TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.744 Palavras (15 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

        FACULDADE PITÁGORAS

BELO HORIZONTE – MG

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Daiane

Marcus

Miriam

Weslley

Thiago

Gilcelia

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO

BELO HORIZONTE – MG

NOVEMBRO 2014


FACULDADE PITÁGORAS

BELO HORIZONTE – MG

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Daiane

Marcus

Miriam

Weslley

Thiago

Gilcelia

Trabalho interdisciplinar apresentado às disciplinas de Estratégia e Planejamento Logístico, Matemática Financeira e Orçamentária, Gestão da Cadeia e Suprimentos e Armazenagem e Movimentação do Curso Superior de Tecnologia em Logística da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - MG

BELO HORIZONTE – MG

NOVEMBRO 2014

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO

Daiane

Marcus

Miriam

Weslley

Thiago

Gilcelia

Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, MG

RESUMO

Nesta era, onde o mercado esta cada vez mais competitivo, empresas de diferentes setores necessitam buscar diferenciais para seus produtos e serviços, potenciando a qualidade dos serviços prestados por elas. Um dos fatores de extrema importância dentro de uma empresa é a armazenagem correta de seus produtos. Para garantir uma otimização do espaço disponível e principalmente a conservação e a integridade dos produtos, é necessário uma estrutura organizada de armazenamento.

Neste trabalho, a empresa em estudo é a Pet Star Distribuidora, uma distribuidora de alimentos e acessórios para animais de estimação. Neste caso, a armazenagem de rações requer cuidados específicos para preservar as características do produto, por ser um alimento perecível, ficando sujeito às variações de temperatura e umidade que se tornam prejudiciais na alimentação animal. O presente artigo de pesquisa aborda em seu desenvolvimento a armazenagem de rações para alimentação animal de forma unitizada e o problema abordado é referente à perda de espaço da área utilizada para armazenamento das rações sobre paletes e, consequentemente, a preservação do produto.

OBJETIVO

O objetivo deste estudo é melhorar a forma de armazenagem dos produtos da empresa Pet Star Distribuidora, principalmente os produtos perecíveis, aproveitando melhor o espaço, otimizando os tempos de entrada e saída de mercadorias e evitando perdas dos mesmos. Para isso, optamos pela aquisição de equipamentos que facilitarão a armazenagem dos produtos, que são os paletes e uma maquina empilhadeira. A ideia é propor a substituição da atual forma de armazenagem por outra que garanta mais segurança e estabilidade, empilhando as embalagens de rações sobre paletes, com maior aproveitamento do espaço e organização, contribuindo diretamente na qualidade e controle das atividades desempenhadas no armazenamento. O projeto consiste ainda, em visitas técnicas onde se compreende com análises, a realidade empresarial, enquadrando às disciplinas de Estratégia e Planejamento Logístico, Matemática Financeira e Orçamentária, Gestão da Cadeia e Suprimentos e Armazenagem e Movimentação, assim, obtendo uma visão mais sistêmica da realidade da organização para propor e sugerir medidas para o desenvolvimento da mesma.

Palavras-chave: operadores logísticos; armazenagem; estoque

1. INTRODUÇÃO

Muito se ouve falar sobre o trabalhos dos Operadores Logísticos, mas em geral, gerir uma empresa, independentemente de seu segmento, é um grande desafio. Se houver planejamento, o negócio poderá ser bem interessante e tornar-se lucrativo, mas, quando o planejamento é falho, nem os administradores mais conceituados conseguem visualizar o que pode estar acontecendo para a empresa não conseguir atingir seus objetivos.

Todo trabalho de logística deve-se começar com uma consultoria, realizando um diagnóstico empresarial que visa identificar e medir as variáveis que interferem significativamente no desempenho de uma empresa. Esse diagnóstico deve ser um processo interativo entre o operador logístico e a empresa-cliente, com o objetivo de descobrir os pontos positivos e negativos em que a organização está inserida.

De acordo com Pereira (1999, p. 52),” diagnóstico empresarial é mobilizar para a ação de um determinado problema, ou seja, agir diante de uma realidade empresarial peculiar que necessita de mudança a curto, médio e longo prazo.”.

O presente artigo de pesquisa aborda em seu desenvolvimento a armazenagem de rações para alimentação animal da empresa-cliente Pet Star Distribuidora de forma unitizada. O problema abordado é referente à perda de espaço da área utilizada para armazenamento das rações e, consequentemente, a preservação da qualidade do produto.

De acordo com Arbache et al (2006, p.57): “As instalações de armazenagem desempenham papel primordial no processo logístico de uma empresa. Seu planejamento e formatação terão impacto no desempenho da distribuição dos produtos.”

Sendo um dos processos mais importantes da Logística, o processo de armazenagem requer cuidados específicos de acordo com o tipo de produto, preservando a integridade do mesmo. Além disso, as empresas necessitam de espaço físico para estocagem de materiais e por isso buscam armazenar maiores quantidades de produtos possíveis dentro do mesmo espaço, aproveitando ao máximo sua capacidade e evitando maiores gastos com aquisição de novas instalações para armazenagem. A área útil do local de armazenagem é, cada vez mais, aproveitada utilizando, também, a altura disponível do armazém para se obter mais vantagens em questão de espaço e economia. Com isso tornou-se necessário a utilização de práticos equipamentos, sistemas de armazenagem e eficazes formas de empilhamento de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (452.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com