TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Trabalho Universitário: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  2.235 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Elementos do PTD:

1- Conteúdos Estruturantes e Específicos.

2- Justificativa ou objetivos

3- Encaminhamento Metodológico

4- Recursos Didáticos

5- Critérios de Avaliação

6- Referências

1 – CONTEÚDOS (O que vou ensinar?)

• Estruturantes: Saberes de grande amplitude, conceitos ou práticas que identificam e organizam os diferentes campos de estudo das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento. Observar a tabela anexa às DCEs para identificar os conteúdos estruturantes de cada disciplina.

• Específicos: Cabe ao professor selecionar esses conteúdos a partir dos materiais didáticos disponíveis, trabalhando-os de forma contextualizada e articulada aos conteúdos estruturantes e básicos das DCEs.

2 – JUSTIFICATIVA OU OBJETIVOS (Por que e para que vou ensinar?)

 Refere-se às intenções educativas. Justifica a escolha dos conteúdos como opção política, educativa e formativa. Explicita qual a importância desses conteúdos para a formação do aluno.

3 - ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS (Como vou ensinar?)

 Como fazer - procedimentos e estratégias para se chegar aos objetivos. Explicita a forma de encaminhamento das aulas, considerando o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.

4 - RECURSOS DIDÁTICOS (Com o que vou ensinar?)

 Explicita quais recursos poderão ser utilizados no decorrer das aulas: filmes, internet, músicas, documentários, revistas, jornais, livros, entre outros.

5 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO / RECUPERAÇÃO / INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Como vou avaliar? Quais as principais aquisições os alunos precisam demonstrar?)

 Seleção de instrumentos e definição de critérios que estabelecem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Os critérios refletem de que maneira vai se avaliar; são as formas previamente estabelecidas para se avaliar um conteúdo. Para cada conteúdo específico é preciso ter claro o que se deseja ensinar e, portanto, avaliar. Recomenda-se que a avaliação seja contínua e cumulativa. A recuperação de estudos deverá ser paralela, contemplando o que preceitua o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar de cada estabelecimento de ensino.

 Explicitar quais instrumentos serão utilizados: provas escritas e orais, seminários, simulados, sínteses, debates, pesquisas, etc.

6 – REFERÊNCIAS (O que estudei, consultei para elaborar meu plano?)

 As referências mostram quais obras fundamentam a práxis do professor. Para tanto, é importante que se busque referências além do livro didático para a construção do Plano de Trabalho Docente: livros, sites,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com