TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre o tema de gestão de pessoal

Ensaio: Respostas a perguntas sobre o tema de gestão de pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Ensaio  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

Com a maior valorização do conhecimento, a gestão de pessoas torna-se responsável por criar um clima organizacional propício à criação de valor, promovendo educação continuada e programas de incentivo, que se faz necessário para retenção do acervo intelectual, pois a saída de um colaborador pode resultar em perda de conhecimento, se a organização não estiver preparada para a gestão dos ativos intangíveis. (QUEIROZ et al, 2005).

Com base nisto, pode-se afirmar que a criação de um ambiente de clima organizacional positivo: Assinale a alternativa correta.

Resposta a. Elimina o uso de indicações nos processos de recrutamento e seleção.

b. Estimula a incongruência entre os objetivos da organização.

c. Elimina as discussões e desentendimentos dentro da empresa.

d. Tende a aumentar o comprometimento dos colaboradores com a organização.

e. Facilita os processos de recrutamento interno para novos cargos.

.0,2 pontos

Pergunta 2

Russ McDonald concluiu seu MBA na Universidade de Michigan em 1971. Russ começou sua carreira na GM como analista de custos na divisão Fisher Body da empresa em Detroit. A partir daí, ele foi sendo promovido para uma longa sequência de cargos de crescente responsabilidade. Na ocasião de seu vigésimo aniversário na empresa, ele foi promovido a diretor assistente do departamento financeiro.

A lentidão de resposta às mudanças por parte da GM resultou em um sério prejuízo à posição da empresa no mercado, caindo de praticamente um em cada dois carros novos vendidos no país para um em cada quatro. A GM fechou unidades ineficientes, reorganizou divisões, introduziu novas tecnologias de produção e fez grandes cortes de pessoal. O cargo de Russ McDonald foi eliminado menos de um ano antes de completar vinte e cinco anos de casa. Foi dada a ele a opção de uma aposentadoria antecipada. Ele aceitou a oferta da empresa.

Desempregado há 30 meses, ele havia respondido a dezenas de anúncios, enviado mais de 200 currículos, conversado com diversos escritórios de colocação de pessoal e gasto mais de sete mil dólares com consultoria para recolocação. Tudo em vão. Sua experiência e perfil não tinham mais valor no mercado atual.

No que se refere ao perfil do novo profissional, pode-se afirmar que ele deverá ser: Assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta a. Motivado, ou seja, atuar com grande energia, tendo a capacidade de mobilizar seus esforços para o alcance dos objetivos traçados.

b. Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

c. Aprendiz, isto é, ter vontade de aprender continuamente, compartilhando o conhecimento.

d. Empreendedor, definir rumos e tomar decisões.

e. Preocupado com o seu aprendizado quanto com o da organização.

.0,2 pontos

Pergunta 3

A gestão das pessoas tornou-se um desafio estratégico de muitas empresas na atualidade, em decorrência das mudanças importantes que acontecem no cenário competitivo. A gestão das pessoas é um processo complexo, que deve ser arquitetado com estratégias, políticas e práticas e uma estrutura de Recursos Humanos que contribua na capacitação dos gestores organizacionais no exercício desse papel. (BIANCHI, 2008)

Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar o ambiente que influencia a organização, onde é possível encontrar dois tipos de forças: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Na proposição de um modelo de gestão de pessoas, as forças internas referem-se: Assinale a alternativa correta.

Resposta a. Ao tipo de tecnologia de informação empregado.

b. À estratégia empresarial estabelecida.

c. Às estruturas e processos organizacionais.

d. Ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.

e. Ao caráter reativo do modelo de gestão.

.0,2 pontos

Pergunta 4

As mudanças estruturais de início dos anos 90 na economia brasileira, em especial, a abertura comercial promovida pelo governo Collor e ampliada pelo governo Cardoso, tomaram em cheio o setor industrial, rompendo com a política de substituição de importações, sustentáculo dos programas de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com