TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESTAURANTE FELLINI: Gestão Com Pessoas.

Dissertações: RESTAURANTE FELLINI: Gestão Com Pessoas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – ESTRESSE 4

2.2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – QUALIDADE DE VIDA........ 5

2.3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – LIDERANÇA 6

2.4 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – RECURSOS HUMANOS 6

2.5 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA...........................................................7

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a ser realizado tem como objetivo conhecer as práticas de Recursos Humanos utilizadas no “Restaurante Fellini”. O Restaurante Fellini opta por um modelo de gestão onde a prioridade é investir e agradar seus clientes internos primeiramente, para que tais fiquem satisfeitos e transmitam essa satisfação aos clientes externos. Sendo assim, o lugar é visto por todos como se fosse uma verdadeira “grande família”, um lugar onde você será bem tratado, bem servido e poderá arrumar bons amigos.

No entanto sem perder o foco de lucratividade, para que os investimentos continuem sendo aplicados, tanto nas pessoas, como no próprio crescimento do restaurante.

Na primeira disciplina vamos abordar e conceituar situações adversas vivenciadas pelos proprietário/gestores, qualidade de vida no trabalho, liderança e processos de RH. Todos os itens acima citados tem uma relação bem singular, pois envolvem todas as pessoas envolvidas: proprietários/gerentes, funcionários e clientes.

Na segunda disciplina vamos abordar e conceituar a influencia cultural e o clima organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

O charmoso sobrado de esquina fica numa rua tranquila do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E atrai tanta gente que são comuns filas na porta. O que é que torna o Fellini especial a ponto de lotar os seus 120 lugares no almoço e no jantar, chegando a atender 800 pessoas por dia? “O segredo é nunca cair na mesmice", resume o proprietário, Nelson Laskowsky. "Estamos o tempo todo experimentando novos pratos”. Nosso bufê tem desde uma simples salada até iguarias finas, como lagosta, caviar ou escargot, não encontradas em cardápios a quilo. Investindo na gastronomia e na qualidade do serviço, conseguimos agradar e conquistamos uma clientela fiel. O sucesso não caiu do céu. "Foi preciso quebrar a cara durante anos, até chegar aonde eu queria”, revela Nelson, carioca nascido e criado na Zona Sul, de família de classe média, ele conta que nos tempos de estudante ganhou uma bolsa para fazer o curso de Administração na Universidade de Jerusalém. Lá, ficou morando numa república e foi trabalhar numa pizzaria. “Fiz de tudo, de lavador de panelas a cozinheiro e caixa" Quando voltou ao Brasil, em 1980, abriu em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, uma pizzaria no sistema de fast-food (servida em pedaços). Não deslanchou. "Era o produto certo no lugar errado; como vender galochas no deserto", comenta. Decidiu tentar outra coisa, desta vez na Zona Sul.

2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – ESTRESSE

O principal gestor do restaurante Fellini, Nelson Laskowsky passou por diversos momentos de estresse antes da inauguração do seu restaurante e durante o restaurante já em funcionamento, antes do restaurante pode-se dizer que um dos seus principais estresse foi em 1980 quando abriu à pizzaria no sistema fast- food onde o negocio não deslanchou por esta no lugar errado, e durante seu restaurante já em pleno funcionamento em 1993 pode- se dizer que seu principal estresse, foi a falta de experiência, onde seria sua principal dor de cabeça pois ele tinha o produto certo no tempo certo e no lugar certo mas seu restaurante era como outro qualquer sem atrativos e novidades.

Nelson Laskowsky se atualizou, renovou-se como empreendedor, visitou diversos restaurantes para observar seus pontos fortes e fracos, buscou formas de aprender a lhe dar com o mercado e a concorrência, adaptou-se de novas praticas se especializando, sendo que mudou a estrutura do restaurante Fellini, redecorou a casa, mudou o sistema de cobrança, renovou seu cardápio, contratou chefes de conzinha, e implantou novidades como sushiman que prepara a especialidade da cozinha japonesa na hora em que e solicitado.

Outro ponto importante é o fato de com certeza existir os conflitos entre os funcionários/gerência, mas como a visão está ampla, os mesmos são relatados e corrigidos com reuniões semanais, não atrapalhando o desempenho funcional.

2.2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – QUALIDADE DE VIDA

A competência em qualidade de vida no trabalho está associada ás questões de saúde, lazer e nutrição – nessa ordem. Também estão contidas nessa nova competência de habilidades relacionadas à responsabilidade social e relações do trabalho, as quais são interfaces das esferas psicossocial e organizacional (LIMONGI-FRANÇA, 2003).

A empresa se preocupa com a qualidade de vida de sua equipe por isso oferece- lhes:

a) Alimentação saudável e balanceada;

b) Nutricionista a postos para esclarecer todas as dúvidas sobre alimentação;

c) Vacinas antigripais, remédios;

d) Plano médico (realização de exames periódicos);

e) Incentivo à prática de esporte;

f) Incentivo Cultural;

g) Inclusão Digital

A empresa busca investir primeiro no funcionário, proporcionando meios de viver mais saudável, conscientizando quanto aos problemas que poderão surgir e realizando ações preventivas para evitar os problemas antes que aconteça.

2.3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – LIDERANÇA

“Processo pelo qual o indivíduo exerce influência sobre outras pessoas e inspira, motiva e dirige suas atividades para ajudar e atingir os objetivos do grupo e da organização” (JONES; GEORGE, 2008, p.495)

Podemos dizer que o restaurante Fellini exerce sua liderança quando:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com