TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE QUESTÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTRUTURAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE PRODUÇÃO SIMULADO PELA EQUIPE

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ[pic 2]

Departamento de Administração

Disciplina EDO 190 Planejamento e Controle da Produção Profa. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Assunto: JOGO !

ROTEIRO DE QUESTÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTRUTURAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE PRODUÇÃO SIMULADO PELA EQUIPE 

  1. Introdução

  1. Apresente a empresa, as alternativas de demanda simulada e o grupo de analistas que trabalhou no PCP.

A Focus Têxtil é uma empresa fabricante de malha de médio porte presente no mercado há 1 ano trabalhando com 3 famílias distintas: Colméia, Piquet e Maxim.A demanda percebida no mercado é média fazendo com que a produção da empresa seja em lotes.

O Planejamento e Controle da Produção foram realizados pelos analistas:         Alex Catanio, Beatriz Barbosa Moraes e Matheus Salmito.

 

  1. Quanto à previsão de demanda

  1. Quais fatores (tendência, sazonalidade e variações aleatórias) estão agindo sobre a demanda de cada uma das três famílias de malhas no seu mercado? Que tipo de tendência? Que ciclo de sazonalidade?

Com bases nos dados dos 12 primeiros meses foi determinada a previsão de demanda dos meses seguintes para as malhas produzidas pela empresa, com algumas particularidades entre elas.

Para a malha Colméia foi verificada variação aleatória, por isso, a previsão foi determinada por média móvel, logo, foi necessário a incorporação das demandas reais dos meses 13 ao 23 nos dados da planilha do excel. Para o caso da malha Maxim foi verificado a existência de sazonalidade e tendência positiva, foi verificado um ciclo com 6 períodos

No caso da malha Piquet a previsão para os meses 13 até o 24  foi feita baseada na tendência negativa existente nos dados dos 12 primeiros meses

  1. Apresente as fórmulas baseadas em séries temporais desenvolvidas para a previsão da demanda das famílias no seu mercado, justificando a sua escolha.

      Colmeia: mm3= (D1+D2+D3)/3, escolhida por suavizar as oscilações aleatórias

Piquet: Regressão equação: Y = a + b.X, tendência negativa

Maxim: Sazonalidade com tendência

 

  1. Apresente os gráficos de controles das previsões das demandas jogadas com base nas fórmulas desenvolvidas para cada família no seu mercado e justifique os pontos fora da área de controle de 4 MAD.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Os pontos fora do 4 MAD na família Maxim se deu por ser identificado no primeiro momento sazonalidade com 5 ciclos, afetando as primeiras rodadas do jogo

  1. Quanto ao plano de produção estratégico

Qual foi a estratégia utilizada na montagem do plano de produção físico em cada um dos mercados para as três famílias de malhas? Como foi definido o nível de produção planejada em cada um deles? Trabalhou-se com estoques como fator de segurança?        O planejamento de produção foi realizado a partir da previsão de demanda dos meses 13 ao 24, sendo realizado mensalmente. Sempre que possível a ordem de produção foi determinada o mais próximo possível da demanda prevista, entretanto, devido aos motivos supracitados,   em alguns meses a probabilidade da  demanda real ser bem maior que a demanda prevista era altapara as malhas Maxim e Colméia. Sabendo disso, as ordens de produção desses meses foram bem acima da demanda prevista, nas ocasiões em que o estoque não estava suficientemente alto.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

  1. A sua estratégia para cada família de malhas em cada mercado foi efetiva? Apresente um gráfico para cada uma das simulações com os dados dos relatórios P. Produção (Colméia, Piquet e Maxim), focando na comparação entre a demanda prevista e a produção planejada, e a demanda real e a produção real, os níveis de estoques finais, bem como as vendas efetivadas e perdidas. Explique a ocorrência de estoques finais altos e de vendas perdidas.

[pic 9]

[pic 10] [pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

Observando os gráficos pode-se dizer que a previsão do mercado foi efetiva.

Não houveram vendas perdidas devido ao elevado estoque, o qual tinha nível de custo de manutenção menor do que se houvesse grande número de vendas perdidas.

  1. Quanto ao plano de compras de matérias-primas

  1. Qual foi a estratégia utilizada na montagem do plano de compras de matérias- primas no seu mercado? Como foi definido o nível de compras planejadas em cada um deles? Trabalhou-se com estoques como fator de segurança?

 O Plano de compras foi montado com base no consumo previsto.

Existem dois fatores que provocam erros no momento da definição do montante a ser comprado, sendo eles: variações na demanda e problemas com o fornecedor. Para minimizar os prejuízos gerados por vendas emergenciais, ocasionadas pelos fatores citados,  as compras foram realizadas baseadas na demanda necessária daquele período e na necessidade de reposição de estoque caso ele tenha sido utilizado no mês anterior. A manutenção de um estoque alto pode favorecer também  a amortização dos gastos em um mês que os custos estejam altos, pois você poderá utilizar os estoques para diminuir o custo de compra daquele período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (906.6 Kb)   docx (478.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com