TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO[pic 1]

Curso: Administração

Turma: 4°A         Ra: 5213972542

Aluno:   

Anhanguera

2014

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.

Passo 1: Leia o capítulo:
3.2 "Do GATT à OMC" p. 31 do livro-texto.
Leia o artigo "Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona, perspectivas", disponível no endereço descrito nas referências bibliográficas do resumo desta aula-tema.
Leia também o Resumo e os Conceitos Fundamentais desta aula-tema.

Passo 2: Responda, por escrito, em no máximo 15 linhas:
a) O que foi o GATT?

GATT (General Agreementon Tariffsand Trade), significa Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, e foi estabelecido em 1947, tendo como principal objetivo harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados membros. Essa organização impulsiona a Organização Mundial de Comércio (OMC). O GATT fundamenta um conjunto de normas e concessões tarifárias, com intuito de alcançar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas, para que as trocas comerciais internacionais sejam facilitadas.

Em 1995 o GATT foi substituído pelo OMC, não só devido ao aparecimento de ideias contrárias dos países constituintes, mas também por não ter qualquer poder jurídico, por ser apenas um acordo, e por isso, não poder castigar os países que não cumpriam as regras estabelecidas.


b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A Organização Mundial do Comércio (OMC) surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), que foi criado após a Segunda Guerra Mundial ao mesmo tempo em que outras instituições mercantilistas dedicadas à cooperação social internacional, como as instituições criadas com Acordos de Bretton Woods: o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

Essa organização internacional trata do preço e regras sobre as moedas usadas entre as nações no mercado mundial. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional com a ordem parlamentar. Seu principal objetivo é promover a liberalização do comercio mundial, diminuindo ou extinguindo as barreiras comerciais alfandegárias internacionais. Os acordos envolvem o comércio de mercadorias, serviços e propriedades intelectuais.

Sua sede se localiza em Genebra, na Suíça e conta atualmente com 156 países-membros. E seu surgimento foi um marco importante na ordem internacional que começou a ser esboçada no fim da Segunda Guerra Mundial.  Porém a OMC só entrou em funcionamento em 1 de Janeiro de 1995.

Aula-tema 05: Crises Cambiais e a Experiência Latino-americana na Década de 1990

País escolhido: Japão

  1. Qual(is) o(s) regime(s) cambial(is) adotado(s) pelo país nos últimos 20 anos?

Câmbio flutuante no amplo intervalo de 75 a 90 yens por dólar.

  1. Qual a taxa de câmbio do país em relação a nossa moeda, o Real?

Varia de acordo com o valor do dólar no Brasil.

  1. Vocês acreditam que o regime cambial adotado pelo país atualmente e o valor do câmbio da moeda desse país em relação ao Real poderão impactar negativamente as negociações propostas pelo grupo? Por quê?

O impacto será negativo se o valor do dólar sofrer uma grande variação. O que pode ser resolvido estabelecendo um planejamento de investimento e negociando também o custo operacional flutuante, podendo prever uma variação positiva e outra negativa do preço do dólar.

O governo poderia atuar positivamente facilitando as transações, aliviando taxas e permitindo assim a entrada de maneira programada e calculada dos produtos importados.

Aula-tema 06: O Setor Externo da Economia Brasileira

1. Quais serão as estratégias de marketing adotadas pelo grupo para o produto exportado, com relação a:

  • embalagem;
  • preço;
  • distribuição do produto no país estrangeiro (loja própria, revendedores, distribuidores, representantes etc.);
  • comunicação para o produto no país estrangeiro (TV, outdoors, revistas etc.).

Em relação ao preço, o poder de compra dos consumidores está assegurado. O produto é barato e proporciona ganhos de escala concorrencial.

Já referente às estratégias, a instituição procura observar os fatores de mercado, tanto os internos da empresa, quanto aos da natureza do produto. O produto é padrão, sem alterações ou processos elaborados, nem tão pouco possibilita ao comprador solicitar alterações muito diversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com