TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO AULA INTRODUTÓRIA MATEMÁTICA FINANCEIRA

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Matemática Financeira

Vitor Rafael Alves Pinto

Matemática Financeira-0820-0_2 - MBA_MFMBAEAD-24_03082020_2

Resumo aula introdutória Matemática Financeira/ Professor Dickson

Matemática financeira é o ramo da matemática responsável pela movimentação de capital ou principal relacionado ao tempo. O capital pode ser utilizado á vista ou em partes ao longo do tempo.

O capital ou principal também pode ser designado como valor presente, na calculadora HP é representado pela tecla PV. Ao executar uma equação e atualizar esse valor temos como resposta o montante ou valor futuro, que é representado na calculadora HP pela tecla FV.

A taxa de juros é regra que se utiliza para calcular os juros. Os juros é o valor monetário efetivo. Sendo a taxa de juros representada pela porcentagem e os juros pelo valor financeiro.

Existem três formas diferentes para se calcular os juros: regime contínuo, regime simples e regime composto. Sendo mais utilizado os regimes simples e composto.

O acúmulo de capital no regime simples é determinado por uma função linear, representado pela formula: VF= VP (1+i . n). Muito comum utilizado para calcular os juros em boletos bancários.

A antecipação para data atual de um valor futuro pode gerar uma operação de desconto. Que é calculada através do desconto das taxas de juros pré-determinada.  

A representação gráfica no regime de juros composto é representado de maneira exponencial. Sendo a fórmula: VF= VP (1+i)n . Sendo mais utilizado em períodos maiores que o regime simples.

 Os sistemas mais comuns de amortização de financiamento utilizados no Brasil são o SAC e PRICE. Parcela é conjunto de juros somado ao valor de amortização.

PRICE é o sistema quem tem a característica de manter o valor da parcela continua até o final do financiamento. Já o SAC o valor da parcela varia de acordo com o tempo de financiamento.

O saldo devedor é ponto em que o financiamento se encontra. Importante analisar esse dado para tomada de decisões frente a quitação da dívida total ou parcial, diminuição do valor das parcelas e do juros total.  

Analise de investimentos para  avaliar  VPL, TIR, TMA e PayBack.

VPL é valor presente líquido, corresponde o valor de capital que está lucrando ou perdendo no projeto. Pode ser obtido através  valor de um projeto menos o custo.

TIR é a taxa interna de retorno, que na pratica é menor taxa que o projeto tem que oferecer para que o VPL seja igual a zero. Corresponde a porcentagem de retorno do capital invetido.

TMA é a taxa mínima de atratividade, considerado como o custo do capital. Valor aplicado em detrimento de outras operações.

Payback é o tempo de retorno ou tempo em que o seu investimento levara para se pagar e começar a dar lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com