TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raciocínio das Normas Substantivas e Adjetivas

Por:   •  5/6/2016  •  Dissertação  •  4.150 Palavras (17 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 17

 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

RESUMO

        

O presente estudo busca acompanhar a linha de raciocínio das normas substantivas e adjetivas, não descura de aspectos práticos, úteis para o dia a dia e principalmente trata o presente artigo da análise introdutória acerca de conhecer a Importância das transformações, de se adaptar as mudanças da Era da Informação, que mostra que as pessoas e empresas possuem diferencial de potencialização e que precisam ser respeitadas, e impulsionados ao crescimento, valorizando seus potenciais, com objetivo de melhor qualidade de trabalho, se cria melhores empresas, administrar e relacionar com pessoas e o meio em que vivem, proporcionando o diferencial pela estrutura criada pela valorização da responsabilidade sócio ambiental e gestão de pessoas.

        

        

Palavras-chave: Gestão. Pessoas. Ambientalismo. Responsabilidade.


SUMÁRIO

SUMÁRIO        2

INTRODUÇÃO        

1        A RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS: um estudo sob a ótica do direito empresarial e do trabalho        

1 Figura Os quatros tipos de Responsabilidade Social Total Responsabilidade Social da Organização............................................................................................................5

Conclusão        

Bibliografia        


INTRODUÇÃO

        A partir da década de 1990, desenvolver a cultura da Responsabilidade Social tornou-se quase um imperativo de gestão para as empresas que pretendem se manter competitivas em seus respectivos mercados. Muitas, porém, tateiam o terreno, míopes, e não encontram o caminho para o que deve ser um legítimo programa de Responsabilidade Social.

        Teria portanto chegado o tempo de procurar "corrigir" esse mal por meio de ações sociais. Sabemos que nos comportamos muito mal, poluímos rios, devastamos florestas, extinguimos espécies animais e vegetais e produzimos milhões de famélicos ao redor do planeta, mas estamos dispostos a corrigir esse imenso erro.

        Os defensores da Responsabilidade Social dizem que alguns estudiosos chegaram à idéia da conhecida "sinuca de bico", ou ajudam de fato a promover o bem estar social, independentemente da participação dos governos locais, regionais e federais, ou embarcam junto com as populações. Portanto as ações em prol do meio ambiente, da educação, da saúde, enfim, do resgate da qualidade de vida às pessoas, "Gestão de Pessoas" para que elas continuem e, em alguns casos, até voltem a ser cidadãos e consumidores.

        O crescimento econômico e a convergência do potencial das tecnologias da informação e da comunicação que fundou a responsabilidade sócio ambiental e a gestão das pessoas um direito empresarial e do trabalho.


  1.  A RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DO DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO

        A Responsabilidade Sócio Ambiental e a Gestão de Pessoas trouxe as transformações socioeconômicas dos últimos 20 anos e têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.

        A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é, portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se veem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.

        Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios e, consequentemente, maior lucratividade. A busca da responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes características:

  • Plural - Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.
  • Distributiva - A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.
  • Sustentável - Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilitam a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.
  • Transparente - A globalização traz consigo demandas por transparência. Não mais nos bastam mais os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntário, mas muitos preveem que relatórios socioambientais serão compulsórios num futuro próximo.

        Muito do debate sobre a responsabilidade social empresarial já foi desenvolvido mundo afora, mas o Brasil tem dado passos largos no sentido da profissionalização do setor e da busca por estratégias de inclusão social através do setor privado.

        Foi com esse intuito que o portal RESPONSABILIDADESOCIAL.COM foi criado: com a missão de contribuir para um Brasil socialmente mais justo por meio da troca de experiências e novas tecnologias sociais.

1 FIGURA - OS QUATROS TIPOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL TOTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ORGANIZAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com