TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extorsão, Extorsão Mediante Sequestro E Extorsão Indireta - Arts. 158, 159 E 160, Do Código Penal.

Artigos Científicos: Extorsão, Extorsão Mediante Sequestro E Extorsão Indireta - Arts. 158, 159 E 160, Do Código Penal.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  629 Visualizações

Questão 1. Maria Helena, no dia 05 de abril de 2008, por volta das 14h recebeu um telefonema de um estranho que, sob o argumento de que havia seqüestrado sua filha de 18 anos ao sair da faculdade, exigiu que s Maria Helena efetuasse o depósito de 50.000,00 em uma determinada conta corrente. Desesperada Maria Helena tentou falar com a filha ao telefone celular, mas as ligações resultavam na caixa postal. Pediu a todos os amigos da filha que a localizassem, sem êxito. Por fim, no horário acordado com o agente, Maria Helena foi à agência bancária a fim de efetuar o depósito exigido. Sem que o agente percebesse, Maria Helena foi seguida por um policiais que identificaram Claudionor na agência, pois o mesmo estava sendo procurado pela prática deste crime contra outras vítimas. Ante o exposto, sendo que certo que Maria Helena não efetuou o depósito, bem como o fato de que sua filha não havia sido seqüestrada por Claudionor, pois encontrava-se no cinema com o aparelho celular desligado durante o todo o período de contato e desconhecia toda a situação, responda, de forma objetiva e fundamentada, ao que se pede:

a) Qual a correta tipificação da conduta de Claudionor? Extorsão, pois tentou obter vantagem econômica indevida para si mediante grave ameaça realizada.

b) O delito foi consumado ou tentado? Tentado, pois ele não conseguiu obter a vantagem que desejava.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com