TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos diferentes, uma narrativa

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL:

"Relatos diferentes, uma narrativa"

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 4

2.2 PADRONIZAÇÃO 5

2.3 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 6

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o semestre.

O tema proposto é a padronização das atividades de uma organização, ferramentas utilizadas para tal e a importância, para sociedade, da transparência e coerência entre o discurso e a prática nas empresas.

DESENVOLVIMENTO

A Comunicação é de fato uma atividade estratégica para as lideranças das empresas, e são tratadas, em muitas empresas, pela supervisão da assessoria de imprensa.

As atividades de comunicação englobam cuidados com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, cuidando de como a mesma é vista pelo público interno e principalmente externo.

Os responsáveis sempre estão preocupados com o relacionamento da empresa com seus funcionários, bem como com a sociedade e demais partes interessadas.

Por outro lado, de nada adianta o conceito se estes não forem colocados em prática e principalmente, padronizados.

Com base no texto proposto, onde são apresentadas práticas de comunicação da empresa Braskem, será destacado o processo de comunicação com os investidores, apresentado a seguir.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

O texto trás, de maneira resumida, como é feita a comunicação trimestral do "balanço", e podemos interpretar e descrever da seguinte forma:

1° - É realizada uma reunião entre a diretoria de comunicação, presidente da petroquímica, vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores, onde é feito o alinhamento das principais mensagens, discussão sobre o que deve ser reforçado entre os analistas de mercado e imprensa e avaliação das eventuais vulnerabilidades e ações para possíveis questionamentos;

2º - Reunião para consolidação das informações;

3º - Publicação dos resultados.

O que podemos evidenciar é um processo simples, mas com várias outras atividades não descritas e que são muito importantes para um bom andamento, como: agendamento das reuniões e coleta de dados, alem de uma metodologia definida e ferramentas para análise das informações, entre outras. Isto não quer dizer que estas atividades não estão sendo realizadas, mas que, se não houver uma padronização, alguma delas podem ser esquecidas ou executadas de várias formas diferentes, podendo gerar resultados distorcidos.

PADRONIZAÇÃO

Existem várias ferramentas de padronização que podem ser utilizadas, e uma das mais usadas é "Mapeamento de processos de negócio".

O Mapeamento de Processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos.

O mapeamento também auxilia a empresa a enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, redução de custos, gargalos, falhas de integração e de comunicação, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso ou falta de documentação e aprovações), além de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance do negócio.

As principais etapas desta ferramenta são:

Passo 1: Identificar os objetivos do processo

Passo 2: Identificar as saídas do processo

Passo 3: Identificar os clientes do processo

Passo 4: Identificar as entradas e componentes do processo

Passo 5: Identificar os fornecedores do processo

Passo 6: Determinar os limites do processo

Passo 7: Documentar o processo atual

Passo 8: Identificar melhorias necessárias ao processo

Passo 9: Consenso sobre melhorias a serem aplicadas ao processo

Passo 10: Documentar o processo revisado.

A última etapa consiste em documentar o processo, descrever o passo a passo das atividades para garantir a padronização.

A representação pode ser feita através de "diagramas", conforme figura 1, onde são apresentadas as atividades "macro", fornecendo uma visão rápida do processo. Como complemento ao diagrama, é criado "PR - Procedimento de Rotina", que traz a descrição completa das atividades, inclusive com as respectivas regras.

Figura 1 - Diagrama de Processo

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

De que adianta um processo mapeado com as atividades cuidadosamente descritas e funções definidas se estas não são bem comunicadas para a força de trabalho e não há comunicação entre as partes interessadas?

O definição diz:

Comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas.

O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.

Sendo assim, podemos afirmar que não há como um processo decorrer normalmente sem que haja comunicação entre todas as partes envolvidas, tanto no ambiente interno como no externo.

Como uma empresa pretende vender seu produto sem que haja uma comunicação com seus atuais e potenciais clientes?

Com o mercado cada vez mais competitivo, a comunicação com as partes interessadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com