TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social das empresas

Artigo: Responsabilidade social das empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  6.939 Palavras (28 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 28

Tniversidade Federal de Minas Gerais. Teve como objetivo redefinir o desenvolvimento do País, adicionando o conceito de sustentabilidade, qualificando suas potencialidades e as vulnerabilidades do Brasil no quadro internacional (BEZERRA et al, 2002).

Dentro das estratégias para gestão dos recursos naturais estabelecidas na agenda 21 brasileira, está o estabelecimento de normas e regulamentação para o uso harmônico da energia e promoção de sistemas alternativos de geração energética, transferindo ao consumidor orientações e escolhas feitas nos planos técnicos e científicos. Essas normas são de responsabilidade dos gestores governamentais, através da criação de leis para promover o investimento de capitais privados em usinas alternativas, mediante mecanismos econômico-financeiros com incentivos fiscais e/ou econômicos e dar condições para a disseminação dessas tecnologias, suas vantagens, custos, facilidades e dificuldades, na atualidade.

Histórico e Conceito de Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos nesse momento em todo o mundo, seja pela preocupação econômica que a escassez das energias não-renováveis proporciona ou mesmo pelo despertar da consciência humana a respeito da necessidade de preservação do planeta, bem como das gerações vindouras.

Realizaremos nosso estudo a partir do conceito básico de desenvolvimento sustentável, cujo objetivo principal é o de se obter um desenvolvimento que seja ao mesmo tempo eficaz e que não venha comprometer as gerações futuras.

Mas, como conseguir tal feito se o homem desde o seu primeiro instante na terra vem exercendo uma relação de total dominação sobre a mesma, sobretudo quanto à extração de suas riquezas naturais?

Para encontramos a resposta para esta pergunta foi preciso elaborar, no módulo anterior, um breve estudo a respeito da relação homem-natureza e tentar entender porque hoje, essa relação vem ameaçando o futuro do nosso planeta.

O Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável baseia-se numa forma de desenvolvimento capaz de acontecer de forma a suprir as necessidades presentes, ou seja, aquelas que já se encontram instaladas, de forma que não venha a interferir no crescimento das gerações futuras. Para isso é de fundamental importância que se verifique a importância de uma exploração harmônica dos recursos oferecidos pela natureza.

Também é imprescindível que perceba-se que alguns problemas podem acompanhar essa exploração de recursos naturais e ameaçar a sustentabilidade.

A geração de energia oriunda de fontes renováveis vem despertando o interesse de vários países, por se tratar de uma forma de obtenção de energia mais barata e que não agrida ao meio ambiente. E o que tudo indica essa forma “limpa” de obtenção de energia pode-se voltar muito mais competitiva por conta das modernas tecnologias que possibilitam maiores economias de escala, desde que o homem vem explorando os recursos naturais, ainda na época pré-histórica, logo depois com a revolução industrial e chegado aos dias atuais.

As fontes renováveis, quando exploradas para geração de energia, auxiliam à diminuição da exploração dos recursos esgotáveis ou não-renováveis, pois realizam uma exploração mais harmônica, assim também, com a exploração harmônica de fontes renováveis, pode-se cuidar de ecossistemas que são impactados negativamente por geração de substâncias poluentes emitidas ao meio ambiente, no momento em que são transformados em energias úteis para o homem alguns recursos não renováveis, como petróleo, carvão e gás. As principais energias utilizadas pelo homem obtidas por exploração das fontes naturais são: energia térmica, mecânica e elétrica, entre outras.

Os recursos não renováveis, além de estarem em um processo de esgotamento, são os que mais impactos negativos trazem para a natureza, já que sua exploração exige tecnologias especiais para extração, em virtude das condições cada vez mais remotas para sua obtenção.

Seu transporte também costuma oferecer riscos extras, conforme pode ser visto no exemplo do petróleo. Depois de serem utilizados, são ainda estes recursos uma grande ameaça poluente, como é o caso dos resíduos radioativos.

Atualmente, os níveis de contaminação por poluentes são de grande preocupação, por exemplo, segundo a World Energy Council, somente na geração de energia elétrica, as emissões de CO2, quando se utilizam os seguintes recursos: o carvão natural é de 980 g/Kwh, óleo combustível 818 g/Kwh e gás 430 g/Kwh aproximadamente, contribuindo fortemente para o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio (ROCHA e ROSSI, 2003). Os níveis de emissões de CO2 no plano mundial desde 1980, com uma projeção para 2020, estão descritos na tabela a seguir.

Tabela 1: Evolução da emissão de CO2 em milhões de toneladas no período 1980 – 2020

Anos Milhões de Toneladas

1980 17.000

1990 20.000

2000 25.000

2010 28.000

2020 37.000

Fonte: ROCHA e ROSSI, 2003, p. 245.

Para que se possa alcançar o objetivo básico do desenvolvimento sustentável é necessário que as questões ambientais estejam integralmente definidas, assim como, a contemplação de utilização de outras políticas que auxiliem no alcance do mesmo.

Os órgãos e autoridades públicas competentes precisam estar adotando medidas mais adequadas para minimizar os efeitos negativos dos transportes no meio ambiente. Devem igualmente procurar uma melhoria na gestão dos recursos naturais, no combate à pobreza e à exclusão social.

Segundo Daniel Bertoli, “esse conceito, que procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente, hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações, e nos mais diferentes níveis de organização da sociedade, como nas discussões sobre o desenvolvimento dos municípios e das regiões, correntes no dia-a-dia de nossa sociedade”.

As Dimensões do Desenvolvimento Sustentável

Lage e Barbieri (2001) citam sete dimensões: ecológica, econômica, social, espacial, cultural, tecnológica e política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com