TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações trabalhistas

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

VICTOR DA SILVA GOMES

RELAÇÕES TRABALHISTAS

JUIZ DE FORA

2016

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

VICTOR DA SILVA GOMES

TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I VISANDO A EXPLICAÇÃO DA SUBDIVISÃO DE ARH, A QUAL TRATA DE RELAÇÕES TRABALHISTAS.

JUIZ DE FORA

2016

RESUMO

Espera-se demonstrar, com as ideias apresentadas a partir do presente trabalho, informações a respeito das relações trabalhistas nas organizações. Para isso utilizamos de pesquisas e elaboração de textos explicativos sobre os subníveis deste tema, esperando chegar a um resultado final satisfatório e esclarecedor.

Palavras chave: Relações trabalhistas. Políticas. Sindicato. Conflito. Legislação.

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        

2-        POLÍTICAS DE RELAÇÕES TRABALHISTAS        

2.1-        POLÍTICA PATERNALISTA:        

2.2-        POLÍTICA AUTOCRÁTICA:        

2.3-        POLÍTICA DE RECIPROCIDADE:        

2.4-        POLÍTICA PARTICIPATIVA:        

3-        LEGISLAÇÃO DO TRABALHO        

4-        SINDICALISMO        

5-        MEIOS DE AÇÃO SINDICAL        

6-        MEIOS DE AÇÃO PATRONAL        

7-        REPRESENTAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NA ORGANIZAÇÃO        

8-        CONFLITOS TRABALHISTAS        

9-        REFERÊNCIAS        

ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Meia de representação dos trabalhadores na organização        


  1. INTRODUÇÃO

O exercício da prática de Recursos Humanos contém vários subsistemas, e um deles, estuda as relações trabalhistas, e envolvem questões geralmente ligadas ao trabalho do pessoal e que são negociadas e acordadas com o sindicato. Este estudo envolve o relacionamento direto entre a organização e seus participantes. As relações trabalhistas acabam constituindo uma política de organização com representantes dos seus próprios membros, ou seja, uma parte da organização com cunho político.

Enquanto no passado, a mediação de conflitos entre organização e pessoas era tida como a relação entre capital e trabalho, hoje é entendido que se faz necessário uma criação de condições para um entendimento recíproco, que permita alinhas objetivos de ambas a partes.

Todo este estudo visa desenvolver culturas organizacionais capazes de incrementar um ambiente de trabalho satisfatório que permita condições de solidariedade recíproca entre a organização e as pessoas.

  1. POLÍTICAS DE RELAÇÕES TRABALHISTAS

        Podem-se definir quatro diferentes políticas de relações trabalhistas que podem ser adotadas pelas organizações:

  1. POLÍTICA PATERNALISTA:

É caracterizada pela aceitação rápida e fácil das reivindicações dos funcionários, seja por insegurança, inabilidade ou incompetência nas negociações com os líderes sindicais. Sendo assim o sindicato se fortalece e reivindica cada vez mais, e cada concessão passa a gerar um custo adicional para a organização. Com isso a resolução das reivindicações se torna uma medida imediatista e essa postura de curto prazo, acaba levando insegurança aos gerentes e supervisores da organização.

  1.  POLÍTICA AUTOCRÁTICA:

Caracteriza-se por postura rígida e impositiva da organização, que age de modo arbitrário e legalista, somente fazendo concessões dentro da lei ou de acordo com seus próprios interesses.

 As reivindicações nem sempre são atendidas, gerando grupos de indisciplina e oposição dentro do sindicato. Os insucessos nas tentativas de negociação geram reforços negativos com relação à imagem da organização, conduzindo tensão na relação entre as organizações e seus membros. A falta de diálogo causa o descontentamento, insubordinação e indisciplina do pessoal.

  1. POLÍTICA DE RECIPROCIDADE:

Baseia-se na reciprocidade entre a organização e o sindicato. As reivindicações são tratadas e resolvidas direta e exclusivamente entre a direção da organização e do sindicato, com pouquíssima participação dos funcionários e supervisores.

 Tem como objetivo constituir um pacto e atribuir ao sindicato toda a responsabilidade de impedir que as cláusulas pactuadas sejam violadas pelos funcionários. Tal pacto nem sempre atende as aspirações dos funcionários e supervisores. Além de não merecer apoio dos funcionários e supervisores, tal política gera desconfiança e perde credibilidade por nem sempre conseguir ser cumprida.

  1. POLÍTICA PARTICIPATIVA:

É caracterizada por considerar que as relações trabalhistas envolvem o sindicato e os funcionários de um lado e a organização de outro, propiciando uma avaliação ampla e objetiva de cada reivindicação. Pressupõe que as soluções sejam negociadas e discutidas com dados concretos, objetivos e racionais e não baseadas em opiniões pessoais. A política participativa considera o funcionário a partir de uma visão social, política e econômica e não apenas como mero fator de produção. Os processos de reivindicações são tratados de acordo com a hierarquia da organização, com cada parte tratando de assuntos a seu nível na cadeia organizacional. Trata-se de uma política baseada no consenso entre as partes e estritamente preventiva e não corretiva, pois se antecipa aos problemas ou, pelo menos os trata enquanto controláveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com