TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico da Teoria Geral da Administração

Por:   •  26/4/2020  •  Artigo  •  3.594 Palavras (15 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO 1º SEMESTRE

ANDRESSA ARANHA

DIEGO OLIVEIRA

JOSÉ DOUGLAS

JUAREZ MAIA

LUCAS ALBERT

MAIARA SILVA

SUSANE FONSECA

TATIANA GOMES

VALQUIRIA PAIXÃO

RESUMO CRÍTICO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Lauro de Freitas - BA

Abril 2017

ANDRESSA ARANHA

DIEGO OLIVEIRA

JOSÉ DOUGLAS

JUAREZ MAIA

LUCAS ALBERT

MAIARA SILVA

SUSANE FONSECA

TATIANA GOMES

VALQUIRIA PAIXÃO

RESUMO CRÍTICO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho acadêmico do curso de administração, 1º semestre. Apresentado a disciplina de Teorias da Administração na Faculdade Maurício de Nassau sob consentimento da Profª Andrea Ramos da Luz Freitas.

Lauro de Freitas - BA

Abril 2017

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

A palavra Administração vem do latim ad (direção, tendência, para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado original. Sua tarefa passou a ser: definir os objetivos da organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e níveis de organização. Contudo, a administração envolve um complexo de decisões e ações aplicado a uma variedade incrível de situações. Devido a essa complexidade, é interpretada em várias áreas, incluindo ciência, tecnologia e arte. Na ciência a administração revela teorias sobre fatos e evidências que são analisadas, experimentadas e testadas na prática cotidiana. Ela define o que causa o quê, por que causa e quando causa, isto é, as relações de causa e efeito. Como tecnologia, utiliza técnicas, modelos, práticas e ferramentas conceituais baseadas em teorias científicas que facilitam e tornam o trabalho do administrador mais eficaz. Já como arte, requer do administrador uma abordagem criativa e inovadora, principalmente para criar, mudar, inovar e transformar as organizações.

Levando em consideração todo o processo evolutivo para a formação do conceito, a administração teve influência da igreja católica, com sua Hierarquia de autoridade, atividade centralizada (Papa) e influência das organizações militares com hierarquia e disciplina, unidade de comando e unidade de ordem. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que se deu um grande salto. Com a invenção da máquina a vapor (James Watt) e a sua aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas mudanças de ordem econômica, política e social. Com o decorrer do tempo foram surgindo teorias administrativas com o intuito de organizar o processo de produção nos vários ramos industriais. No seu começo foi eficiência e eficácia. Depois veio a produtividade e lucratividade. Mais adiante veio o mercado, a excelência, estratégia, competitividade, sustentabilidade e responsabilidade social.

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Existem várias teorias a respeito da ADM, pois tudo nela é relativo devido à complexidade das organizações. Cada uma delas ensina a discernir o que é relevante e guiar suas ações e o que deve ser feito em cada situação ou circunstância, portanto, cada teoria funciona como um modelo de pensar sobre o curso de ação diante de uma situação específica. De certo modo, todas as teorias administrativas são aplicáveis ás situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação.

A TGA estuda a Administração das Organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada um influencia e é influenciado pelos outros. No quadro 1 é possível verificar as principais teorias do pensamento administrativo.

ANOS

TEORIAS ADM

PRECURSOR

ENFASE

PRINCIPAIS ENFOQUES

1903

Administração Científica

Frederick Taylor

Henry Ford

Nas Tarefas

Racionalização do trabalho no nível operacional.

Produção em massa.

1909

Teoria da Burocracia

Max weber

Na Estrutura

Organização formal burocrática.

Racionalidade organizacional.

1916

Teoria Clássica

Henri Fayol

Na Estrutura

Organização formal.

Princípios gerais da Administração.

Funções do administrador.

1932

Teoria das Relações Humanas

Elton Mayo

Nas Pessoas

Organização informal.

Motivação, liderança, comunicações e dinâmica do grupo.

Quadro 1. Principais teorias administrativas

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

No despontar do século XX surgiu a chamada “Ciência da Administração”, que se tornou científica devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência industrial. A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência através de observações empíricas realizadas no período da revolução industrial, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física.

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre, até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com