TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Fellini: Gestão com pessoas

Trabalho acadêmico: Restaurante Fellini: Gestão com pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS- 2º SEMESTRE

DENISE PILAR DA SILVA

RESTAURANTE FELLINI:

GESTÃO COM PESSOAS

Alegrete-RS

2013

DENISE PILAR DA SILVA

RESTAURANTE FELLINI: Gestão com pessoas

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

Profª Ana Celi Pavão e Monica M. Silva

Alegrete-RS

2013

1-SUMÁRIO 01

1- Sumário Pag 01

2- Introdução 02

3- Desenvolvimento 03

4- Conclusão 05

5- Bibliografia 06

2-INTRODUÇÃO 02

As empresas familiares configuram-se hoje como organizações bastante representativas no contexto econômico brasileiro.

Esta produção textual tem como objetivo analisar uma empresa familiar na área da gastronomia - Restaurante Fellini – quanto ao nível de gestão de pessoas, e se a mesma contribui de forma efetiva ao clima organizacional.

O clima organizacional é um diferencial competitivo que as empresas necessitam valorizar para que possam competir adequadamente no mercado e gerarem satisfação interna. Para isso é necessário investir na sua melhoria, adotando-se práticas de gestão abertas e transparentes, que privilegiem as pessoas na busca do comprometimento e do envolvimento com os objetivos da organização e delas mesmas.

Entre as inúmeras variáveis que podem ser abordadas na gestão de pessoas, o presente texto circunscreve-se , fundamentalmente , naquelas que se mostram mais vulneráveis no dia-a-dia da organização. Desse modo, levam-se em conta os seguintes aspectos: as políticas e práticas de RH ( Recursos Humanos); os aspectos de seu clima organizacional; os processos de lideranças e comunicações vigentes.

Esta produção textual é fundamentada com base no caso RESTAURANTE FELLINI : gestão com pessoas (WWW.espm.br/centraldecases).

3-DESENVOLVIMENTO 03

O Restaurante Fellini, fundado na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1993, é um sobrado de esquina situado numa rua tranquila do Leblon. Trata-se de bufê com cobrança a peso com uma proposta gastronômica e um atendimento diferenciado, em que os donos participam diariamente das operações.

O restaurante não chegou por acaso até onde sonhara seu fundador, foi preciso trabalhar muito durante anos. Essa história, permeada com ingredientes como, respeito às pessoas, amor pelo que se faz e disciplina, muita disciplina é abrangida nesta produção textual.

Analisando o caso podemos verificar que seu maior desafio foi se estabelecer no mercado, pois quando começou teve muita dificuldade, o que gerou muito estresse. Mas logo solucionado com um bom PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL, fazendo pesquisa de mercado, analisando pontos fortes e fracos, conhecendo a concorrência e fazendo analise de fatores externos e internos foi possível organizar a casa. Assim podemos concluir que, para construção de uma trajetória de êxito, é fundamental formular estratégias e implementá-las por meio de metas, planos e processos. Somente a clareza de visão e a real constatação de que seu negócio esta inserido em um ambiente composto por diversas forças externas e internas, em constante mutação, garantem a condução da empresa em uma trajetória de sucesso.

A figura do líder e o processo de liderança constituem-se como estratégia eficaz para o alcance dos resultados empresariais. Tal estratégia implica na gestão participativa na qual os anseios e expectativas das pessoas possam conjugar-se com as metas organizacionais.

A liderança emana do conhecimento, da perícia, das habilidades interpessoais do líder, removendo assim as barreiras que impedem as pessoas e a organização de atingir a QUALIDADE E EXCELÊNCIA em seus serviços, e é ele (O LÍDER), que assume papel de relevância, pois deve planejar, organizar, coordenar e controlar os esforços das pessoas e determinar o melhor caminho a seguir. Essa

04

afirmação reflete a importância da postura e conduta como indicadores básicos para a compreensão da liderança ética, democrática e criativa como variável fundamental no processo de gestão de pessoas do Restaurante Fellini.

Outra importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com