TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração indireta

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Normalmente as empresas concedem benefícios ao invés de aumentos na remuneração direta, para evitar tributações.
Os benefícios fazem parte da remuneração indireta. Tem um papel importante na motivação dos funcionários, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida pessoal. Porém é preciso que eles atendam de fato as necessidades do seu público, caso contrário pode parecer que não estão querendo auxiliar os funcionários, e para isso existem estratégias de implantação.

Existem os benefícios de serviços, como cesta básica, assistencial médica e odontológica, seguro de vida, bolsa  de estudos, entre outros.

Benefícios que também podem incentivar os funcionários são as remunerações variáveis – bonificação por metas atingidas ou participação de lucros.


Outros tipos de incentivo que podem ser mais em conta para a empresa são:

- Premiação individual por pessoas que permanecem mais tempo na empresa (intervalos de 5 em 5 anos por exemplo), com pequenos presentes como canetas personalizadas, buttons, medalhas, etc. E seu nome também pode ser mencionado em festas da empresa ou seu setor, ou festas de fim de ano, por exemplo.
- Premiações com promoções salariais, como recompensa a um desempenho acima da média.
- Premiações com bolsas em cursos de formação.
- Premiação com jantares ou folgas, etc.

Existem empresas que também oferecem benefícios recreativos, em sedes sociais para praticas esportivas e lazer para o funcionário e familiares.

Outro grande motivador e facilitador para os funcionários, são os benefícios supletivos – estacionamento privado na empresa, restaurante na empresa, fretados que facilitam a locomoção dos funcionários até o local de trabalho e horários flexíveis de trabalho.

Pessoalmente, na empresa em que trabalho, sei que meu salario não esta equiparado com funcionários que exercem a mesma função que eu, porém, possuo horário de trabalho extremamente flexível, faço uso do fretado da empresa (e não tenho gastos com transporte público ou gasolina), trabalho em um time com uma gerência maravilhosa, que sempre reconhece o esforço dos bons funcionários com participação de lucros, e divulgando inclusive em reuniões com alta gerência quando um funcionário excede suas expectativas (aumentando as chances de um bom funcionário ser promovido), e essas estrategias com toda certeza me mantêm motivada a continuar desempenhando um bom trabalho, na mesma empresa e setor, pois apesar da minha remuneração direta ser um pouco mais baixo do que o esperado eu ganho muito com outros benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com