação de um balanço positivo dos futuros profissionais.

A ciência contábil é ferramenta fundamental para o controle da atividade do homem em suas atividades econômicas. E nos últimos anos vem crescendo a importância da contabilidade no mercado econômico mundial, porém a grande incidência de casos envolvendo corrupção passiva e ativa é grande.

PROBLEMÁTICA:

“O aumento do erro premeditado vem fazendo com que a sociedade solicite cada vez mais profissionais com boa índole, que encarem a profissão com serenidade e sinceridade. Na maioria dos casos, o problema principal é a falta de ética que na essência do que traduz a palavra, é a ideia de compromisso, dentro de um contexto que define a integração social de direitos e deveres”. (Prêmio Jovem Cientista do CRC/BA. Pág. 162).

A citação do Prêmio jovem cientista diz que a sociedade procura mais profissionais com boa índole, mas podem ocorrer fatos em que esses profissionais são coagidos e solicitados à má índole, como não lançar uma receita aqui ou fantasiar uma entrada ali ou, até mesmo a má índole já estar enraizada nestes indivíduos

            Segundo CHIOMENTO a profissão contábil está passando por grandes alterações. As Normas Brasileiras de Contabilidade foram convergidas ao padrão internacional e a Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, atualizou o Decreto-lei nº

9.295, que rege a profissão e foi editado em 27 de maio de 1946.

            A modernização e atualização tornaram-se fundamentais e as mudanças estenderam-se ao Código de Ética da profissão. Elaborado em 1970, com nova versão em 1996, pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o Código de Ética define as obrigações e proibições, os deveres perante os colegas e a classe e as penalidades a serem aplicadas caso necessário.

            Percebe-se que no âmbito contábil a falta de ética faz com que a sociedade viva de modo escravo do famoso “jeitinho brasileiro” e ações de má índole tem gerado grandes conflitos com a imensa facilidade em praticar atos maliciosos usando a contabilidade como arma para mascarar atos ou efeitos, trazendo consequências negativas no processo de evolução cívica e moral dos brasileiros.

          Logo, será exposto de forma clara como os contadores atuantes nos diversos seguimentos econômicos, vem enfrentando essas intercorrências no decorrer de suas carreiras, com um tema complexo em meio a milhares de culturas centralizadas do nosso pais.

OBJETIVO GERAL:

Na parte objetiva da presente pesquisa, pretende-se compreender a falta de formação ética na universidade para uma atuação assertiva x a cultura de cada indivíduo, e diante dessa realidade perceber a importância do tema no mundo econômico não como algo pronto, mas sim construtivista para que obtenham melhores resultados em suas carreias e acima de tudo usar a profissão para o lado positivo e edificante da contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com